Dino recebe apoio de Manuela após defender união em torno de Ciro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação/ALRS

Jornal GGN – Presidenciável do PCdoB, Manuela D’Ávila divulgou nota nesta terça (8) apoiando a declaração do governador do Maranhão e correligionário Flávio Dino, que disse em entrevista à Folha que o ideal seria que os partidos de esquerda abrissem mão de seus candidatos para apoiar Ciro Gomes (PDT) para o Planalto.

Na nota, Manuela diz que Dino fez um “chamado à razão” e que ela está “aberta” a construir uma saída para a crise atual de maneira que “una o conjunto da esquerda”. 

No informe, a presidenciável ainda criticou o PT por atacar Ciro de maneira “desnecessária”.

Leia, abaixo, a nota completa,

“O mais importante da declaração do Flávio Dino é o chamado à razão, ao diálogo. Ele falou isso depois de uma semana na qual PT e Ciro se atacaram de forma desnecessária, digo isso fraternalmente. E diria mais: nossas diferenças são pequenas diante dos desafios do nosso país e de nosso campo. Estou aberta – e todos deveriam estar também – para a construção de uma saída que una o conjunto da esquerda. Eu e meu partido pensamos no Brasil em primeiro lugar, a luta pela unidade popular é a marca da nossa história de 96 anos. Eu estou me esforçando muito nesse sentido. Se não der certo, podem ter certeza, não terá sido por falta de iniciativa e boa vontade de nossa parte.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O óbvio ululante, que mais

    O óbvio ululante, que mais dia menos dia alguns petistas e sua militância terão que se defrontar para não se isolarem.

  2. Segundo Dino,o
    Segundo Dino,o “pós-impeachment deu errado”. A propósito, e a proposta apresentada por Lula de plebiscito para decidir sobre as medidas de temer? O que Ciro tem a dizer a respeito?

    1. O Ciro vai muito mais longe

      O Ciro vai muito mais longe do que isso, é incisivo. Fala em reverter a reforma trabalhista e o teto de gastos, sem precisar de plebiscito. Fala também em cancelar uma possível venda da Eletrobrás e da Embraer, já se comprometeu a reverter a venda dos possos do pré-sal. Vai muito mais longe do que as genéricas falas do Lula. Informe-se, tem bastante material na internet dele falando sobrte essas coisas.

      1. Antes de fazer e acontecer,
        Antes de fazer e acontecer, ele tem que mudar a Constituição. Sem uma grande mobilização nacional, não se revoga o golpe.

      2. Fala, fala, fala…

        mas continua à direita do espectro político. Não dá pra votar em candidato de direita, nem com o apoio de Manuela.

      3. Ele vai fazer tudo isso com voto do Centrão no Congresso?

        Sem plebiscito, a opção seria essa. Ainda mais com Ciro batendo na esquerda para ganhar votos de paneleiros, ele puxa voto para eleger bancada de direita.

        O Collor também falava que seria o Lula que confiscaria a poupança. Eleito fez o contrário. FHC em 1994 falava que faria governo social democrata e fez neoliberal. Em 1998 falava que o cambio continuaria com as regras existentes e depois de eleito mudou para flutuante.

        A bancada patronal majoritária que votou a reforma escravagista vai devolver de mão beijada? Ah… tá! Vai aprovar a MP do Temer que protege grávidas do trabalho insalubre e ponto final.

        O assessor de Ciro disse que vai privatizar várias das 144 estatais, tirando Petrobras e Eletrobras. Quais vão ser privatizadas? As subsidiárias da Petrobras como faz o feirão do Pedro Parente? As subsidiárias da Eletrobras? O BB, CEF, Correios, Furnas, Chesf, Banco do Nordeste, BNDES?

        A Embraer foi o Ciro quem privatizou em 1994 como Ministro da Fazenda.

      4. Palavras, palavras de candidato…

        …que até falou que na iminência de prisão do Lula, o levaria para uma embaixada. Depois…nada, nem sequer considerou o ex-Presidente um preso político.

        Mas, o que dizer das propostas do chefe do programa de governo do Ciro, em entrevista publicada no Estado de São Paulo no último domingo? Não deve ter falado sem anuência do Chefe.

      5. NUNCA o vi falando merda

        NUNCA o vi falando merda nenhuma sobre os assntos que você fala.

        Este é m tucano enrustido. UM Paulo Hartung da vida.

        Não voto nele NEM SE O LULA PEDIR.

    2. O pós-impeachment deu errado?

      Como, se tudo caminha do jeitinho que os “mestres” determinaram?

      Nada está fora do roteiro.

      O desmonte prossegue sem atropelo.

      Eventuais transtornos,  a justiça comparece e “corrige”.

  3. Chacrinha

    “Eu vim aqui para confundir, não para explicar” — Chacrinha

     

    Ciro veio para DIVIDIR, não para UNIR.

     

    Ciro não faz coligação com ninguém, ou vc se submete a ele ou cai fora. Ele não admitiria ser vice.

    Se ele não pode ser cabeça de chapa, ele muda de partido.

    Estilo “coroné”, mandão.

    Não tem idéia do que fazer com o Brasil, não tem ideologia.

     

    Por que as esquerdas se coligariam com Ciro? Ele é de esquerda, por acaso? Nunca foi.

     

    Nunca se opôs à “farsa-jato” e aos abusos do MPF/STF/Moro.

     

    Nunca fala mal do PIG, é contra regular a mídia, foge desse assunto.

     

    Se o PT coligar com Boulos ou Manuela, ganha meu voto. Com Ciro, não.

     

     

  4. O CIro não é confiável. Ele seria uma espécie de Erdogan ou Puti

    O CIro não é confiável. Ele seria uma espécie de Erdogan ou Putin. Ele não tem base social e comprometimento com o campo popular e democrático. Seu governo será autoritário e sustentado pelas velhas oligarquias de sempre, que agora estão abrigadas no DEM, PP e PR. O que o Ciro quer é o PT próximo o bastante para não impor resistência e loge o bastante para não interferir no seu governo.

    Ele não tem apreço pela democracia e despreza grupos sociais vulneráveis da esquerda. Sua agenda se limita â economia neodesenvolvimentista.Não vai além disso. O Ciro não dialoga e não respeita quem esteja abixo dele, principalmente grupos fragilizados. É um erro o PT apoiar o Ciro nessas circunstâncias. Caso ele vença às eleições, quem mais se beneficirá será as velhas oligarquias que se reciclarão no poder.

     

    1. Que permaneçam bem sentadinhos

      O ciro, o cirão, adorando o golpe, sem ele seria o velho boquirroto 5%.

      Mais de três dias essa conversa fiada de ciro por aqui, já deu e mostrou a que veio.

      Eleição sem Lula é endossar o Golpe de Estado contra o povo brasileiro.

      Tem Lula, tem voto; não tem Lula é Nulo.

      Por que não se metem com o Putin? O primeiro ato dos gringos foi tirar de circulação o Almirante Othon. Só mais um, o terceiro, neurônio a funcionar e a coisa toda se mostra, clara com um dia de sol.

      Já torço para os golpistas traíras do Brasil adiarem para 2022 as eleições, quem mais incentiva essas eleições são os próprios.

       

  5. “Fake news” no… GGN?!

    “No informe, a presidenciável ainda criticou o PT por atacar Ciro de maneira ‘desnecessária’.”

    Não, caros(as) editores(as) do GGN, sejam lá quem forem, o que Manuela disse foi …”depois de uma semana na qual PT e Ciro se atacaram de forma desnecessária”.

    A propósito, a quem quer saber não apenas a verdade através de declarações mas quem é que tem a orientação de promover-se através de alegar ter alguém grande como inimigo, vale dar uma pesquisada em quem iniciou esses ataques. Não que determinar quem iniciou tal desconforto seja mais importante do que interrompê-los.

    Além disso Manuela não disse nem nas entrelinhas que cre que a união das “esquerdas” será boa se for em torno da candidatura de Ciro. Disse, sim, que desuniões dentre os grupos que se opõem às políticas golpistas não favorece tal opisição. E aproveita para deixar claro que se a oposição a essa investida não funcionar, não terá sido por falta de empenho de seu partido. Talvez – mas não foi isso que ela disse – se precavendo contra possíveis ataques de Ciro ou até do PT ao PC do B ou à sua candidatura.

    1. O GGN anda terrível com isso

      Acho justíssimo que o Nassif, no Blog dele, defenda as posiçoes que acha melhores. Mas enviezar notícias, dar títulos maliciosos que sugerem o que nao houve, como fez ontem, é flórida. O GGN vai usar o tipo de artifícios que a grande mídia usa? Ora, ora.

  6. Melhor um consenso na mão que duas “posições” voando.

    É fato que toda a militância petista e da própria Esquerda (lato sensu) está emocionalmente arrasada com a prisão, e de resto o processo de humilhação por qual passa o ex-presidente Lula. Apesar da probabilidade ser mínima, ainda havia uma esperança que essa tragédia humana e política não se ultimasse.

    Aceitar o inaceitável – a condenação, e tolerar o intolerável – a prisão, afeta sobremaneira a capacidade de qualquer ser humano de pensar e/ou agir nos estritos limites da dita “Razão”. Ou seja, com a capacidade de examinar hipóteses e sugerir alternativas infensas de juízos outros (raiva, frustração, revolta, negativismo etc).

    Natural que os que defendem à ferro e fogo a alternativa de lutar até o último segundo pela liberdade e/ou candidatura de Lula objetarão que se trata de cálculo político puro e simples, e não um devaneio numa noite de verão. Uma estratégia que, secundariamente, dado o alto grau de emotividade e voluntarismo, envolveria aliados políticos e toda a militância o que de certo modo contradiz a premissa da estrita racionalidade. 

    Nesse raciocínio o “tempo político” parece ser ignorado. Ademais, há tantas variáveis a serem ponderadas para que se ultimem as projeções que estas poderiam ser categorizadas como “altamente improváveis”. Dito de outra forma: alguém em sã consciência acredita que o Judiciário libertará Lula antes do pleito? Supondo que, mesmo numa hipótese remota, o Judiciário acate o registro da candidatura, como esta se efetivará funcionalmente com Lula preso? Aí já estaríamos adentrando na dimensão do puro surrealismo. 

    Explica, em parte, a ojeriza por outras candidaturas não só o perfil e o histórico dos titulares, mas a sensação de que Lula estaria sendo abandonado e que há, sim, facticidade para sua soltura e/ou participação no pleito. Nesse sentido, eventuais defeitos dos, digamos, “concorrentes”, são sobrelevados, e as qualidades, por consequência, ignoradas ou mesmo negadas.

    Há defensores notáveis e respeitáveis para ambas as posições. Hoje uma das lideranças mais ouvida e insuspeita da Esquerda, o governador do Maranhão Flávio Dino, pregou abertamente o acolhimento da candidatura Ciro Gomes. Para contrapor decerto não faltam vozes também abalizadas como a do jornalista Breno Altman e outros.  

    Em suma: o “fuar” está armado e a certeza é uma só: ou chegamos (nós, Esquerda) a um acordo ou então o que já era péssimo (governo golpista) se transformará em tragédia: uma provável vitória da Direita que nada mais seria se não a culminação do processo que se arrasta desde 2015. A derrota não será nossa, mas do país. 

    PS: Minha posição pessoal não vem ao caso. Vale muito menos que a necessidade urgente de diálogo e busca de convergência para preencher esse perigoso vácuo político.

    Se o consenso for Ciro Gomes, de quem sempre fui, e continuo crítico, que assim seja. 

     

    1. Nao é preciso q seja o próprio Lula o candidato

      Mas sim alguém EM NOME DELE (Haddad, Wagner, alguém REALMENTE DE ESQUERDA). E ele tem o poder de transferir votos. Já Ciro nem chega aos 7%, porque o PT deveria abrir mao de um candidato próprio e apoiar Ciro, que além do mais nao é confiável?

      1. Não existe a famosa transferência automática de votos

        Quem acredita que ocorrerá uma transferência automática de votos nos 30% que o Lula tem obtido nas pesquisas não entende nada de política: nada. Em primeiro lugar, esses votos não são ideológicos, tem de tudo nesses 30%, até pessoas cujo voto migra pro Bolsonaro! Meu deus do céu, como petista é iludido! É inacreditável, vão dar de barato a presidência da República para um Alckmin ou um Bolsonaro da vida, o Lula vai se ferrar na prisão e vão ficar todos lamentando que deviam ter se unido. É realmente inacreditável…

        1. 5 meses da eleição polarizada entre lulismo x golpismo

          Um candidato indicado por Lula defende o lulismo, ou seja fazer o governo que dava certo, que todo mundo era feliz e quer de volta.

          Outros candidatos defenderão o anti-lulismo, o golpismo, a repimboca da parafuseta econômica, o “novo”, a “nova política”, “a lava-jato”, “a família tradicional”, o “bandido bom é bandido morto”, tudo isso que está aí sendo visto no governo Temer.

          Fala sério, esqueça militantes, jornalistas, analistas, especialistas, em quem você acha que o povão vai votar?

          Se for alguém como Haddad pode ter até mais votos do que Lula teria, porque vem com a imagem do lulismo e da renovação junto.

      2. Sim, preferencialmente de

        Sim, preferencialmente de Esquerda “pura”. A questão é: a partir de um consenso ou impingida, ou seja, indutora de uma cisão?

        Amiga, Anarquista, Política nunca foi e nunca será a escolha da melhor alternativa,mas a possível. Quando não, da menos pior.

        1. Quem está provocando cisao?

          Lula transfere ao menos 20% dos votos, Ciro mal chega a 7%, por que cargas d’água o PT deveria se subordinar a Ciro, que é aceito pela Direita e nao é confiável? Um candidato petista indicado por Lula é MAIS POSSÍVEL do que Ciro…

        2. Ciro é candidato com selo de aprovação pelo golpe.

          Apoiar Ciro (que faz o discurso udenista lavajateiro que enfraquece a esquerda perseguida pela lava jato), é aceitar votar na oposição consentida ao golpe.

          Lula não pode ser candidato porque ameaça o golpe, o mercado e a geopolítica dos EUA. Ciro é autorizado a disputar e tentar ganhar. Entendeu o quadro? Ciro não é o candidato ideal para o golpe, mas é bem tolerável, tem o selo de aprovação.

          Votar em oposição consentida fez sentido na ditadura porque era obrigatório votar no MDB contra a ARENA. Agora votar na “oposição consentida” voluntariamente, tendo a opção de criar uma candidatura de oposição autêntica é rendição ao golpe.

          Sem Ciro, a esquerda ganha ganhando ou perde ganhando, continuando uma oposição forte e mobilizada.

          Com Ciro a esquerda ou perderia perdendo ou “ganharia” perdendo, porque perderá bancadas, perderá capital político para o futuro, perderá capacidade de mobilização popular como oposição, e acabará indo enfraquecida para a oposição ao pretenso governo Ciro.

          Não podemos nos submeter aos candidatos permissionários do golpe e temos de ter uma candidatura que represente o Lula-13 incondicionalmente contra o golpe.

    2. Determinismo

      Desconfio muito dessa gente que diz que a esquerda DEVE apoiar Ciro.

      por que TEM QUE SER CIRO?

       

      As esquerdas tem coisa muito melhor que esse “coroné”.

      Basta Lula ungir um candidato e ele já sai com mais de 20% dos votos.

       

      Outra: o PIG NUNCA fala mal de Ciro. Aí tem.

      “Me diga com quem andas e te direi quem és”.

    3. Ciro se inviabilizou como candidato de Lula diante do eleitor

      Há declarações aos montes dele ofensivas a Lula para direita descontruí-lo se Lula o indicá-lo.

      O eleitor lulista despolitizado vai ver isso na Globo e no horário eleitoral, vai ficar com raiva do Ciro e votar na Marina (ou em outro), que fez críticas genéricas, veladas, sem ofender diretamente a pessoa do Lula, sem citá-lo.

      Se não desconstruíssem Ciro, seria a comprovacão de que ele virou um dos candidatos aprovados pelo golpe, com verniz de oposição a Temer, pois resolveram poupá-lo e deixá-lo ganhar (ou tentar ganhar).

      Se não puder ser Lula, o lulismo e a esquerda precisam de um candidato que simbolize o Lula-13 incondicionalmente, para o voto em Lula não dispersar. Lula preso segura 1/3 dos votos em primeiro turno e mais de 50% no segundo. É preciso criar fatos políticos como o registro da candidatura com um vice que já sinalize, o julgamento da candidatura, para transferir esses votos se for impugnado.

      Ciro perdeu a oportunidade de construir essa situação de ser candidato do lulismo (por isso ele alimenta a polêmica, mas nem pleiteia de fato ser apoiado e diz que o PT terá candidato). Ele queimou mais pontes do que Marina com o eleitor comum de Lula, não militante.

      Se for para perder, se for para o PT não ter candidato, melhor Lula indicar o Boulos que é muito mais consistente como esquerda que promoverá avanços no futuro ao legado de Lula.

      1. sim

        Ele fez declarações contra Lula e  o PT.

        Não criticou Moro / STF / MPF.

        Não criticou o PIG em momento algum.

        Parecia querer capitalizar toda a rejeição a Lula e ao PT.

        Agora aparece por aqui como “opção” para as esquerdas?

         

        QUE VÁ SE CATAR!!!!!!!

    4. O óbvio é que não querem o

      O óbvio é que não querem o Lula candidato, sinalizaram isso no final do ano passado quando marcaram a data do julgamento no TRF4, logo em seguida Fuchs desfez qualquer ilusão quanto a candidatura de Lula no TSE. A cegueira petista permitiu a marcha da insensatez da estratégia de manter a candidatura Lula, isso o levou a prisão. Não desejavam prendê-lo, apenas inabilitá-lo, mas esticou-se a corda sem nenhum meio de poder confiando no Supremo, vê se pode? E a consequencia foi a prisão, se continuarem esticando a corda aí é que antes da eleição Lula não sai da cadeia mesmo. Nem vai fazer campanha, nem pra ele nem pra ninguém, sua voz não será ouvida no período eleitoral, e o Pt vai eleger muito menos candidatos do que poderia. A chance de vitória da esquerda é enorme, este governo não tem chance de eleger ninguém, a bola tá na marca do penalti pro campo progressista, nem tem goleiro é só emprurrar pro gol. Mas pra isso exige-se um mínimo de racionalidade, o que tem faltado ao PT desde 2015, vivem em alienação intemitente desde então. O PT quer tudo, corre risco de não levar nada, Lula na cadeia, Bolsonaro ou Alkmin eleitos e redução da drástica de sua representação parlamentar. Tudo em nome do hegemonismo na esquerda, pode custar caro ao país. Está óvio para as lideranças de esquerda com VOTO, já a burocracia petista continua na fase de negação.

  7. A nota foi para CONSERTAR a declaração do Dino.

    Sem desautorizá-lo. Colocar panos quentes para consertar o estrago.

    Começa pela primeira frase: “O mais importante da declaração do Flávio Dino é o chamado à razão, ao diálogo”.

    No texto não tem nenhuma renúncia de Manuela, nem nenhum apoio a Ciro ser ungido candidato de uma frente de esquerda. Aliás nem toca no nome de Ciro.

    Não entendi essa declaração de Dino. O PDT do Maranhão já o apoia e tem o candidato ao senado na chapa. Parece que quis ajudar Ciro a fechar coligações com partidos do Centrão (DEM, PP e PR estão cortejando Ciro), enchendo a bola dele.

  8. Em tempos bicudos é que se

    Em tempos bicudos é que se revelam os verdadeiros amigos e os traíras sem vergonha.

    Quando o PT vencia eleições e o LUla nadava de braçada este bandos de filhos da puta que se dizem esquerda estavam lá todo santo dia a lhe PUXAR O SACO.

    Agora, no momento em que o Lula mais precisa destes canalhas, canalhas, canalhas tendo em vista que está preso arbitrariamente por um crime que não cometeu, onde estáesta corja de PUXA SACOS?

    Em vez de estarem com esta conversa fiada de safados deviam era estar fazendo como O Rui Costa PImenta e o PCO, isto é, organizando comitês de luta contra o golpe, exigndo a anulação do impeachment fraudulento e contestando os bandidos do judiciário contra a prisão ilegal do Lula.

    Se preciso, invadindo a força a Prato Feito de curitiba e enxendo de porrada aquela juíza bandida que se presta ao serviço de carcdereira do moro.

    Bando de estúpidos se resignam como cordeiros ordinários ao golpe que sofreram do psdb, o partido mais bandido do mundo.

    Saiam desta masturbação mental e enfrentem a realidade não com palavras ou traições,mas com ações. Vocês todos, com ciro e tudo não chegam a 8% dos votos. O que estão querendo e sentar a mesa dos golpistas.

     

  9. Lula juntou PCdoB e PSOL

    Ciro jogando pesado para esgarçar o que vem sendo duramente costurado.

    Ciro com os latifundiários do agrobusines bananeiro:

    A imagem pode conter: 3 pessoas, chapéu

  10. Ciro é traidor

    Ciro é traidor, não merece nosso apoio.

    Não passa de mero coadjuvante, em nosso governo teve papel secundário, integrando o ministério na quota dos nanicos, tanto que sua principal incumbência foi comandar a insignificante obra de transposição do São Francisco.  Se ele tivesse importância política, relevo intelectual e integridade moral, teríamos lhe dado algum viaduto para construir.

    É traidor, pois vem bradando em suas apresentações e entrevistas que o mal maior que assola o país são os juros bancários, é o predomínio dos interesses dos rentistas sobre o setor produtivo e os trabalhadores.  Ora, vejam que petulância, sabe bem ele que, em nosso governo, os bancos se lambuzaram de ganhar dinheiro, como nunca ou como sempre. Ou seja, é contrário aos nossos princípios! E ainda vai dizer isso em programas de TV e jornais tradicionais, como Band, Rede TV, Folha de S. Paulo, não admitamos essa afronta!

    Deveria ele, ao contrário, estar afirmando que vai, em seu supositório governo, cassar as concessões da Globo, aplicar o plano de nosso companheiro Franklin Martins, como era nossa meta original. Depois, não por falta de coragem, passamos a defender que o controle remoto resolveria tudo, e realmente resolveu, companheira Dilma que o diga.

    Afirma que revogará a reforma trabalhista, as concessões do pré-sal, e ainda diz que está avisando as empresas estrangeiras para não adquirirem poços. Afirma que proporá emenda constitucional, para desfazer o congelamento dos gastos por 20 anos. Isso é nossa pauta! Está se apropriando de nossa propaganda! Seja, ao menos, original!

    Enfim, sobre apoiarmos Ciro, não dá nem pra conversar. Elegeremos Lula e, se Ciro quiser apoiá-lo, podemos pensar se permitimos.

    Nossa prioridade deve ser, nessa ordem: elegermos Lula, libertarmos Lula (o que será simples, pouco importa o verniz jurídico que tenham dado à sua prisão, na verdade ele só fica lá enquanto quisermos). Como vice, colocamos Temer, esse sim, Lula sabe ser confiável, para mantermos a governabilidade, com a bancada do MDB; em contrapartida, lhe garantiremos a manutenção do foro privilegiado. Por último, visitaremos Paulo Maluf, e lhe beijaremos as impolutas mãos.

  11. ?
    O que me deixa pasmo é que ao invés do governador do Maranhão prestigiar a candidatura de sua correligionária, ele se desprestígia em discussão de posição de outros partidos …

  12. o nome do jogo, …

    Poker,

    é o seguinte: ….nas sombras, o tio sam e o “mercado”  ameaçam botar nosso exército na repressão pura e simples, … dizem que não aceitam Lula e propõe Ciro, … avisam as lideranças que, se Lula não desistir e ganhar as eleições ( o que é provável) haverá um banho de sangue… Nesse jogo de poker, essa é a jogada deles, amedrontar as lideranças,  … querem ver se o Lula paga essa aposta, o fato de que o Gilmar Mendes se propõe a ir até Curitiba pra “bater um papo”, é sintomático….. Eu acho que o nosso presidente deveria pagar pra ver …  denunciar as ameaças veladas e expor os conspiradores…

    simples assim, … na verdade, essa gentalha morre de medo do povo…

     

  13. Não se uniram em torno do
    Não se uniram em torno do Lula, mas se unem em torno do Ciro.

    Com uma esquerda dessas a direta deita e rolam

  14. só uma coisa

    O Brasil tem 220 milhões de habitantes. Senão mais ainda!!! Lula tem cerca de 35% das intenções de voto. Daí, temos que mais de 65 miulhões de brasileiros querem votar no Lula!!! Isso não conta nada? O que conta é ” a união das esquerdas”?, E o  o que pode significar isso, posto que agora essa “união” inclui Ciro Gomes, ex ARENA, PSDB, PDS, PP, e sei lá mais o quê, além de ex ministro de FHC? E atual e mais um desafeto do PT? O  que  conta ou deveria contar mais: a opnião de 65 milhões de brasileiros ou a opinião do Gilmar Mendes? Ou de algum general? Ou a do tal de Moro? O blog aderiu ao Ciro, assim como o PT aderiu ao PMDB!!! Foi um erro o PT ter se aliado ao PMDB? Foi, claro!! Mas persistir no erro não é coisa inteligente!!! Além de tudo, um partido não deve existiir somente para ganhar eleições. Nas origens, e antes das Martas da vida, era o que o PT pregava. Voltar às origens não fará tanto mal assim!!!

  15. Pitaco do “são todos iguais”

    O comentarista Renato Lazzari e outros já falaram sobre a manipulação do texto. 

    Mas acho que é mais que fake news, parece a tática do MBL para provocar reações contrárias e assim obter repercussão. 

    O tipo de manipulação tendenciosa da notícia foi feito também em relação a declaração do deputado estadual do PSOL do RJ, Marcelo Freixo, sobre a situação eleitoral naquele estado, algumas semanas após a tragédia com a ativista e vereadora Marielle Franco, em flagrante deturpação das declarações, como se repete aqui, com finalidade de gerar intriga e desinformação com intenções veladas. Nos dois casos, evitei ler a noticia por ter acreditado na manchete sensacionalista e falsa, e só o fiz para me certificar antes de falar mal. Em ambos os casos, mesmo após críticas dos comentaristas, a manipulação foi mantida, sem sequer justificativas editoriais para o feito. Achei estranho porque em 2016 alguém publicou uma notícia, que causou rebuliço e foi retirada do ar com retratação oficial, sobre manobras do Aldo Rebelo e pessoas ligadas ao Paulinho da Força de participar do governo golpista. O tempo provou que, apesar do tom pouco jornalístico da notícia – meio como uma fofoca de bastidores, não estava errada. O caso atual e o da notícia referente ao deputado estadual do Rio são diferentes deste último, no entanto, porque distorceram, sem pudor pela possibilidade de checagem imediata das declarações originais, o que foi dito e, como em seus congêneres mais abastados, em favor de seus interesses políticos, e contrabandearam nelas intenções e intrigas que não são nem factuais nem apresentadas, jornalisticamente, como a interpretação dos editores do blogue. Em projetos políticos, chamam de “jabuti”. 

    Parece que alguns jornalistas saem das empresas golpistas, mas as empresas golpistas e seus métodos de puxar o tapete alheio e a sardinha para o próprio prato, ficam adormecidas em seu inconsciente até que a oportunidade de agir como antigos patrões se apresenta. Ato falho? Conhecendo a qualidade de seus leitores e comentaristas, e já tendo sido criticado antes pelo mesmo blefe, por que correu o risco? O Ciro vale tanto assim? Já definiu o pacote de patrocínio para seus apoiadores da mídia “independente”? 

     

    Para preservar meu bom humor e minha confiança no que se apresenta como mídia alternativa, ficarei de quarentena do GGN por tempo indeterminado. Alto risco de contaminação por neurotóxicos, fake news, factóides ciristas, golpismo de “gente de bem”. 

     

     

    “O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia.

    A Correspondência de Fradique Mendes

     

    (Eça de Queiroz, http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/jornalismo

     

    Sampa/SP, 08/05/2018 – 20:38 (alterado às 20:47)

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador