Extremismo: Milícia de ultradireita planejou sequestro de governadora Democrata, diz FBI

A governadora Whitmer tem sido alvo de ameaças de morte devido aos seus esforços para enfrentar o coronavírus e à decisão de emitir ordens de permanência em casa

FILE – In a June 17, 2020, file photo provided by the Michigan Office of the Governor, Michigan’s Democratic Gov. Gretchen Whitmer addresses the state during a speech in Lansing, Mich. Whitmer has extended Michigan’s coronavirus emergency through Sept. 4, enabling her to keep in place restrictions designed to curb COVID-19. The Democratic governor on Friday, Aug. 7, 2020, pointed to an uptick in cases. Since nearly two months ago, the seven-day statewide average is up six-fold, to about 700. (Michigan Office of the Governor via AP, File)

Da CNN americana

Seis homens foram acusados nesta quinta-feira (8) de um suposto complô para sequestrar a governadora democrata de Michigan, Gretchen Whitmer, de acordo com uma denúncia criminal federal.

O suposto complô incluía planos para derrubar vários governos estaduais que os suspeitos “acreditam estar violando a Constituição dos Estados Unidos”, incluindo Whitmer, de acordo com a denúncia.

O FBI tomou conhecimento do esquema, relatado pela primeira vez pelo The Detroit News, no início de 2020, por meio de um grupo de mídia social, de acordo com a queixa criminal.

As prisões devem chamar a atenção para as tensões políticas que assolam o país nas últimas semanas da temporada eleitoral de 2020, e sublinham as advertências de policiais, membros do Congresso e grupos que monitoram o extremismo sobre a crescente ameaça de milícias e grupos certos.

A governadora Whitmer tem sido o foco de grupos de extrema direita por causa de seu tratamento sobre a pandemia do coronavírus.

Os seis indivíduos acusados ​​no Distrito Ocidental de Michigan de conspiração para sequestrar são Adam Fox, Ty Garbin, Kaleb Franks, Daniel Harris, Brandon Caserta, todos de Michigan, e o residente de Delaware Barry Croft.

Os documentos judiciais dizem que o FBI plantou um agente disfarçado para viajar para Dublin, Ohio, em 6 de junho para uma reunião com Croft, Fox e cerca de 13 outras pessoas.

“Eles discutiram diferentes maneiras de atingir esse objetivo, desde esforços pacíficos até ações violentas… Vários membros falaram em assassinar ‘tiranos’ ou ‘tomar’ um governador em exercício”, segundo a denúncia.

Em um ponto durante a reunião, o grupo discutiu aumentar seus membros e Fox alcançou um “grupo de milícia de base de Michigan”, de acordo com a denúncia.

Em 14 de junho, um segundo informante confidencial confirmou que Fox foi apresentado ao líder do grupo de milícia e eles se encontraram em Grand Rapids, Michigan. O informante gravou conversas com Fox nas quais ele alegadamente disse que precisava de “200 homens” para invadir o prédio do Capitólio em Lansing e fazer reféns, incluindo Whitmer, de acordo com a denúncia criminal.

Enquanto o Capitol tem um escritório formal para o governador, Whitmer trabalha em um escritório do outro lado da rua.

Fox explicou que julgariam a governadora de Michigan por “traição” e ele disse que executariam o plano antes das eleições de novembro de 2020, de acordo com a denúncia criminal.

Em 20 de junho, Fox, Garbin e outros se encontraram na loja de Fox em Grand Rapids, onde os participantes se reuniram no porão acessado por um alçapão escondido sob um tapete no andar principal, de acordo com a queixa criminal. Os participantes entregaram seus telefones celulares, que foram trazidos para cima para “evitar qualquer monitoramento”.

“Os participantes discutiram os planos para atacar o Capitólio do Estado de Michigan, combatendo os primeiros respondentes da lei e usando ‘coquetéis molotov’ para destruir os veículos da polícia. Os participantes também discutiram os planos para uma reunião adicional durante o primeiro fim de semana de julho, quando também conduziriam armas de fogo e treinamento tático ”, de acordo com a denúncia criminal.

Os cinco réus que são residentes de Michigan compareceram ao tribunal na tarde de quinta-feira e solicitaram os advogados indicados pelo tribunal. As audiências de Bond estão marcadas para terça-feira.

O paradeiro de Croft, o residente de Delaware, não é claro.
Whitmer deve fazer comentários na tarde de quinta-feira. O líder da maioria no Senado de Michigan, Mike Shirkey, um republicano, condenou veementemente a ameaça contra a governadora.

“Uma ameaça contra nossa governadora é uma ameaça contra todos nós”, disse Shirkey em um comunicado. “Condenamos as ações do grupo de indivíduos que conspiraram contra a governadora Whitmer e o governo estadual. Essas pessoas não são patriotas. Não há honra em suas ações. Eles são criminosos e traidores, e devem ser processados ​​em toda a extensão do lei.”

Whitmer tem sido alvo de várias ameaças de morte devido aos seus esforços de resposta ao coronavírus e à decisão de emitir ordens de permanência em casa. Em abril, manifestantes e milícias se reuniram na capital do estado para um comício, bloqueando as ruas para pedir a Whitmer que suspendesse sua ordem de ficar em casa.

Em um determinado momento da primavera, manifestantes armados entraram na capital do estado, onde é legal portar armas de fogo abertamente, e exigiram o fim do estado de emergência de Michigan.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um grupo dos 300, que se satisfazia num ajuntamento de 200 para encaminharem suas doideiras. Mostra que malucos raivosos, quando se encontram por redes sociais, se tornam um perigo para a civilidade e ordem, principalmente por se acreditarem representantes das ordenações dos “bons costumes”. Com o aumento das divisões, frustrações, raivas e perturbações psíquicas, o futuro imediato não parece nada calmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador