Estudo desmente eficácia da tese do ‘boi bombeiro’

Levantamento da UFMG demonstra que a quantidade de focos de incêndio no Pantanal é maior em cidades onde há mais cabeças de gado

Perto do Poconé (MT), o fotógrafo encontrou uma jaguatirica na estrada; “Ela morreu fugindo”, lhe disse o motorista que observava a cena ao seu lado (Foto: João Paulo Guimarães/Repórter Brasil)

Jornal GGN – A tese do “boi bombeiro” para controlar as queimadas no Pantanal, defendida pelo ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, Ricardo Salles, foi desmontada por um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgado nesta semana.

Para Salles, a tese do “boi bombeiro” é a melhor para evitar novos incêndios. A ideia consiste na criação de gados na região, para que eles comam o capim e assim reduzam a “massa orgânica” que propaga o fogo. 

No entanto, o levantamento da UFMG, a partir de dados sobre o rebanho bovino e o número de focos de calor em 2018, demonstra que a quantidade de focos de incêndio no Pantanal é maior em cidades onde há mais cabeças de gado, como Corumbá (MS) e Cáceres (MT). 

Corumbá, por exemplo, que liderava o número de cabeças de gado, com 1,8 milhão, em 2018, já registrou,  7.918 incêndios em 2020,  mais do que qualquer outra cidade do país.

Com informações de O Globo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  O Xadrez das chagas do sistema judicial com o caso André do Rap

4 comentários

  1. O negócio deles (Tereza, Salles e os ruralistas bandidos grileiros) é passar a boiada…
    Destroem biomas ricos em diversidade para reduzí-los à capim e depois dizem que “o que causa” o fogo é … o capim não “ruminado”.
    Acham que somos todos ruminantes, né?

  2. A foto usada em diversas Matérias é emblemática. 400.000.000 de Animais são mortos em Atropelamentos nas Rodovias Brasileiras, no país onde a Caça é proibida. Não é a Pátria da Surrealidade? Mas sem a Mão Pesada do Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista e sua Criminalização, Burocratização e Judicialização desta questão também, como manter Nababescos Salários, Controle de Bilionárias Verbas e Gigantescos Territórios com a desculpa de proteger a BioDiversidade? Sabemos. Tudo é para salvar as Árvores e os Animais num farsante Argumento do Politicamente Correto. Pobre país rico. Qual é a Profissão de Marina Silva? Se sustenta através de qual profissão que exerce? Mas de muito fácil explicação.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome