Câmara corre com PEC da prisão em 2ª instância às vésperas da revisão no STF

PEC sobre prisão em 2ª instância é pautada para hoje na CCJ da Câmara

Do Migalhas

A CCJ da Câmara dos Deputados poderá apreciar, nesta terça-feira, 15, a PEC 410/18, que permite a prisão de condenados em 2ª instância. O texto propõe mudanças na redação do artigo 5º, inciso LVII, que trata da consideração de culpa em trânsito julgado. A reunião para que seja realizada a votação está marcada para as 13h.

Emenda

Pelo texto da PEC 410/18, após a confirmação de sentença penal condenatória em grau de recurso, o réu já será considerado culpado, podendo ser preso.

Atualmente, a CF/88 estabelece que o réu só poderá ser considerado culpado, para fins de prisão, após o trânsito em julgado, ou seja, após o esgotamento de todos os recursos em todas as instâncias da Justiça.

Prisão em 2ª instância – Supremo

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli pautou, para esta quinta-feira, 17, três ações (ADCs 43, 44 e 54) que tratam da prisão após decisão de 2ª instância.

Em 2009, o Supremo estabeleceu que era inconstitucional a execução antecipada da pena, homenageando o princípio constitucional da presunção inocência. Por 7 a 4, o plenário concedeu o HC 84.078 para permitir a um condenado pelo TJ/MG que recorresse em liberdade.

Em fevereiro de 2016, também em HC e com o mesmo placar (7×4), mas com composição alterada, o plenário afirmou ser possível a prisão após 2ª instância. Na ocasião, a guinada jurisprudencial foi capitaneada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte.

O entendimento, por sua vez, só dizia respeito ao caso concreto. Tanto é assim que os próprios ministros da Corte passaram a decidir, monocraticamente, de formas distintas – instalou-se, aí, a insegurança jurídica.

Com a morte de Teori, e ingresso de Moraes na Corte, teve início a especulação sobre qual seria, com a nova composição, a corrente majoritária. Além dele, outros ministros indicam que podem ter mudado de posição.

Redação

Redação

View Comments

  • Um congresso que cospe na constituição....... deveria ser sumariamente fechado e assumir uma nova constituinte......não é o que desejam? Acabar com a constituição?

  • Quando será que verei um Francischini medianamente sério?
    Diante da ameaça aos seus interesses e convicções, o filhote fabricado para ser deputado federal passou a ser mais veloz que o fenômeno Usain Bolt, atropelando a pauta e procedimentos que, em condições normais, levariam alguns meses para ser superados.
    O aprendiz, aprendiz é, e não será com o papai delegado metido a valente e também ignorante que conseguirá aprender algo de útil. De resto, a família copia o clã bolsonaro, já que passou a ter uma renda mensal espetacular, já que são dois deputados federais e a mãe/esposa ocupando, ou quase ocupando uma teta na Itaipu Binacional.

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

3 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

4 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

5 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

21 horas ago