Com Bolsonaro eleito, Folha estreia blog “dedicado à direita”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Justificativa é que a eleição de Bolsonaro prova ascensão da direita em diversos países. O blog também promete debater a direita nos EUA, Hungria, Itália, por exemplo

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – A eleição de Jair Bolsonaro despertou na Folha de S. Paulo o interesse de produzir um blog inteiramente “dedicado à direita”. De autoria do repórter especial Fábio Zanini, o “Saída pela Direita” promete discutir o liberalismo na economia e nos costumes, entre “outras faces” do pensamento à direita, que ganhou notoriedade com Bolsonaro.

Além disso, promete trazer assuntos internacionais, já que a direita cresceu em outros países e tem representatividade na Itália de Salvini, na Hungria de Orban e nos Estados Unidos de Trump.

“Há um fenômeno mundial de fortalecimento de políticos e temas conservadores, muitos anteriores à onda que elegeu Bolsonaro. Não estamos isolados nesse processo”, comentou o repórter em entrevista à Folha desta segunda (11).

A Folha de S. Paulo está entre os jornais mais criticados pelos Bolsonaro. Os filhos do presidente costumar chamar o veículo de “Falha de S. Paulo”. As críticas forma movida, em grande parte, por reportagens como a que mostrou o suposto uso de caixa 2 ou financiamento empresarial ilícito na campanha do eleito, em 2018.

Neste final de semana, o deputado federal Eduardo Bolsonaro republicou uma mensagem do perfil @OlavoOpressor, que dizia: “O primeiro empresário que criar um jornal diário conservador ou uma revista semanal conservadora desbancará toda a mídia atualmente existente.”

O primeiro post do blog Saída à Direita retratou a produção de um documentário feito pelo grupo “Brasil Paralelo”, que tenta reescrever a história do golpe civil-militar de 1964. Um dos criadores, entrevistado na matéria, deu a entender que a obra coloca como controverso o uso do termo “ditadura” para o regime militar. A matéria apenas

Brasil Paralelo é uma empresa fundada por estudantes conservadores da ESPM de Porto Alegre, que cresceu nas redes sociais produzindo vídeos para o Youtube. Hoje, eles contam com cerca de 20 funcionários.

O “Saída à Direita” esqueceu de contar que, na posse de Jair Bolsonaro, enquanto jornalistas da grande mídia ficaram presos em “chiqueirinhos” e foram impedidos de circular livremente entre os espaços – sob ameaça de levar tiros -, uma equipe do Brasil Paralelo entrou com crachá de “imprensa”. O feito ficou registrado no vlog do Nando Moura, outro youtuber de extrema-direita que também teve passe livre por ter ajudado a “eleger” Bolsonaro.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Traduzindo……
    A Folha estreia blog “dedicado à Extrema direita”, que é o nome dado internacionalmente a corrente política representada pelo bolsonarismo….blog de direita, na folha, tem trocentos….inclusive o Kataguri escrevia até bem pouco tempo, e já é extrema direita…se o tal do blog esta á direita do Kataguri, já caímos pela beirada da “terra plana” de tanto ir à direita…. as vezes me sinto, no Brasil, num “1984 futurista” do Orwell, com direto a Novilíngua e Duplipensar……sobretudo lendo os jornalões nativos……sem esquecer do nosso “glorioso”judiciário….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador