Jornal GGN – O procurador da República Deltan Dallagnol divulgou um vídeo, na tarde desta terça (1/9), confirmando seu afastamento da coordenação da Lava Jato no Paraná.
No vídeo, ele anuncia que Alessandro de Oliveira, um “procurador competente e colaborador da Lava Jato”, será seu substituto.
“Depois de anos de dedicação intensa à Lava Jato, acredito que agora é hora de me dedicar à minha família. Continuarei trabalhando como trabalhador da República”, disse Dallagnol.
Segundo ele, o motivo do afastamento é a saúde de sua filha, uma bebê com pouco mais de um ano de idade. Ela tem apresentado sinais de retardo no desenvolvimento que preocuparam o procurador. A menina está passando por avaliações médicas e o diagnóstico sairá em 9 semanas, segundo Dallagnol. Até lá, ele decidiu se dedicar a uma série de terapias.
“Vou priorizar minha família nesse momento, mas seguirei lutando contra a corrupção”, prometeu.
Ele ainda chamou atenção para “decisões que podem ser tomadas” contra a Lava Jato e pediu que seus seguidores sigam vigilantes.
O ex-juiz Sergio Moro dedicou uma mensagem no Twitter à despedida de Dallagnol:
Parabenizo o Procurador Deltan Dallagnol pela dedicação à frente da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba, trabalho que alcançou resultados sem paralelo no combate à corrupção no País. Apesar de sua saída por motivos pessoais, espero que o trabalho da FT possa prosseguir.
— Sergio Moro (@SF_Moro) September 1, 2020