Capitão Adriano tinha ‘certeza’ de que queriam mata-lo para ‘queimar arquivo’

Miliciano morto na Bahia é citado nas investigações da morte de Marielle Franco e do esquema de ‘rachadinha’ no gabinete de Flávio Bolsonaro

Adriano Magalhães da Nóbrega, o Capitão Adriano, morto na manhã de domingo na Bahia. Foto: Reprodução

Jornal GGN – Morto na manhã deste domingo, o miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega, conhecido como “capitão Adriano”, estava convencido de que queriam matá-lo. Nos últimos dias, tanto ele quanto sua esposa relataram que tinham certeza de que havia um plano de “queima de arquivo” em curso contra o ex-policial militar.

Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, o ex-capitão do Bope nunca havia falado diretamente com seu advogado, Paulo Emilio Catta Preta, até a quarta-feira passada, quando entrou em contato com ele mostrando preocupação com os últimos movimentos da polícia, e relatando que tinha “certeza” de que queriam matá-lo para “queimar arquivo”. A viúva do miliciano também fez o mesmo relato.

Foragido desde a Operação Os Intocáveis, que em janeiro do ano passado prendeu a cúpula do Escritório do Crime, Adriano estava na Bahia e chegou a escapar da polícia no dia 31 de janeiro deste ano, quando os agentes foram à casa em que ele estava escondido até então.

Apontado como chefe do Escritório do Crime, grupo que atua na zona oeste do Rio, Adriano é citado nas duas investigações de maior repercussão do Ministério Público fluminense: a da morte da vereadora Marielle Franco e a que apura o suposto esquema de “rachadinha” no gabinete do senador Flávio Bolsonaro quando ele era deputado estadual.

Quando foi morto, Adriano estava na zona rural da cidade baiana de Esplanada. Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte e da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública encontraram o foragido.

30 comentários

  1. Queima de arquivo é isso aí……livrando a cara de mandantes da morte de Mariele, livrando a cara de gente do esquemão das rachadinhas…….e esses de cara livrada não são importunados pela pf do criminoso que condenou lula sem provas. Imagina se tivessem matado um Palocci, um Leo Pinheiro, um desses que são testemunhas convenientes para os ouvidos dos larapios curitibanos….de quem ia ser a culpa? Adivinharam? Aposto que começa com L….

    25
    4
    • Queima de arquivo,isso me lembra aquele policial que denunciou Aécio Neves,apareceu morto,e o próprio policial quando vivo disse se algo me acontecer foi Aécio Neves, bando de canalhas

      11
      1
  2. Agora deu pra entender porquê ele estava fora da lista de procurados do Marreco de Maringá, pois o destino dele já estava traçado pela cúpula miliciana que desgoverna Pindorama. Clássica queima de arquivo, como se vê nos filmes de máfias estadunidenses envolvidas com o sujíssimo sistema político que sempre prevaleceu no Grande Satã.

    22
  3. Tuitou Roberto Requião:
    ” Quem mandou matar Marielle seguramente ordenou a execução de Adriano. Isolado em uma moradia rural na Bahia, cercado por número razoável de policiais, não foi morto em confronto, seguramente foi executado.”
    O PSOL emitiu nota informando que irá agendar reuniao com a secretária de segurança da Bahia para esclarecimentos pois o morto seria peça chave na identificação dos mandantes.
    É verdade que dudu bolso, zeroN, por coincidência estaria na Bahia?

    15
    1
  4. Se sabia que iriam matá-lo devia ter falado o que sabia. Se não o fez é perda de tempo ficar agora fazendo conjeturacões.

    7
    4
    • Assino. Não concebo ter como incriminar quem pretende eliminá-lo e não se armar para defender. Ou então esperemos o dia de amanhã.

  5. Se fosse inteligente teria deixado gravações e documentos em algum local seguro para serem disponibilizados para a imprensa se fosse assassinado. Mas apoiadores de Bolsonaro não costumam ser reconhecidos pelo brilhantismo.

    Alias, não sei como ainda tem gente que apoia essa turma. O destino de todos é acabar sendo traído ou eliminado. Só a falta de cognição explica isso. Sempre vai acontecer com os outros, mas não comigo.

    19
    2
    • Mas o Queiroz, pode ter certeza de que parece ser estrategista a este ponto (de gravar), haja visto os sues áudios que foram “vazados” há alguns meses. Se a família presidencial é miliciana, não tenha dúvida de que o Queiroz é o milicianismo funcionando na família. Enquanto um foi se ocultar em recantos baianos, Queiroz dá exclusivas à emissoras parceiras, se aloja em mansão na capital paulista e faz tratamento em hospital de ponta, pagando com milhares de reais em dinheiro. No estado ainda governado pelo mesmo partido onde foi criado o PCC, Queiroz mostrou que um miliciano esperto pode se sentir a vontade, dependendo de quem e o que ele tenha na sua mão.

      12
  6. Não entendo de armas, mas qualquer leigo sabe que o ex-capitão já foi uma das estrelas da elite do Bope e que por essa razão, já seria motivo suficiente para usar em sua prevenção de defesa o que existe de melhor em armamento no mercado. Se ele também tinha a suspeita de que estava listado como queima de arquivo, a necessidade de usar os melhores equipamentos de defesa seria suprema, imediata e constante. Então, eu confesso que não consigo acreditar que as armas publicadas em foto pelo Estadão sejam as que ele usava constantemente em sua defesa. Posso estar enganado, mas não veja a mínima compatibilidade entre um militar super experiente e as armas apresentadas como sendo suas.

    14
    • A 9 MM provavelmente era dele. O resto das armas apresentadas não passa de tralha inútil, difícil de transportar escondidas e completamente inúteis no caso de um confronto com um grupo armado de fuzis. Vide o estado da carabina de repetição, a bicha tá até enferrujada.

  7. Agora vai prestar contas no plano inferior; mais que merecido. Tenho esperanças que tenha guaradado um depoimento em vídeo(desses que perícia nenhuma consiga desqualificar)entregando toda a familícia.

  8. Todos os que sabem quem contratou a morte de Mariele vão ser eliminados. A mulher do “capitão” será a próxima a sofrer um “acidente”… A menos que ela chame um jornalista isento, relate tudo o que sabe em troca de proteção a sua vida.

    14
  9. O pessimismo invadiu a minha percepção de brasil…
    Acredito que todas as instituições faliram…
    Que houve fraude nas últimas eleições, por que será que alguém acredita que os camaradas que têm lucros de 40 bilhões desejaria que o PT voltasse?
    O Temer foi acusado pela JBS de um acordo para faturar 500 mil por semana para liberar UMA usina de gás!
    UMA!
    Depois ele concede 1 trilhão de isenção fiscal para petroleiras!!!
    Quanto vale isso por semana?
    E vai bancar um filme pela lisura de seu governo!
    O LULA teria dinheiro para investir em mídia favorável?
    Se o PT voltar ele será burro, por que o volume de gente sem escrúpulos é imenso!
    O judiciário não tem forças nem para se livrar de simples penduricalhos, vai se opor a isso?
    As forças armadas falando em ameaça comunista, comunistas que eu nunca vi!
    Com aposentadoria diferente dos resto?
    Que vê a França como inimiga?
    Os EUA tem mais afinidade com a França do que com seu país fundo de seu quintal, que somos nós!
    Um abraço submarino nuclear!
    A corrupção vai andar solta, já que o judiciário bancou isso tudo!
    Máfias e crime organizado, que trabalham em silêncio, vão jogar pesado!
    O que os impedirá?
    A policia?
    Que mata bandido para favorecer outros?
    Até empresas e seus empresários que têm lado, e têm consciência do que aconteceu e vendo o apoio que recebe tudo que acontece, vão fazer o quê?
    Vão ser honestas?
    O leite vai ser o leite que você tomava?
    Os remédios que serão vendidos não serão falsos?
    Quem vai respeitar os cidadãos que acreditaram na rede globo?
    Em fake news?
    Em mamadeiras eróticas?
    O brasil se ferrou de vez…
    E para se livrar disso vão levar gerações…

  10. Mais uma vez mais fica evidente a incompetência política do PT. Não, não acho mais que é incompetência. É ação deliberada de quem está acostumado a ser pelego: ser feitor, para manter a peãozada sob controle, atingir os objetivos do patrão e embolsar um troco.
    O governo do estado da Bahia, PT, tem o homem que sabe tudo sobre a sujeira da familícia nas mãos. Poderiam tê-lo capturado e armado uma “República do Galeão” para chamar de sua. Controlariam a agenda política e midiática por tempo indeterminado.
    Mas não, os pelegos queimaram o arquivo. Agora é só abrir o bolso e esperar a comissão, sempre devida aos bons pelegos.

    1
    1
  11. “Jornalista isento”, bem, não estamos falando da dita grande mérdia, pois…
    Depois da posse bolsonariana e wiltzeneana e doriana, as mortes em confronto aumentaram exponencialmente pelo país de merrecas: nenhum estado se salva do morticínio desenfreado. E, sabem as antas, policial que mata uma vez, matará sempre: o gosto do sangue (alheio) o extasia.

  12. Eles não queriqueriam capturar miliciano. Se a intenção era a captura, então a polícia é muito incompetente. Se fosse uma polícia competente, certamente os memnros do Batalhão de operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte e da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública não teriam abatido mas capturado o criminoso.

    O Queiroz também corre o risco de ser eliminado

  13. Eles não queriqueriam capturar miliciano. Se a intenção era a captura, então a polícia é muito incompetente. Se fosse uma polícia competente, certamente os memnros do Batalhão de operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte e da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública não teriam abatido mas capturado o criminoso.

    O Queiroz também corre o risco de ser eliminado

  14. Até entendo que, na cabeça de um bandido, se privilegie a lealdade e a hierarquia (principalmente por um egresso de polícia militar).
    Com uma chefia no poder, fica mais “tranquilo” ficar escondido até que a poeira baixe ou que a chefia “resolva a situação” é uma alternativa ao ser exposto.
    Por outro lado, quem tem arquivo para abrir sabe que o que separa esta situação do risco que ele traz por poder ou ser forçado a abrir o bico é uma fina e cortante lamina que sempre estará roçando seu pescoço.
    Uma maneira eficaz de se proteger desse risco é espalhar cópias desse arquivo com pessoas ou entidades em caso de sua eliminação (um Glenn da vida). E fazer com que o(s) ameaçado(s) saibam disso.
    Portanto espero que o miliciano bandido tenha feito isso.
    Embora inteligência não seja o forte desse pessoal.
    Apenas conseguem rimá-la com truculência.

  15. Pra mim, o Queiroz e o Lessa serão os próximos…esta na cara…Depois vem esse advogado, Paulo Emilio Catta Preta…Quando descobrirem que o SUICIDOU-SE deu pra ele um CD com toda a patifaria…Esse, tb já era…E fila que SEGUE…e viva o BRASIL COLÔNIA/PINDORAMA…

  16. Mais uma coincidência, nesse mundo de coincidências: o advogado Catta Preta tem o mesmo sobrenome da advogada que estava nas primeiras delações premiadas da Lava Jato e que, do nada, deixou, de atuar em Curitiba. O que será isso? Minha hipótese: o advogado ou estava grampeado ou entregou o ex-cavera.
    Outra coisa: morte esquisita para um força especial que pode sobreviver muito tempo na mata, onde em geral é bem mais perigoso para os agressores e melhor para os defensores, como era o seu caso.

  17. Treinado e pago para matar com sofisticação, morreu como qualquer matador da ralé…
    é assim que podemos ver como é fácil penetrar. mexer e movimentar estrutura familiar deles

    não vai sobrar ninguém, nem quem tiver escolta de proteção, porque o que está sendo exterminado é a ideia, não executores dessa ideia

  18. Se o (ex-) Capitão Adriano sabia que teria fim certo, então, jogasse m**da no ventilador. Figurativamente, morreria, mas morreria atirando. Especulação, enfim…
    Porém, reforça a tese de que achar o Queiroz é questão de vontade.

  19. Não passava de mais um bandido entre os tantos que pululam no sofrido Rio. Se tinha tanta certeza de sua execução deveria ter se apresentado à polícia acompanhado de um dos advogados que sempre tiveram a soldo.

  20. RESPOSTA BOA FOI A DO GOVERNADOR DA BAHIA A BOLSONADA , OLHA SO :O Governo do Estado da Bahia não mantém laços de amizade nem presta homenagens a bandidos nem procurados pela Justiça. A Bahia luta contra e não vai tolerar nunca milícias nem bandidagem. Na Bahia, trabalhamos duro para prevalecer a Lei e o Estado de Direito. Na Bahia, a determinação é cumprir ordem judicial e prender os criminosos com vida. Mas se estes atiram contra Pais e Mães de família que representam a sociedade, os mesmos têm o direito de salvar suas próprias vidas, mesmo que os MARGINAIS mantenham laços de amizade com a Presidência”, escreveu o governador da Bahia, Rui Costa, em seu twitter.

  21. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome