5 de junho de 2026

Encontro Lula-Trump e o “tesouro” das terras raras são tema do ‘O Mundo é um Moinho’ desta quinta

Pedro Costa Jr. recebe Luciana Bauer, Marcela Vieira e Daniel Tygel para discutir o potencial mineral e o cenário global

O programa O Mundo é um Moinho desta quinta-feira, 7 de maio, analisa os reflexos do recente encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Com foco na diplomacia pragmática e nos interesses econômicos, o debate central gravita em torno do potencial brasileiro na exploração de terras raras — elementos químicos fundamentais para a indústria de alta tecnologia e para a economia verde.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Para aprofundar a discussão, o mediador e cientista político Pedro Costa Júnior conversa com convidados que trazem perspectivas complementares e essenciais sobre o tema:

  • Luciana Bauer: Ex-juíza federal com vasta experiência em direito ambiental e fundadora do Jusclima, abordando os marcos regulatórios e a justiça climática.
  • Marcela Vieira: Pesquisadora, editora da Revista Rosa e moradora de Poços de Caldas (MG), região estratégica para a mineração desses minerais, trazendo o olhar da pesquisa e do contexto local.
  • Daniel Tygel: Físico, ex-vereador de Caldas e atual presidente da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, discutindo os limites técnicos da exploração e a preservação do patrimônio natural.

A edição explora como a riqueza mineral brasileira pode servir de alavanca para o desenvolvimento nacional ou se tornará apenas mais um capítulo da dependência externa frente às grandes potências.

Confira pelo link abaixo:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados