EUA pressionam países a rejeitar ajuda de Cuba durante pandemia de coronavírus

Cuba desempenhou um papel de liderança na luta global contra o surto, enviando equipes médicas e ajuda a alguns dos países mais afetados, incluindo a Itália

Do Morning Star

Os Estados Unidos lançaram um ataque impressionante às missões de assistência médica de Cuba, com o governo Trump pressionando os países a rejeitá-los durante a pandemia de coronavírus.

Cuba desempenhou um papel de liderança na luta global contra o surto, enviando equipes médicas e ajuda a alguns dos países mais afetados, incluindo a Itália.

Também forneceu suprimentos do interferon alfa-2b, que se mostrou eficaz quando usado no tratamento de mais de 1.500 pacientes com coronavírus e é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para combater doenças respiratórias.

Mas Washington afirmou que o objetivo de Cuba não era impedir a propagação do Covid-19, mas recuperar o dinheiro perdido quando alguns dos países que pagam pela ajuda de seus médicos “abandonaram esse programa abusivo”.

A embaixada dos EUA em Havana acusou falsamente o governo cubano de “reter a maior parte do salário de médicos e enfermeiros em missões de ajuda internacional, expondo-os a terríveis condições de trabalho”.

O programa médico humanitário de Havana foi desenvolvido após a revolução de 1959 e trouxe cuidados de saúde para nações empobrecidas em todo o mundo.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Cuba, mais de 600.000 médicos, enfermeiros e técnicos médicos foram enviados para mais de 160 países desde a década de 1960. Atualmente, o programa está ativo em cerca de 60 países.

Enquanto cerca de duas dezenas de missões são fornecidas gratuitamente, outros países pagam Havana. Isso gera cerca de US $ 6,3 bilhões (US $ 4,8 bilhões) por ano, ajudando a mitigar o impacto do bloqueio econômico de seis décadas nos EUA.

O programa foi atacado no ano passado quando o presidente dos EUA, Donald Trump, insistiu que a ilha socialista o estava usando para minar a democracia em países como a Venezuela, onde Washington busca a derrubada do governo democraticamente eleito liderado pelo presidente Nicolas Maduro.

Sob pressão de Washington, vários governos de direita pediram que as missões médicas fossem embora.

Um deles era o Brasil, cujo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro expulsou a maioria dos 10.000 médicos do país e os chamou de terroristas disfarçados de uniforme.

Desde então, ele foi forçado a fazer uma reviravolta embaraçosa, pedindo às equipes médicas cubanas que retornem enquanto o Brasil luta para conter a disseminação do coronavírus.

Washington intensificou protestos contra Cuba e China, pois suas missões de ajuda humanitária lideram a resposta global à pandemia de coronavírus.

Ao mesmo tempo, os EUA reforçaram as sanções contra países como Irã e Venezuela.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Veto de Bolsonaro compromete agenda de Guedes

17 comentários

  1. O meu ídalo Trump nunca deixou de ser um asco, quem acompanha a vida dele como empresário conhece o padrão de pilantragem que cercou alguns de seus negócios.
    Graças a um artifício muito bem utilizado por Robert Mercer, DTrump chegou lá, e dali em diante tem sido uma ou mais mentiras por dia.
    O dr.Fauci, craque imunologista com atuação importantíssima na pesquisa da Aids, sempre diz que as metas do mr.president não passam de sonhos delirantes, e vários outros médicos renomados repetem a mesma coisa, o cara é um mentiroso.
    Como ele já viu o que fez, está tentando encontrar um fantasma para desviar a atenção, algo impossível em função da quantidade de óbitos que continuam a serem colocados nos pés dele.
    Está tentando criar fantasma em cima de Maduro e agora, outro em cima dos excelentes médicos cubanos, atitude bem de acordo com o caráter do sujeito.
    Como pode ser visto, fica fácil explicar a extraordinária atração que o vendedor de sonhos exerce sobre a nossa família miliciana.

    26
    2
  2. Quem disse que o Tio Sam não contribuiria com a sua mão amiga e seu braço forte?

    Esquerdistas injustos!

    É a velha e boa ajuda de sempre, pois nisso não lhe falta conhecimentos.

    8
    34
  3. O mundo já entende o motivo pelo qual a China superará os Estados Unidos como maior economia do planeta. Ele se evidencia nesta pandemia do corona vírus, é a valorização da vida, a diferença. Não são bombas e mísseis.

    18
  4. O Brasil chega em 2020 com três políticas de Estado (que praticamente substituíram os três poderes formais) baseadas na visão de país dos poderes do Bolsolavistão, Evanjeguistão e Juristocratura.
    Some-se a isso, o apoio dos milionários a essa “experiência” social maligna e temos esse povo dividido e em sua maioria na ignorância (alô classe média), não está minimamente informado sobre a guerra híbrida que está acontecendo no mundo, nem no país e muito menos sobre a mais que possível virada do poder mundial. Importante também lembrar, os no mínimo 40 anos de guerra semiótica sobre o papel do Estado no hemisfério ocidental. Ele foi enfraquecido e tomado pelos bilionários. O Estado moderno serve ao poder econômico, não ao povo.
    Aos EUA, que seguirão sendo a maior potência armada do planeta, caberá reconhecer o declínio da influência econômica e de sua geoestratégia (os povos do mundo estão de saco cheio de serem exterminados em nome da tal “liberdade” de serem roubados) ou nos explodir a todos, inclusive a si mesmos. A China e a Rússia podem menos, mas já mostraram que tem o suficiente…
    E fica patente a fraqueza da grande mídia, que só tem força quando apoia esses novos poderes constituídos. Ela os acobertou fazendo o zé povinho saber e pensar exatamente como eles queriam. E quando ela ameaça sair do barco da enganação, o que é raro, como no atual desembarque do governo do doidão, fica claro que ela não manda nada.

    14
  5. Acho maravilhoso o espírito de solidariedade do trump e do seu “acepipe” bolsonaro.
    Se vão morrer algumas pessoas, por que não colaborar com a vontade de deus acelerando sua ida aos céus?

  6. Sabe, nenhum dos mencionados por voce acredita num Deus.
    Se acreditassem, não seriam tão cruéis à ponto de colocar seus negócios, licitos ou não, acima de tantas vidas.

  7. Uma entrevista do Roberto Cardoso, do Canal Pensando Alto no YouTube, com o médico cubano Oscar Dias é muito elucidativa. Nassif, penso que o nosso principal papel é derrubar este argumento nefasto contra o socialismo e o comunismo. Uso exemplos sempre que preciso rebater um fanático, não é nem por ele, pois se trata de um doente e ignorante, mas pelas pessoas que estão no meio do embate. Vejam, médicos cubanos, chineses, russos e venezuelanos estão indo em Socorro dos países afetados pela pandemia. Estão na Espanha, na Itália, na França e em outros. Vocês ouviram falar que os Estados Unidos alocou recursos materiais ou pessoais para algum lugar? E há dezenas de outros exemplos em diversas outras áreas. Os Estados Unidos colaboram para derrubar governos com os quais não se alinham, fazem atentado, guerras, criam situações falsas para matar líderes políticos e religiosos no mundo todo. É a política da rapinagem. O presidente brasileiro, doente e fanático prefere brigar com seu principal parceiro comercial e um dos que está auxiliando dezenas países nesta crise. Chineses e russos destinam Antonov carregado de equipamentos, testes, Luvas, máscaras e outros inclusive para países com os quais não se identifica ideologicamente. Aí os Estados Unidos atacam com fakenews dizendo que a China está de olho no mundo pós pandemia. Existe uma lógica, após esta crise se a Itália, a Espanha e os demais países optarem por ampliar seus negócios com a China, Cuba, Rússia e Venezuela estarão errados? Se aproximarão dos Estados Unidos? Só governantes doentes, fanáticos e ideologicamente perturbados e descomprometidos com seu país. Como é o caso de Jair Bolsonaro que só leva humilhação e desprezo de Donald Trump, mas como mulher de bandido continua com juras de amor.

  8. No fundo gostei que na verdade em ajuda quem chegou mesmo para dar uma mao aos paises necessitados como a Italia sejam exatamente a parte socialista, comunista do mundo. Aposto que se a Africa pudesse daria um show de compaixao.

  9. Não há limites para esses ianques egocêntricos assassinos! O Universo vai dar o troco e fazer justiça contra tanta ganância e desumanidade cometida pelos Estados Unidos! Na verdade, os nazistas ianques já estão começando a pagar por seus crimes, porque não dão valor a vidas humanas, mas somente a seu imperialismo bruto e genocida.

  10. Não vamos atacar o povo norte-americano, formado por pessoas oriundas de todo o mundo. Na verdade, os USA Inc. é uma colonia dos sionistas khazarians, utilizada como força militar para subjugar os povos do mundo que não se submetem aos ditames da tribo maldita. Mesmo entre a população norte-americana ficou bastante clara a manipulação das pessoas, na defesa dos interesses mesquinhos da canalha. A derrocada desse lixo humano e suas maquinações diabólicas estão chegando ao fim… Muito em breve o povo norte-americano também encontrará uma forma de eliminar esse cancer da humanidade…

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome