Confirmado áudio sobre alerta da “explosão” de coronavírus no Brasil

Áudio no WhatsApp alerta para "explosão" do coronavírus nas próximas semanas, com SP enfrentando falta de leitos

Jornal GGN – O médico e coordenador do grupo de trabalho que assessora São Paulo no enfrentamento ao coronavírus, David Uip, confirmou na tarde desta quinta (12) a autenticidade do áudio que circula no WhatsApp, com alertas sobre a explosão do coronavírus no Brasil.

“Esse áudio é do meu queridíssimo doutor Fábio Jatene. Ele é verídico e é cabeça de cirurgião. Cabeça de cirurgião cardíaco é assim, ele pontua, interpreta e resolve”, afirmou Uip, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

No áudio que viralizou, Jatene diz que, nas projeções dos médicos que acompanham o avanço do coronavírus, os casos devem “explodir” no Brasil “a partir de agora”, porque a contaminação já está no nível comunitário. Somente a grande São Paulo, dentro de 4 semanas, deve registrar 45 mil casos, sendo que até 10 mil devem necessitar de UTI, e a região não dispõe desse número de leitos.

“Então, essa foi a conversa e foi uma interpretação de um grande cirurgião e querido amigo, mas com posição de cirurgia e não no contexto do planejamento”.

Segundo Uip, a estratégia do governo é planejar de “1% a 10%” de leitos para o cenário que se aproxima. “Então, é fazer contas (…) Guardadas duas considerações. Primeiro, que isso não se instala imediatamente. E a sazonalidade de uma pandemia. Nós não vamos precisar de todos os leitos amanhã. Vai se posicionando”.

Nesta quinta, o governo de SP anunciou a contratação de 1 mil leitos para coronavírus, 600 na grande São Paulo e 400 espalhados pelo interior.

Leia mais: Médico diz em áudio que coronavírus vai “explodir” no Brasil, e SP enfrentará falta de leitos

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador