CNN perde Gabriela Prioli, que recusa descer ao nível de Coppola e Abduch

Prioli sustentou que não poderia "legitimar que o achismo seja equiparado ao conhecimento científico"

Jornal GGN – Em duas semanas no ar, a emissora CNN Brasil perdeu a debatedora Gabriela Prioli, que publicou uma carta neste domingo (29) explicando a razão de ter se afastado do programa O Grande Debate. A demissão foi um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Na carta, Prioli informou que não poderia “legitimar que o achismo seja equiparado ao conhecimento científico nem contribuir para acirrar a polarização.”

Mestre em direito penal pela USP e professora na pós-graduação da Mackenzie, Prioli participava dos programas matinais ao lado de Caio Coppolla, que foi afastado por questões de saúde, e depois com Tomé Abduch, o substituto.

Coppola já havia demonstrado dificuldade em manter a discussão em um nível técnico, sem frases chavões e jogadas para a plateia. Sua substituição por Abduch foi criticada nas redes sociais pela jornalista Vera Magalhães, que ressaltou que seu maior feito é ser porta-voz do movimento de direita “Nas Ruas”. A jornalista questionou a CNN por colocar um militante para debater com uma bacharel em Direito não comprometida com o governo Bolsonaro.

 

Durante praticamente todos os programas, Prioli pediu aos colegas de bancada para manter a discussão focada em dados, sem “achismos”, superficialidades ou “discursos de palanque”.

Na última sexta (29), o jornalista Reinaldo Gottino, mediador do debate, acabou saindo em defesa de Abduch, depois que Prioli lamentou reiteradamente que o porta-voz do “Nas Ruas” não tenha capacidade de elevar a discussão sobre isolamento vertical em meio à pandemia de coronavírus.

“Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras”, escreveu Priori.

A debatedora, que já fazia vídeos aprofundando diversos temas em seu Instagram pessoal e na conta do site Garotas Estúpidas, afirmou que continuará expondo suas opiniões nas redes sociais.

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Queridos antigos e novos amigos, os últimos dois dias foram de muita reflexão. Não é fácil ser firme no início de um projeto profissional, mas é impossível não me comportar segundo aquilo que eu defendo, apesar das possíveis consequências. Eu digo a vocês, de forma reiterada, para se posicionarem, serem firmes e não cederem diante de comportamentos que vocês considerem inadequados. Se agora, quando a vida demanda isso de mim, eu agisse de outra forma, estaria sendo hipócrita. Em mais de uma oportunidade tive que me posicionar cobrando respeito ao meu espaço de fala. É preciso ser mais contundente. O meu compromisso é com um debate racional, prospectivo, informativo e respeitoso. Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras. Não posso legitimar que o achismo seja equiparado ao conhecimento científico nem contribuir para acirrar a polarização. Seguirei, por enquanto, dividindo com vocês as minhas análises nas minhas redes e pensando em outras formas para podermos interagir e evoluir com qualidade. Nessas últimas duas semanas o nosso grupo cresceu e isso me traz profunda satisfação. O meu maior prazer é essa troca que tenho com vocês. Fica aqui então o meu muito obrigada. Nos posicionar é a forma que nós temos de conscientizar o mundo daquilo que nós consideramos fundamental. Gabi

Uma publicação compartilhada por Gabriela Prioli (@gabrielaprioli) em

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

17 comentários

  1. Ué Nassif,

    Foi você quem disse que a CNN Brasil tinha uma pluralidade não encontrada no restante da imprensa brasileira….

    13
    3
    • Volta e meia Nassif dá mole prá radical fantasiado de democrata. Basta o cara ter discurso manero, falar as palavras mágicas (república, democracia e imprensa independente), não ter bandeirinhas do Brasil no perfil do tweeter e Nassif se emociona e compra. Já meio avançado na idade, tipo, assim, maduro… com esse tempo todo de praia ainda não aprendeu, já deve ter caído em muito golpe. Tadinho.
      O casa dos tucanos, a Globo, expulsou o bando chefiado pelo WW (argh). Sem encontrar poleiro, a Band já tem aquele cara do Giro Business, que deve ser filho de alguém e ninguém põe a mão e o Datena; prá Record ele não dá, lá é território fechado consagrado ao Bozo e pro SBT não teria apelo popular prá vender carnê do Baú e Jequiti.
      Como surgiu a CNN Brasil, aquela que o NOVO queria prá chamar de sua, WW & Cia couberam como uma luva. E lá ele ensina a aplicar a fórmula que usava no Globo News Painel: reúne um ou dois bocós para dar a mensagem que quer com alguém com credencial para fazer o contraponto. Deixa a impressão de debate, dá um brilho e manda aquela bosta pro ar. Os Novos adoram, afinal, como alguém já disse, não passam de bolsomininos de sapatenis. Agora quando se erra a mão no bocó da vez, como aconteceu agora, a maionese desanda.

    • Nassif e CNN estão certos. O novo canal foi mesmo plural, abriu mesmo espaço para debates entre as duas correntes. O erro é achar que a CNN vai conseguir encontrar um bolsonarista diferente desses dois que foram massacrados pela Gabriela Prioli. Eles REALMENTE são todos assim. Se não forem, não são bolsonaristas. Quanto ao Gotino, coitado, está no nível da esmagadora maioria do jornalismo brasileiro. Com certeza pensando no emprego, rasteja para o lado que o ponto eletrônico lhe dita.

  2. Hehe, Fox é de ultra direita, CNN tornou-se meia direita e, a sua formação brasileira (quem montou a “franquia”?…) está entre as duas, com Waacks e Gottinos com mais poder que competentes Priolis.
    A prevalência da crença sobre a razão, do achismo sobre o conhecimento, das mentiras sobre os fatos é característica evidente destes obscuros tempos bolsoNeros.
    Uma pena que a miRdia tenha crescido, perdendo mais uma chance de se pluralizar.

    9
    1
    • Uma pena uma pessoa ser mestrada e ser tão alienada agindo militantemente e se acovardando atrás desta mídia podre!
      Parabéns Tomé uma pessoa simples que colocou a mestrada no chinelo!!

      2
      6
  3. Caio Copolla aguentou dois dias apenas e pediu dispensa – falaram de gripo ou de coronavírus. a CNN contratou o chorão, sem nenhuma experiência nestes tipos de debates com alguém baseada em argumentos e fatos. Não acompanho CNN e outras, pois faz 25 anos não tenho aparelho de TV, mas vi pela internet o que vinha ocorrendo. Bastava nos vídeos ver a cara de tristeza e choro dele, quando a Prioli falava. O Gotino, que fez nome nestes programas popularescos de violência do mundo cão, onde o que basta é encher as telas de cenas dantescas e ficar na gritaria e puxa-saquismo da violência do estado, não aguentou ver a “injustiça” diária de uma mulher, conforme postou Felipe Neto, “jantando” rotineiramente os sujeitos que deveriam defender a filosofia da casa e as calças que usam. Entenderam porque a globonews não incorre neste erro de deixar o espaço ao chamado contraditório? São também metidos a modernosos, com seus cenários cheios de cores vibrantes e luzes, mas bobos não são.

    22
    2
  4. Aquilo que transparece é que na falta de argumentos e convicções que creditem suas afirmações frente à Opinião Pública, a tal Apresentadora preferiu o caminho fácil da Esquerdopatia ou seja a fuga. Os Intelectualóides Brasileiros estão doutrinados a ouvirem apenas sua própria voz. Clamam por pluralidade e democracia, desde que os caminhos sejam aqueles escolhidos com antecedência. Será que formação em Humanas pela USP indica alguma coisa? Direito e USP sem a absoluta revolta e contrariedade aos caminhos projetados e escolhidos por tais Entidades, que a tal Mestre se sujeitou, já denotam a aceitação à estrutura fascista que originou tanto USP quanto OAB, a partir de um Governo Golpista Ditatorial Absolutista Assassino Fascista. Discutir Direito e Democracia a partir deste lodo? A rota de fuga à esquerda sempre é a mais fácil. Covardia, talvez?

    4
    25
    • (perdendo a paciência com este Zé, desculpem os colegas):
      Pois é, direitopata bozista, o que vc vomita direto do intestino grosso para o seu canal retal-facial cai direto no vaso e faz “plop”…
      Até o “mediador” Gottino, aquele dos programas de fofocas e animador de rá-ta-ta-tá da Record, entremeado com curas milagrosas, PEDIU DESCULPAS à ELA, à sua empresa e ao público, por NÃO DEIXAR ELA FALAR E DEFENDER UM LADO (o mais medíocre). E vc quer que ela debata o quê?
      Ele não é um mediador, é um MeRdiador, tendeu?
      Suspeito que não…

      3
      1
    • CNN é apenas a continuidade norte americana Via AT&T que está presente no Brasil desde os anos de 1950. Agora via direta sem interferência do Governo ou Cidadania Brasileira. Na Cadeia Industrial da INTERNET onde está alguma coisa brasileira? No uso e pagamentos apenas. O cabresto continua sendo aceito docilmente.

    • OAB 1930 USP 1934. Seria apenas coincidência? Afinal estamos na Pátria das Coincidências. Ustra não vale nada, mas fingimos e escondemos nossa parceria com Filinto Muller. Aquele que lutava pelo Ditador Fascista Getúlio Vargas e do Nazista Gaspar Dutra ao lado de Juscelino Kubscheck, factóide da República de Juiz de Fora, invencionice do familiar, membro do seu governo, Ministro da Justiça do Fascista. Um tal Tancredo Neves, oponentes à volta do Voto, da Democracia e Constituição exigida na Revolução de 1932. Filinto Muller, o dono das chaves, do ‘pau-de-arara’, dos assassinatos e perseguições dos porões das Prisões Políticas do Ditador Fascista. O Idealizador de OAB e USP. Tudo junto e misturado. Mas sabem, tudo coincidência. Afinal….

    • CNN é apenas a continuidade norte americana Via AT&T que está presente no Brasil desde os anos de 1950. Agora via direta sem interferência do Governo ou Cidadania Brasileira. Na Cadeia Industrial da INTERNET onde está alguma coisa brasileira? No uso e pagamentos apenas. O cabresto continua sendo aceito docilmente.

  5. Mais uma multi golpista a ser apedrejada pelos verdadeiros e verdadeiras patriotas. Já chega se enlameando no partidarismo e na falta de isenção.

  6. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome