Como o Silas Malafaia da Índia pode ter infectado 15 mil pessoas

O guru e seus dois associados - que também deram positivo - ignoraram as ordens de auto-isolamento ao voltar da Europa e estavam em turnê de pregação até Singh adoecer e morrer.

Migrant workers wait for buses along a highway with their families as they return to their villages, during a 21-day nationwide lockdown to limit the spreading of coronavirus disease (COVID-19), in Ghaziabad, on the outskirts of New Delhi, India March 28, 2020. REUTERS/Anushree Fadnavis

Do Bangkok Post

O pastor sikh que voltou da Europa conheceu milhares antes de morrer de Covid-19

NOVA DÉLHI: Pelo menos 15.000 pessoas que podem ter pegado o coronavírus de um guru de “super espalhadores” estão sob quarentena rigorosa no norte da Índia depois que o líder religioso sikh morreu de Covid-19.

Baldev Singh, 70 anos, havia retornado de uma viagem à Itália e à Alemanha assoladas por vírus quando foi pregar em mais de uma dúzia de aldeias no estado de Punjab.

As notícias de suas atividades desencadearam um dos alertas mais graves da Índia, relacionados à pandemia e a entrega de alimentos especiais estão sendo feitos a cada família sob restrições ainda mais severas do que a ordem de 21 dias em que o país fica em casa, imposto pelo governo.

“A primeira dessas 15 aldeias foi fechada em 18 de março e acreditamos que haja entre 15.000 e 20.000 pessoas nas aldeias fechadas”, disse Gaurav Jain, magistrado sênior do distrito de Banga, onde Singh morava.

“Existem equipes médicas em espera e monitoração regular”, disse ele à AFP.

Dezenove pessoas que entraram em contato com o pastor já deram positivo para o novo vírus, disse Vinay Bublani, um subcomissário da polícia local.

Estão sendo aguardados resultados de mais de 200 outros.

O guru e seus dois associados – que também deram positivo – ignoraram as ordens de auto-isolamento ao voltar da Europa e estavam em turnê de pregação até Singh adoecer e morrer.

O caso surpreendeu a Índia e inspirou um popular cantor de Punjabi, baseado no Canadá, Sidhu Moose Wala, a lançar uma música que foi vista no YouTube mais de 2,3 milhões de vezes em menos de dois dias.

“Passei a doença … vagando pela vila como uma sombra da morte”, diz a letra da música, que o chefe de polícia de Punjab, Dinkar Gupta, incentivou as pessoas a ouvirem como um aviso.

Com 873 casos confirmados de coronavírus e 19 mortes, o número de indianos na Índia é menor do que em outros países afetados pela pandemia, mas especialistas dizem que muitas infecções não foram detectadas devido à falta de testes.

Um alerta semelhante foi declarado na cidade de Bhilwara, no estado de Rajasthan, depois de duas mortes em 19 casos de vírus.

Nenhum detalhe foi fornecido sobre a origem do cluster, mas uma área de proibição de um quilômetro foi declarada em torno de um hospital que está sendo usado para tratar vítimas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador