O jornalista e editor Gilberto Medeiros, 41 anos, inova ao fundar a Praia Editora, cuja proposta é publicar tantos livros com distribuição gratuita pela Internet quanto há grãos de areia nas praias de Vila Velha, cidade mais antiga do Espírito Santo. A proposta é ousada e torna a questão da acessibilidade um grande mérito para o editor.
O trabalho da Praia Editora aponta para uma nova lógica econômica, que vem se tornando uma tendência global: economia do compartilhamento, ou economia do consumo colaborativo, revelando que o acesso livre é mais importante do que o dinheiro e a posse.
Oferecendo livros apenas para download livre e gratuito, a editora não conta com patrocínio, publicidade ou qualquer outra fonte de renda. Com base nessa utopia, a editora funciona com a colaboração voluntária de jornalistas, designers e professores que desenvolveram a ideia original de Gilberto Medeiros: criar uma editora para publicar a produção acadêmica das universidades brasileiras, sem cobrar nada dos autores e leitores.
É livre a utilização, duplicação, reprodução e distribuição dos livros da Praia Editora, no todo ou em parte, por todo aquele que desejar, bastando citar a fonte. Ela segue, assim, o princípio do copyleft, forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de obras autorais devido à aplicação tradicional das normas de propriedade intelectual.
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