Compare como a Lava Jato tratou a Petrobras e as corruptoras estrangeiras

A queda da valor da Petrobras se deveu à superexposição como empresa corrupta, passando ao investidor a percepção de que a destruição da imagem pela Lava Jato estava casada com a intenção política de minar seu potencial de crescimento.

Nas operações tipo Lava Jato, há duas consequências sobre os investigados: o julgamento penal propriamente dito; e o julgamento midiático.

A queda do valor de mercado da Petrobras, de US$ 300 bilhões para US$ 30 bilhões não se deveu aos efeitos da corrupção sobre os resultados. Condenável do ponto de vista moral, do ponto de vista econômico a corrupção nem arranhou a empresa.

A queda se deveu à superexposição da Petrobras como empresa corrupta, passando ao investidor a percepção de que a destruição da imagem pela Lava Jato estava casada com a intenção política de minar seu potencial de crescimento.

Aliás, desde o Plano Real e do infausto Petrobrax, sabia-se que a estratégia adequada seria comer pelas bordas,  esvaziando-a até perder dimensão econômica.

Foi uma ação coordenada. Da parte da Lava Jato, o carnaval irresponsável. Da parte da mídia, o fake News de que a Petrobras era uma empresa quebrada – escondendo o fato de que, em plena crise, colocou bônus perpétuo no mercado americano com demanda várias vezes superior à oferta -, e que a única maneira de salvá-la seria com a queima de ativos.

Da parte do Congresso, a ação rápida de tentar mudar a Lei da Partilha, e de colocar como prioridade o desmembramento da empresa, atropelando os princípios básicos que regem uma companhia de petróleo.

Compare o tratamento dado pela Lava Jato à Petrobras com o caso das grandes comercializadoras de Petróleo, Trafigura, Glencore e Vitol.

Segundo a Folha de hoje, o FBI avança nas investigações. Em novembro passado, foi a vez do Ministério Público da Suíça.

A Lava Jato – e o ex-juiz Sérgio Moro – adiou por anos as investigações sobre a Trafigura, a ponto de condenar um membro do seu Conselho de Administração, Mariano Marcondes Ferraz, por um “bico” que fez para uma empresa italiana. A sentença de Moro, isentando a Trafigura das propinas pagas, é um caso claro de manipulação jurídica.

EUA e Suíça investigam as empresas, provavelmente elas serão condenadas a multas relevantes. Mas a imagem (e os negócios) foram totalmente blindados.

Segundo a reportagem da Folha, “nesta quinta-feira, promotores federais do Brasil se recusaram a dizer se estavam colaborando com o Departamento de Justiça dos EUA no caso”.

Enquanto isto, o desmonte da Petrobras acabou com todo um parque industrial que estava sendo levantado com base em suas demandas, paralisou a construção de estaleiros e plataformas, desempregou centenas de milhares de pessoas. Mataram o principal instrumento da reindustrialização brasileira.

Hoje, o Estadão publica um relevante editorial, “O desafio é reindustrializar”, obviamente sem nenhuma alusão ao principal fator de desindustrialização, a ação conjunta contra a Petrobras, prova maior de um país sem projeto, que ao longo dos séculos vai sendo vítima da autofagia das nações sem lei.

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um pais que pratica alegremente o “gol contra” acaba em 10×0…..ou 20×0………..Fazemos lawfare contra as nossas próprias empresas……..algo assim como um suicídio coletivo………e tem um bocado de gente achando lindo………estamos no “modo” Jim Jones de ser……influencia dos neo pentecostais, provavelmente……Numa coisa os babacas Alexandre Garcia/Bolsonaro tem razão, no seu delírio nazistoide/racista………Os japoneses fazem lawfare em beneficio de suas empresas(Nissan….)

    1. É porque a sociedade brasileira é muito burra, Jackson. Esse é o nosso maior defeito, a burrice. E em segundo lugar vem a falta de vontade de sair da burrice.

  2. “…esquerda brasileira, se é que temos uma, chegou ao fundo do poço, destroçada em termos de propostas – atônita e desorientada…” Aqui ao lado. A Verdade é Libertadora. ANTICAPITALISMO DE ESTADO. Parabéns por destroçarem uma Nação por 90 anos. Agora a Industrialização Nacional que tínhamos até os anos de 1930? Na papagaiada fascista de GV? No principio de Arquitetura Privatarista, entreguista, sabotadora que jogou esta Nação na rabeira da História no Governo JK? De volta na Redemocracia, anti FIESP, anti-nacional, propagandeada por Mirian Leitão? Então Gudin parecia sempre tão atual e preciso em Malan’s, Franco’s, Fraga’s, da vida?!! Derrubar um BEM de 300 bilhões para comprá-lo por 10% do seu valor, que retornará acima deste valor de 300 bilhões foi um ótimo negócio para quem? Falando nisto, QUEM ainda mora no Brasil? Onde são negociadas as AÇÕES destas Estatais inigualáveis? Agora S/A’s, quem estes Anônimos? AntiCapiatlistas, AntiImperialistas, AntiColonialistas? Sabemos. Por que lutar por MEC ou Universidade Públicas, se agora só High’s Schools, seguidos por Harvard’s e Cambridge’s?!! MEC’s e Públicas já fizeram muito bem o seu serviço. Elites em outro patamar. Não é mesmo FHC? Diz aí Cristovam Buarque? Por onde anda Marina Silva? Cruzeiro do Oeste? Xapuri? Alguém acredita? Parabéns pela doutrinação e destruição desta Pátria por intermináveis 90 anos. Os resultados estão nas ruas. Pobre país rico. Mas e muito fácil explicação.

  3. Lava Jato do Moro garoto de recado de Trump fez Petrobras ter seu valor reduzido de 300 bilhoes de reais pra 30 bi….

    Ai hoje vc vê enaltecendo seu sucesso na economia americana

    Se Moro se candidatar a presidencia dos EUA o povo americano tem motivos de sobra pra votar nele: graças a Lava Jato os americanos abocanharam nosso petroleo, embraer, sistema eletrico : por enquanto …

    Nem no Iraque devastado pela invasao foi tao humilhante no entreguismo…..pelo que se sabe, as provincias ficaram com areas de petroleo para se manterem…..aqui nem isso…..

    Estamos virando um Grande Haiti sob dominio dos Toton Macoutes, aqui chamados de milicias

  4. “””NÃO HA DÚVIDA QUE A DIREITA E O PSDB, SEMPRE MENTIRAM EM RELAÇÃO A PETROBRAS”””. Primeiro, quando O PSDB QUERIA PRIVATIZAR A PETROBRÁS, e depois QUANDO PARA TENTAR ATACAR O PT, “FEZ DUAS CPIs da Petrobrás: A PRIMEIRA em 2009, que JA FOI DENUNCIADO QUE O PRESIDENTE DO PSDB SERGIO GUERRA, recebeu 10 MILHÕES PARA ARQUIVA-LA; e A SEGUNDA EM 2013 PARA TENTAR ATACAR A DILMA, mas que também foi arquivada QUANDO COMEÇARAM AS DENUNCIAS CONTRA O PSDB; entre elas a do PAULO BARUSO que disse que ‘O PETROLAO COMEÇOU EM 1997 NO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO’ do PSDB”. – Portanto AQUELE DISCURSO NACIONALISTA DOS GOLPISTAS, DURANTE AS MANIFESTAÇÕES CONTRA A DILMA E O PT’; DE QUE A PETROBRAS É DOS BRASILEIROS E IRIAM DEFENDE-LAS, era somente mais uma falácia PARA ENGANAR OS IGNORANTES.” – E MORO sabe de tudo isso, e sabe que quando tudo vier a tona ELE VAI PRA CADEIA. – Resta SABER apenas SE O MORO RECEBEU DINHEIRO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS PRA PREJUDICAR A PETROBRAS, porque JA SE SABE QUE ELE QUERIA ROUBAR 2 BILHÕES DA PETROBRÁS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DA TAL FUNDAÇÃO LAVA-JATO.

  5. O sabujo lavajatismo transferiu quantos empregos dos brasileiros para os americanos?
    E simplesmente destruiu quantos empregos e familias?
    Da industria naval foram centenas de milhares
    E da Embraerz?
    E das empreiteiras?
    E da area petrolifera?

    Cadeia pro Moro isso sim

  6. *DISTRAÍDOS, ATRAÍDOS, TRAÍDOS E DESTRUIDOS.*

    *É MUITO DIFÍCIL IDENTIFICAR A EXTENSÃO DOS DANOS QUE ESTA QUADRILHA QUE TEM O ENERGÚMENO COMO PONTA DE LANÇA ESTÁ CAUSANDO À SOCIEDADE BRASILEIRA*
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2020/02/01/e-muito-dificil-identificar-a-extensao-dos-danos-que-esta-quadrilha-que-tem-o-energumeno-como-ponta-de-lanca-esta-causando-a-sociedade-brasileira/

    …E asseguro para vocês que não é um cérebro idiota como do marionete energúmeno que está concebendo tramas dessa natureza. É evidente que ele não tem discernimento nem competência suficiente para isso. Eu vejo que ele é apenas um idiota aposentado do exército por deficiência mental.

    Há gente muito graúda e cheia de interesses escusos metidas do meio dessa quadrilha e que, de fato, são os que chefiam a quadrilha. Não há boas intenções nesta quadrilha canalha. O capital jamais dialoga com a ética. O capital jamais dialoga com integridade. O capital não dialoga com a honestidade.

    Coisas como esta, entre tantas outras, estão sendo produzidas pela quadrilha que foi conduzida ao poder por uma sociedade brasileira doente e manipulada, quadrilha esta…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador