Comissão de Transparência do Senado convoca Fábio Wajngarten para esclarecer fraude na Secom

Jornal GGN – A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado decidiu, nesta terça-feira 3, convocar o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten, para dar explicações sobre envolvimento da empresa da qual é sócio em fraude de suposto conflito de interesses.

O requerimento foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Sem data marcada, pelas normas Wajngarten é obrigado a comparecer. Se faltar e não apresentar justificativa adequada pelos critérios da Comissão, o secretário de Bolsonaro pode responder por crime de responsabilidade.

Reportagem da Folha de S. Paulo, revelou que a empresa FW Comunicação e Marketing, da qual Wajngarten tem 95% da sociedade e sua mãe, Clara Wajngarten, outros 5%, mantém contratos com cerca de cinco emissoras de televisão e agências de publicidade, entre elas Band e Record, que repassam à ele dinheiro de publicidades contratadas pela própria secretaria.

A legislação brasileira proíbe integrantes da cúpula do governo de manter negócios com empresas ou pessoas físicas que possam ser influenciadas por suas decisões, a chamada prática “conflito de interesses”.

O chefe da Secom chegou propor durante sua defesa à Comissão de Ética Pública da Presidência, deixar a condição de sócio da empresa. Neste caso suas cotas na sociedade seriam destinadas à sua esposa, a publicitária Sophie Wajngarten.

No dia 18 de fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu pelo arquivamento da denúncia contra Wajngarten, mesmo sem investigação. A Secom chegou afirmar que, com o arquivamento, ficou comprovado que “não há conflito de interesses entre a atuação do Secretário e a sua empresa. E que nenhum grupo econômico do setor foi favorecido pelos atos administrativos do Secretário de Comunicação”.

Redação

Redação

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

22 horas ago