Deputados estrangeiros denunciam Bolsonaro por descaso com indígenas na pandemia

Deputados afirmam que as politicas de Jair Bolsonaro "pode transformar a situação ja frágil destes povos num autêntico extermínio em massa"

Jornal GGN – Em carta enviada ao diplomata da União Europeia, Josep Borrell, um grupo de deputados estrangeiros acusam que as políticas do governo de Jair Bolsonaro sobre a pandemia do novo coronavírus “causará extermínio em massa” dos povos indígenas. Os autores pedem que a autoridade internacional tome medidas contra o mandatário. As informações são de Jamil Chade, no Uol. 

Na carta, liderada pelos deputados portugueses Marisa Matias e José Gusmão, o governo brasileiro é denunciado por uma série de ações que colocam em risco a existência dos povos originários. 

“A forma absolutamente irresponsável como o governo brasileiro tem tratado quer a ameaça da pandemia quer os direitos dos povos indígenas pode transformar a situação ja frágil destes povos num autêntico extermínio em massa”, diz trecho do texto. 

Os deputados pedem que Josep Borrell tome medidas e entre em contato com o governo, na figura de Bolsonaro, sobre as denúncias. “Solicitamos ao Alto Representante da UE para a Ação Externa estabeleça um contato urgente com o governo brasileiro, na figura de seu presidente Jair Bolsonaro, no sentido de manifestar a reprovação face aos constantes ataques aos direitos originais dos povos indígenas”. 

Essa é mais uma reprovação sobre o governo Bolsonaro no cenário internacional. “Nas últimas semanas, a resposta à pandemia no Brasil colocou o país sob forte pressão no exterior, com ex-ministros alertando para a situação de pária do governo”, destacou Chade em sua coluna. 

Na carta destinada ao Alto Representante da UE, os deputados também acusam o governo brasileiro de comprometer a capacidade de ação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e afirmam que, desde o início de seu mandato, Bolsonaro faz vista grossa sobre a demarcação de terras indígenas em apoio à mineração dessas áreas. 

“Além dos ataques ao território, existem sérios riscos de contágios epidêmicos”, indicaram os deputados, “Se na terra indígena Yanomami os casos de malária aumentaram 70% em 2019 com as invasões dos garimpeiros, imagine-se o que poderá acontecer com o coronavírus”, alertaram.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A não ser que haja uma sanção muito grande por parte de outros países, a situação de extermínio dos povos indígenas veio a calhar para o governante genocida: Menos índios, mas facilidade para invadir terras, explorar o sub solo, a madeira e depois plantar soja. Quanto menos indígenas, menor a resistência. Nenhum índio, resistência zero, simples assim!

  2. Estão cobertos de razão. Estão defendendo o que é deles, afinal 40 anos de PT e PSDB não foi para entregar o país aos Estrangeiros? Por que não achariam que estão no direito de tal reivindicação?

    1. Então todos devem se omitir frente à tragédia anunciada com os povos originários?

      Tem quem ache que índio não é gente. Essa alma sebosa é uma dessas pessoas. Só pensa em dinheiro e bens materiais

      1. Parelheiros, Jaragua, Ubatuba, Vale do Ribeira, Pontal no estado de Sao Paulo. Estas Populacoes esperam por tamanha consideracao por suas tragedias. Inclusive dos milhoes de Paulistas que nao sao os Povos Originarios e `roubaram` seus territorios.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador