Democrata negro vence na Georgia e enterra a era Trump

Warnock é o 11º candidato negro já eleito para o Senado, e será um dos apenas três senadores negros no atual Congresso, junto com Sens. Cory Booker (D-NJ) e Tim Scott (R-SC).

Da Vox

O reverendo democrata Raphael Warnock conquistou uma cadeira no Senado dos EUA na Geórgia, derrotando a senadora republicana Kelly Loeffler em uma das eleições de segundo turno de 5 de janeiro.

A corrida foi convocada pela Mesa de Decisão do parceiro eleitoral da Vox às 23h13, horário do leste dos EUA.

A vitória de Warnock é histórica; ele é o primeiro senador negro a ser eleito na Geórgia, que lutou ao lado da Confederação na Guerra Civil Americana. Warnock é o 11º candidato negro já eleito para o Senado, e será um dos apenas três senadores negros no atual Congresso, junto com Sens. Cory Booker (D-NJ) e Tim Scott (R-SC).

“A Geórgia é o estado natal de Martin Luther King Jr.”, Warnock disse a Vox em uma entrevista neste outono . “Há muito tempo é a ponta da lança para a mudança na América. E acho que, por meio desse movimento que estamos construindo, mais uma vez será um foco central para essa mudança. ”

Warnock, o pastor sênior da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, fez referência à natureza histórica de sua vitória durante declarações na manhã de quarta-feira. Ele falou sobre ter crescido em um projeto habitacional em Savannah, Geórgia, “um filho do meu falecido pai que era pastor, um veterano e um pequeno empresário, e minha mãe que, quando adolescente, crescendo na Geórgia costumava escolher a casa de outra pessoa algodão.”

“Outro dia, porque esta é a América, os ponteiros de 82 anos que costumavam colher o algodão de outra pessoa foram às urnas e escolheram seu filho mais novo para ser senador dos Estados Unidos”, acrescentou Warnock durante seus comentários .

A vitória de Warnock significa uma mudança potencial na política da Geórgia. Isso acontece alguns meses depois que Joe Biden se tornou o primeiro candidato democrata à presidência a ganhar a Geórgia desde 1992. Os democratas da Câmara também mudaram seu único distrito governado pelo Partido Republicano em 2020 no Sétimo Distrito Congressional da Geórgia, nos subúrbios de Atlanta.

A outra disputa de segundo turno do Senado entre o senador republicano David Perdue e o democrata Jon Ossoff ainda não foi convocada.

Este Estado outrora fortemente conservador passou por imensas mudanças demográficas nos últimos anos, mas também viu um Partido Democrata cada vez mais organizado . Os democratas podem agradecer aos grupos de direitos de voto que buscam formar eleitores de cor em massa para a vitória de Warnock, que foi promovida por eleitores não brancos .

“Nós batemos em nossa porta 2 milhões ontem, fizemos 5 milhões de telefonemas, 3 milhões de mensagens de texto para eleitores da Geórgia”, disse Nsé Ufot, CEO do grupo de direitos de voto New Georgia Project, à Vox. “Todos nós ficamos surpresos com os resultados das eleições de novembro, e eu mantenho a Geórgia como um estado de batalha.”

O que a vitória de Warnock significa para o controle do Senado e a agenda de Biden
O presidente eleito Joe Biden ganhou a presidência em 3 de novembro, mas não tem muita chance de cumprir a agenda ousada que propôs sem a adesão do Congresso.

Biden está entrando no cargo enfrentando várias crises: a pandemia Covid-19 está piorando nos Estados Unidos, mesmo com as vacinas começando a ser distribuídas em todo o país, e milhões de pessoas ainda estão sem trabalho devido às dispensas relacionadas ao coronavírus. Após meses de impasse partidário, o Congresso conseguiu aprovar um pacote de ajuda econômica de US $ 900 bilhões antes do ano novo. Biden disse que deseja mais estímulos econômicos, mas se um pacote futuro pode ser aprovado será amplamente determinado por qual partido controla o Senado.

Os democratas terão de lutar com os republicanos do Senado de qualquer maneira. Ganhar as duas cadeiras na Geórgia daria aos democratas 50 cadeiras no Senado, além da vice-presidente eleita Kamala Harris servindo como um desempate crucial para a maioria simples dos votos. (Para ser claro, a outra disputa da Geórgia ainda não foi convocada, então ainda não sabemos qual partido controlará o Senado).

O problema é que a maioria dos projetos precisa obter uma maioria absoluta de 60 votos no Senado. Portanto, mesmo que os democratas tenham o controle do Senado, eles ainda precisam de cerca de 10 votos republicanos para fazer as coisas – a menos que votem para eliminar a obstrução e mudar as regras do Senado para uma votação por maioria simples da legislação. Vários democratas, incluindo o senador Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, se opõem firmemente a isso.

A vitória de Warnock significa que os democratas terão de conquistar menos senadores republicanos para realizar algum trabalho básico; eles agora têm mais um voto confiável nas funções rotineiras, mas importantes do Senado, como a confirmação do Gabinete de Biden ou de nomeações judiciais.

A vitória de Warnock na Geórgia deixa os democratas um passo mais perto da governabilidade.

Luis Nassif

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Isso. Aqui o que fica claro é o projeto de poder destas igrejas beneficiando seus donos. Nada de projeto social para o desenvolvimento do rebanho, apenas as migalhas distribuídas para propaganda e a pauta moralista estúpida preconceituosa e a manutenção dos “inimigos” a serem combatidos.

  1. Não consigo comparar os 2 sistemas de lá e o nosso. Parecem agua e oleo. Mas o que vejo como exemplo a ser seguido aqui é a obstinação em perseguir os objetivos e a organização para poder fazer isso.

    Aqui a eleição da mesa do congresso parece uma batalha e despolitizada o que é pior.

    Fracas lideranças tipo Gleisi e Enio Veri vão levar a resultados igualmente fracos

  2. Com 98% dos votos contados, os democratas estão próximos de obter, nesta quarta-feira (06/01), as duas vagas do estado da Geórgia no Senado dos Estados Unidos e, com isso, o controle também sobre essa casa parlamentar.

    Um dos candidatos democratas, o reverendo Raphael Warnock, já assegurou uma das vagas, afirmaram as emissoras de televisão do país e a agência de notícias Associated Press (AP). Ele derrotou a senadora republicana Kelly Loeffler.

    A outra vaga ainda está em aberto, mas o candidato democrata Jon Ossoff lidera com pequena margem a disputa contra o senador David Perdue, do Partido Republicano.

    Democratas lideram disputa pelo Senado na Geórgia
    ESTADOS UNIDOS —Deutsche Welle
    (https://m.dw.com/pt-br/democratas-lideram-disputa-pelo-senado-na-ge%C3%B3rgia/a-56142027)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador