Dia Nacional do Forró é sinônimo de Luiz Gonzaga

Hoje, 13 de dezembro, comemoram-se em todo país o Dia Nacional do Forró. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu – Luiz Gonzaga.

Foi instituído pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de setembro de 2005, e que teve origem no Projeto de Lei nº 4265/2001, de autoria da deputada federal Luiza Erundina.

Em 13 de dezembro de 2012 o Brasil inteiro comemorou o Centenário de Luiz Gonzaga. A música brasileira deve muito a capacidade criativa deste talentoso artista e à sua sanfona de prata, “do povo”, como ele mandou gravar certa vez no instrumento.

– “Asa Branca” (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira).

– “Pau-de-arara” (Luiz Gonzaga / Guido de Moraes).

– “Danado de bom” (Luiz Gonzaga / João Silva).

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

4 comentários

  1. Bela lembrança

    Confesso que a data me iria passar despercebida. Ainda bem que a querida pesquisadora não deixou passar. Semana passada vi na Sky, mais uma vez. o filmaço sobre a saga do Gonzagão. Um senhor filme, sob todos os aspectos. Ainda lembro nós dois no cinema, ao final da exibição, de pé, emocionados – como todos -, aplaudindo a saga do Rei do Baião. 

    Viva o Forró!

    Beijos.

    • Viva o Rei do Baião

      Gregório,

      Foi realmente um momento inesquecível quando, no final da exibição do filme sobre a vida do Gonzagão, o público aplaudiu de pé a saga do Rei do Baião.

      Dominguinhos também se foi… Mas o baião/forró não morrerá nunca. Aqui no nosso Piauí temos grandes sanfoneiros e chegando mais. É o caso de Isac do Acordeon, que nós piauienses conhecemos tão bem e que promete honrar a herança de Luiz Gonzaga e tantos outros.

      Beijos.

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=apzVZ4xF1i0%5D

       

  2. Luiz Gonzaga

    O maior artista da MPB de todos os tempos!…Ninguém se compara a ele. Edificou a maior manifestação cultural  do  nosso País; a Quadra Junina. Sua música permeia o Brasil de ponta a ponta: É urbana e rural. Em suma,UNIVERSAL. Nem o Samba ,ou,qualquer outro gênero,  conseguiu tal proeza. Um gênio popular!…VIVA LUIZ GONZAGA!….ETERNAMENTE PRESENTE!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome