Desemprego chega a 13,7% em junho, segundo Ipea

Análise mostra que ritmo de contratação tem se destacado nos segmentos que empregam mais mão de obra informal

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A taxa de desocupação no mercado de trabalho brasileiro chegou a 13,7% em junho, após registrar 15,1% em março, segundo análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir da desagregação dos trimestres móveis da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Ipea, o ritmo de contratações aumentou principalmente em segmentos que empregam relativamente mais mão de obra informal, como construção, agricultura e serviços domésticos, que registraram crescimento anual da população ocupada de 19,6%, 11,8% e 9%, respectivamente.

“Desta forma, no segundo trimestre de 2021, na comparação interanual,  observa-se uma expansão de 16% dos empregados no setor privado sem carteira e de 14,7% dos trabalhadores por conta própria”, diz o estudo.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

Contudo, existem dados que permanecem em patamar bastante desfavorável, como o próprio aumento da informalidade, além da manutenção da subocupacão em patamar elevado e o maior tempo de permanência no desemprego.

“De acordo com os microdados de transição extraídos da PNAD Contínua, o percentual de trabalhadores desocupados que estavam nesta situação por dois trimestres consecutivos saltou de 47,3% no primeiro trimestre de 2020 para 73,2% no segundo trimestre de 2021”, pontua o Ipea. “Por outro lado, a parcela de desempregados que obtiveram uma colocação no trimestre subsequente recuou de 26,1% para 17,8% no mesmo período”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador