Covid-19: Governo de Rondônia omitiu informações sobre leitos para evitar decreto de isolamento

Jornal GGN – A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU), encabeçada por Fernando Máximo, inseriu leitos clínicos e de unidades de terapia intensiva (UTIs) inativos, em relatórios diários sobre a ocupação de hospitais com pacientes internados com a Covid-19. Segundo denúncia do Ministério Público (MP) estadual, a manobra teria sido praticada em dezembro e janeiro, a fim de evitar que a gestão do estado, por falta de leitos, fosse obrigada a decretar novas medidas de isolamento social para conter a transmissão da doença.

Hoje, no entanto, a capital Porto Velho enfrenta um colapso no sistema de saúde pública pelo excesso de contaminações pelo vírus e necessita transferir pacientes por falta de leitos, de acordo com informações do Uol. 

Em meio à denúncia, o MP inicia terça-feira um inquérito civil público para aprofundar as investigações e apontar os responsáveis pela inclusão dos números nos documentos. 

Constam nos relatórios, pelo menos, 30 leitos de UTI e 23 clínicos do Hospital de Campanha da Zona Leste, que foi desativado em 14 de outubro. Há no local camas e equipamentos, mas não tem médicos para abrir os leitos aos pacientes. 

“Para poder camuflar os dados do relatório eles continuavam lançando esses leitos, mesmo estando inativos. E não só estavam inativos, como não havia nem sequer a possibilidade de ativá-los a qualquer momento por absoluta falta de profissionais médicos” afirmou à reportagem o promotor e coordenador estadual da força tarefa da Covid-19 no estado, Geraldo Henrique Guimarães. 

Para o promotor, as ilegalidades tinham o objetivo de que a cidade de Porto Velho não regredisse de fase nas medidas de isolamento, uma vez que quanto maior a ocupação de leitos, mais ações de isolamento são previstas. 

“Eles, aproveitando-se dos resultados fraudados, regrediram Porto Velho apenas para a fase dois, que permite ficar quase tudo aberto. Naquele dia, com os dados fraudados, estava 67% de ocupação dos leitos, contando os 30 leitos. Se tirássemos os leitos fraudados, iria para ocupação de UTI de 87,5%, o que teria levado automaticamente para a fase um —e era isso que eles não queriam”, afirmou Guimarães.

O governo de Rondônia ainda não se manifestou sobre a denúncia. 

Redação

Redação

View Comments

  • Governador é coronel da PM eleito na onda bolsonarista (PSL) de 2018. E assim as canoas bolsonaristas, já furadas e fazendo água, vão afundando, mas levando junto a população para baixo. O boleto da ilusão, chega cedo, via negacionismo.

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

10 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

11 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

12 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

12 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

13 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

13 horas ago