Editora aposta em e-books gratuitos

Praia Editora

O jornalista e editor Gilberto Medeiros, 41 anos, inova ao fundar a Praia Editora, cuja proposta é publicar tantos livros com distribuição gratuita pela Internet quanto há grãos de areia nas praias de Vila Velha, cidade mais antiga do Espírito Santo. A proposta é ousada e torna a questão da acessibilidade um grande mérito para o editor.

O trabalho da Praia Editora aponta para uma nova lógica econômica, que vem se tornando uma tendência global: economia do compartilhamento, ou economia do consumo colaborativo, revelando que o acesso livre é mais importante do que o dinheiro e a posse.

Oferecendo livros apenas para download livre e gratuito, a editora não conta com patrocínio, publicidade ou qualquer outra fonte de renda. Com base nessa utopia, a editora funciona com a colaboração voluntária de jornalistas, designers e professores que desenvolveram a ideia original de Gilberto Medeiros: criar uma editora para publicar a produção acadêmica das universidades brasileiras, sem cobrar nada dos autores e leitores.

É livre a utilização, duplicação, reprodução e distribuição dos livros da Praia Editora, no todo ou em parte, por todo aquele que desejar, bastando citar a fonte. Ela segue, assim, o princípio do copyleft, forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de obras autorais devido à aplicação tradicional das normas de propriedade intelectual.

Leia mais

Praia Editora 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador