4 de junho de 2026

Estudo desmente eficácia da tese do ‘boi bombeiro’

Levantamento da UFMG demonstra que a quantidade de focos de incêndio no Pantanal é maior em cidades onde há mais cabeças de gado
Perto do Poconé (MT), o fotógrafo encontrou uma jaguatirica na estrada; “Ela morreu fugindo”, lhe disse o motorista que observava a cena ao seu lado (Foto: João Paulo Guimarães/Repórter Brasil)

Jornal GGN – A tese do “boi bombeiro” para controlar as queimadas no Pantanal, defendida pelo ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, Ricardo Salles, foi desmontada por um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgado nesta semana.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Para Salles, a tese do “boi bombeiro” é a melhor para evitar novos incêndios. A ideia consiste na criação de gados na região, para que eles comam o capim e assim reduzam a “massa orgânica” que propaga o fogo. 

No entanto, o levantamento da UFMG, a partir de dados sobre o rebanho bovino e o número de focos de calor em 2018, demonstra que a quantidade de focos de incêndio no Pantanal é maior em cidades onde há mais cabeças de gado, como Corumbá (MS) e Cáceres (MT). 

Corumbá, por exemplo, que liderava o número de cabeças de gado, com 1,8 milhão, em 2018, já registrou,  7.918 incêndios em 2020,  mais do que qualquer outra cidade do país.

Com informações de O Globo. 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Airton

    17 de outubro de 2020 5:03 pm

    A teoria do “boi bombeiro”, lançada pela ministra Tereza Cristina,

    Leia mais em: https://veja.abril.com.br/blog/sensacionalista/gado-causa-aglomeracao-ao-se-voluntariar-como-boi-bombeiro-no-pantanal/

  2. Airton

    17 de outubro de 2020 5:03 pm

    A teoria do “boi bombeiro”, lançada pela ministra Tereza Cristina,

  3. Bo Sahl

    17 de outubro de 2020 5:50 pm

    O negócio deles (Tereza, Salles e os ruralistas bandidos grileiros) é passar a boiada…
    Destroem biomas ricos em diversidade para reduzí-los à capim e depois dizem que “o que causa” o fogo é … o capim não “ruminado”.
    Acham que somos todos ruminantes, né?

  4. Zé Sérgio

    18 de outubro de 2020 10:03 am

    A foto usada em diversas Matérias é emblemática. 400.000.000 de Animais são mortos em Atropelamentos nas Rodovias Brasileiras, no país onde a Caça é proibida. Não é a Pátria da Surrealidade? Mas sem a Mão Pesada do Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista e sua Criminalização, Burocratização e Judicialização desta questão também, como manter Nababescos Salários, Controle de Bilionárias Verbas e Gigantescos Territórios com a desculpa de proteger a BioDiversidade? Sabemos. Tudo é para salvar as Árvores e os Animais num farsante Argumento do Politicamente Correto. Pobre país rico. Qual é a Profissão de Marina Silva? Se sustenta através de qual profissão que exerce? Mas de muito fácil explicação.

Recomendados para você

Recomendados