Em 30 dias, o número de óbitos poderá chegar a 86 mil, em cálculo conservador, por Luis Nassif

Repare que as projeções levam em conta a curva de crescimento dos últimos dias. Não fiz nenhum cálculo estimando a progressão da curva – porque aí  resultado seria maior ainda

Baixei a planilha do Ministério da Saúde para entender melhor as estatísticas sobre coronavirus. Não considerei a possibildade de subnotificações.

Depois, fiz as seguintes contas:

  1. Montei tabela do comportamento da pandemia dia a dia nas cinco regiões brasileiras.
  2. Depois, calculei a variação semanal do avanço diária em duas séries (ou seja, o acumulado de um dia sobre o acumulado de 7 dias antes): o acumulado de notificações e o acumulado de mortes.
  3. Depois, mensalizei os dados semanais. Isto é, elevei o percentual semanal a 30/7, para calcular o crescimento em um mês.
  4. Finalmente, multipliquei os dados acumulados até dia 29 pelo resultado mensal, para estimar o acumulado daqui a 30 dias.

Repare que as projeções levam em conta a curva de crescimento dos últimos dias. Não fiz nenhum cálculo estimando a progressão da curva – porque aí  resultado seria maior ainda

No início da curva, os percentuais de crescimento são maiores, porque se parte de base baixa: de 1 para 2, por exemplo, são 100%. Quando ganha massa crítica, os indicadores passam a ter mais consistências.

O que se observa é um crescimento diário perturbador nas projeções para 30 dias, mesmo com algum ajuste no crescimento das notificações do sul.

As notificações

Em gráfico

Os óbitos

 

 

 

 

 

 

Luis Nassif

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Onde mais tem Isolamento mais tem mortes. Italia e Espanha replicados em SP e RJ. Enquanto isto na Suécia que não entrou na histeria nem Isolamento, tal Covid não passa de uma gripezinha. Tem cidades usando até esterco de frango como prevenção. Na Suécia, que não fechou nem parou no rigoroso Inverno com suas Doenças de Inverno e que não irá parar agora com calor da Primavera anunciando Férias de Verão, derretendo doença e histeria. Na Suécia !! Não é culpa do Bolsonaro !!! Por aqui é fácil explicar os números inflados, se a tal “Moderação” permitir. Aproximadamente 5 mil mortes (?) entre Fevereiro e Abril. 3 meses e 5 mil mortes. Ou seja menos de 1 morte por Município Brasileiro. Ou seja menos de 1 morte por mês a cada 3 Municípios. 1 MORTE a cada 3 Cidades, durante todo mês. Enquanto isto o Brasil segue com sua mortífera DENGUE (que sumiu dos noticiários), Homicídios, Latrocínios e Feminicidios que explodiram na tal Pandemia, mas desapareceram na Imprensa Tupiniquim. Por que será? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

      1. Suécia: 2586 mortes pelo covid-19 , para uma população de 10 milhões de habitantes. Isso é uma gripezinha? É seu exemplo de sucesso? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação!!!

      2. Gente desinformada não pode ter boa opinião mesmo.
        A Suécia tem a QUINTA maior LETALIDADE entre os mais de 200 países sendo monitorados nesta pandemia.
        Isto com uma população total menor que a da cidade de São Paulo
        Sua capital tem uma população semelhante a de São Luís do Maranhão.
        Sendo um dos maiores países da Europa Ocidental, sua densidade populacional e o frio já fazem do sueco um dos menos aglomerados física e socialmente do mundo.
        Além disso, é um dos países de mais alto desenvolvimento humano do planeta (renda, saúde, educação, saneamento, moradia, etc.).
        Portanto, antes de falar besteiras rasas e binárias, vá se informar.
        Quem sabe melhora suas opiniões?

      3. Meu irmão mais velho, que está preparando o seu refúgio autossustentável para os próximos ANOS, que tem um bordão que ele repete toda as vezes que falamos:
        A ignorância que mata.
        Talvez o Zé Ruela, não saiba que se ele criclar sobre o título Deaths/1M pop no Wordometer, ele terá a real situação da Suécia, que ele pode comparar com a Finlândia e Noruega.

  1. Nassif,

    Se você adotar o critério de mortes/população e comparar com outros países que já tiveram ou estão no pico da proliferação do vírus, verás que, por exemplo:
    – se formos iguais a Suiça (feudo de riqueza), com os dados de hoje chegaremos a 42.000 mortes;
    – se formos iguais aos EUA (primeira economia do mundo), chegaremos a 40.000 mortes;
    – se formos iguais a Espanha (irresponsável no início do problema), chegaremos a 110.000 mortes.
    É isso aí, já escolhemos o nosso destino…….
    Com os dados de hoje, pois os EUA, também, terá uma taxa mais elevada do que os atuais dados mostram.

  2. Até agora,a cada 7 dias,O número de óbitos tem dobrado.
    Assim,Por mais difícil que seja e que queiramos acreditar, teremos,sim, algo próximo a este número apontado ou,em caso de estarmos próximo do pico,uma ligeira redução.
    Para isso ser verdade estamos falando em MORTE de mais de 1000 pessoas por dia na semana que vem, 2000 na segunda semana ,chegando a absurdos 8000 na última semana desta projeção.
    Além de ser uma hecatombe sanitária, será uma hecatombe moral.
    Até quando trataremos vidas humanas, nossas vidas, como um mero número?
    Este é o tipo de projeção que todo mundo quer estar errado.

  3. Supondo a contaminação de 70% da população proposta pelo PR, com uma taxa de mortalidade de 5%, teríamos mais de 7 milhões de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil. É um número de mortes maior que o estimado no holocausto durante os 6 anos da II guerra mundial. Não é possível que nenhum jornalista tenha feito a conta e questionado o PR. De onde esse indivíduo tirou esse número? Se o número estiver correto o que está sendo feito para evitar esse apocalipse anunciado?

  4. INSANIDADE NA PRESIDENCIA: Somente eleitores débeis,não sabiam a capacidade destrutiva do capetão,agora não dá mais,a verdade que virá choro e ranger de dentes.Namastê

  5. Mais triste e preocupante é incluir nos dados e cálculos as nossas capacidades versus nossas limitações técnicas no combate ao coronavírus, para ver se dá para diminuir o número de óbitos e não conseguir…
    ou concluir que o que mais se agrava são as nossas limitações, o que pode jogar este número lá para cima

    1. segundo um médico batalhador, e que já se contaminou em hospital particular top, meu sobrinho, já é 90% certo que vamos perder esta guerra por incapacidade técnica

      tudo que se faz de campanha é para que o doente morra numa cama

  6. Caro Nassif, permita-me uma retificação: datas 26/05, 27/05, 28/05, 29/05.
    Admiro muito seu trabalho, acompanho sempre entrevistas e reportagens. Abraços a Mariana! 🙂

  7. Pelas minhas estimativas, teremos um acumulado de 78,5 mil óbitos em 24/5 e de 88 mil em 25/5. No dia 31/5, 200 mil. Isso se a variação média entre as médias diárias ao final de sete dias consecutivos for de 1,4. Tem sido menor, felizmente, mas com tendência crescente.

    Os casos se acumularão à 2,4 milhões em 31/5.

  8. Olhando o Worldometer/Coronavirus:
    Em NOVOS CASOS diários, só EUA, Russia e UK estão à nossa frente. Estamos em QUARTO mo mundo.
    Em NOVAS MORTES diárias, só EUA e UK estão à nossa frente. Estamos em TERCEIRO no Mundo.
    Em TOTAL de casos, já seremos o NONO em um ou dois dias, ultrapassando o Irã. Em até uma semana poderemos passar a Turquia, assumindo o OITAVO lugar.
    Daí em diante, a distância para tristemente alcançarmos nossos ‘competidores” é maior e tomará mais tempo.
    Dependendo da duração da pandemia porém, é inexorável que alcancemos Alemanha, Inglaterra França e Rússia, todos com menos casos novos (exceto Rússia, ainda), população menor, mais recursos, menos miseráveis e há mais tempo na pandemia.
    E aí estaremos em QUARTO, atrás de Itália e Espanha. Se continuarmos crescendo, poderemos ultrapassá-las e ocuparmos um desonroso 2° lugar no mundo (Deus nos livre de alcançarmos Trumo: “America First!”).
    Tomara que o pico da nossa curva aconteça antes, lá para meados de maio, mas em se tratando de braZil sob Bolsonaro, tudo pode acontecer.
    Em TOTAL de MORTES, também ultrapassaremos o Irã em um dia ou dois e a Alemanha e a Bélgica em 4 a 5 dias, tornando-nos o SEXTO do mundo. Espero que não ultrapassemos mais ninguém, depende do tempo.
    Finalmente, na LETALIDADE, continuamos em DÉCIMO, na lista liderada pela Bélgica, cabeça a cabeça com Reino Unido, com assombrosos 15,6% e outros europeus acima dos 10% (França e Holanda não muito longe).

  9. Aí meu Deus, quero tomar logo essa vacina dos EUA,é preciso q os governos nos imponham mais restrições ditatoriais para livrar-nos do medo e pânico q causa esse vírus,ainda bem q as estatísticas e quem os fazem e divulgam são bem confiáveis!!!!!

  10. FOMOS UM DOS ÚLTIMOS PAÍSES A “RECEBER” O COVID E SEREMOS O MAIS AFETADO POR MALDADE E INCOMPETÊNCIA.
    URGE PRENDER ESSE GOVERNO DE GENOCIDAS EM SEGURANÇA MÁXIMA COM TODO O “ALTO” COMANDO MILITAR,ELES SÃO CRIMINOSOS, ASSASSINOS DE SEU PRÓPRIO POVO.

  11. boa noite, Nassif

    – Letalidade pelo estudo da UFPEL e do GOV de SC é de 0,33%
    – Levando em consideração a modelagem matematica do Imperial College of London que prevê que 81% da população mundial vá se infectar com o vírus.
    – levando em conta 210 000 000hab do Brasil, 81% infectado e 0,33% de letalidade teremos a estimativa de 561 330 óbitos até os 81%de hab sererm infectados.

    É possível que isso ocorra em 3-4 meses. Portanto, esses 86 000 em 30 dias estão dentro das estimativas.

    OBS: Esse número de letalidade (óbitos por doença dividido pelo total de infectados) está sendo bastante conservador, uma vez que países onde se está testando muito como os emirados arabes (110 400 testes/1M de hab, eles têm ~10M de hab, ou seja, já testaram 1/10 da população) estão com uma taxa de letalidade de 0,84%, Islândia com 0,55%.

  12. boa noite, Nassif

    – Letalidade pelo estudo da UFPEL e do GOV de SC é de 0,33%
    – Levando em consideração a modelagem matematica do Imperial College of London que prevê que 81% da população mundial vá se infectar com o vírus.
    – levando em conta 210 000 000hab do Brasil, 81% infectado e 0,33% de letalidade teremos a estimativa de 561 330 óbitos até os 81%de hab sererm infectados.

    É possível que isso ocorra em 3-4 meses. Portanto, esses 86 000 em 30 dias estão dentro das estimativas.

    OBS: Esse número de letalidade (óbitos por doença dividido pelo total de infectados) está sendo bastante conservador, uma vez que países onde se está testando muito como os emirados arabes (110 400 testes/1M de hab, eles têm ~10M de hab, ou seja, já testaram 1/10 da população) estão com uma taxa de letalidade de 0,84%, Islândia com 0,55%.

    um Abraço

  13. Meus pêsames as famílias.
    A dor é imensa.
    Mas infelizmente muitas famílias por essa imensa dor.

    Precisamos aumentar a restrição de circulação das pessoas, pensar inclusive em fechar supermercados e farmácias, além de proibir a circulação de veículos.

    nas cidades mais críticas chamar as forças armadas e políciais para a distribuição de alimentos e de gás de porta em porta, suspender os pagamentos e cortes no fornecimento de energia elétrica, água, gás e telefone.

    No atual ritmo dentro de alguns não haverá mais leitos nos hospitais, o que fará aumentar o número de vitimas para além dos casos da covid-19.

    O congresso precisa urgentemente criar um fundo de combate a novo coronavírus, que distribua recursos diretamente para estados e municípios.

  14. As projeções são muito difíceis de serem feitas. Qualquer dado a essa altura é de difícil interpretação. Tudo por uma razão simples: o Brasil passou janeiro e fevereiro contemplando a tragédia espanhola e italiana sem se preparar para a chegada da pandemia. Em janeiro e fevereiro o Governo poderia ter estruturado e colocado em prática Planos de Contingência comprando EPIs e equipamentos (ainda disponíveis), comprando testes (ainda disponíveis) e alterando sua matriz de produção industrial para a pandemia. Poderia também ter revisto o cadastro das pessoas que precisariam de auxílio. NADA FOI FEITO. Como não testamos o suficiente, não sabemos o tamanho do problema. Estamos num voo às cegas.

  15. Pouco antes da eleição de 2018 eu tinha duas convicções:
    1. Se Haddad tivesse ganho ele seria derrubado na marra;
    2. A eleição do Bolsonaro era um mal necessário, mas custaria caríssimo ao Brasil.
    Bem, a conta está chegando em termos econômicos, sociais, políticos e de vidas. Mas não considero isso o fim do mundo. Fim do mundo está no fato que, para minha quase convicção, depois de tanta desgraça o brasileiro não terá aprendido NADA!

  16. O Zé Sergio só lê os fakes produzidos pela moçada do gabinete do ódio. Os criadores ganham dinheiro do governo, de empresários e pessoas, tipo Zé Sergio, compartilham mentiras. É para isso que o gado serve.

  17. Isto sem contar que os dados das mortes estão com 14 dias de defasagem.
    Hoje 1° de maio, considerando o dobro de casos a cada 5 dias, teríamos cerca de 17 mil mortos a serem somados.

  18. Testes, taxa de letalidade, grupo de risco e propagação, e o comportamento perverso do presidente.

    Precisamos considerar que a real taxa de letalidade é desconhecida, por falta de tempo para pesquisas especificas.

    Os países que apresentam menor taxas de letalidade, são aqueles que conseguiram realizar um maior número de testes, rastrear os contatos, e isolar os infectados, protegendo os grupos de riscos.

    Quando não conseguimos proteger os grupos de riscos, em função da falta de testes, das condições socioeconômicas, religiosas, e o comportamento dos jovens saudáveis, o índice de letalidade aumenta consideravelmente.

    No Brasil temos o agravamento de um presidente de comportamento perverso, que aumenta exponencialmente a taxa de letalidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador