Frei Betto lança sua biografia nesta sexta, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

frei_betto_biografia.jpg
 
Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – Nesta sexta-feira (9), Frei Betto lança sua biografia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. A obra “Frei Betto – Biografia”, escrita pela jornalista Evanize Sydow e pelo historiador Américo Freire, conta a trajetória do escritor e religioso, e sua importância na propagação da Teologia da Libertação.
 
“O livro percorre a história de uma igreja voltada para o social e em conexão com as esquerdas e os movimentos sociais”, afirma Freire. “Betto é um personagem-chave dessa história no Brasil e uma figura fundamental para entender como acontecem essas conexões. Ele é um articulador nesse processo, porque ajuda a compor o campo popular no país. Rever a biografia dele é compreender esse papel que o Betto teve como ponte”, afirma o historiador. 

 
Freire também crê que, em um cenário de crise política, a história de Frei Betto pode ajudar a entender mais como uma esquerda cristã se formou e chegou ao poder. 
 
Além de entrevistas com Frei Betto, os autores do livro também colheram depoimentos de nomes como Raduan Nassar, Dom Paulo Evaristo Arns, Chico Buarque e Adolfo Perez Esquivel para elaborar o perfil do religioso. 
 
“Tentamos humanizar a figura de Betto, num trabalho de aproximação e distanciamento. “Desde cedo, ele queria sair da escola elitista em que estudava para conhecer as periferias. E desde cedo a mãe o incentivou. Os pés na base, como ele costuma dizer, o fizeram ser quem ele é hoje”, diz Evanize. 
 
Abaixo, leia um trecho do prefácio, escrito por Fidel Castro:
 
“Frei Betto impregna-se de alto sentido de lealdade e amizade. Defende com veemência Cuba e a Revolução, sem deixar de sustentar pontos discrepantes ou diferentes dos nossos. Procuramos analisá-los e discuti-los de modo construtivo entre revolucionários e verdadeiros amigos, como o comprova o diálogo mantido entre nós dois, publicado por ele com o título Fidel e a religião.(…)
 
Homem simples, de fala pausada, com a modéstia e a humildade que enaltece a sua condição de religioso, se identificou com os valores genuínos de nossa Revolução, que, segundo afirma, são também os da confissão cristã que ele professa: justiça, igualdade, compromisso com os pobres e discriminados.
 
Contudo, ninguém suponha que não debatemos bastante. Betto defende teorias científicas nas quais acredita firmemente, baseadas no big bang. Foi das primeiras pessoas que me falou deste fenômeno singular”.
 
SERVIÇO:
 
Lançamento do livro ‘Frei Betto – Biografia’
 
Data: sexta-feira, 9 de junho de 2017
 
Horário: a partir das 19 h
 
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rua João Basso, 321, centro
 
Assine
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. frei….

    A esquerdopatia tupiniquim.  Uma passada por Cuba, para uma foto com Fidel, mas o retorno por Miami, para umas compras. Afinal ninguém é de ferro. Nem mesmo sendo anticapitalista. Patrocínio das Empresas Odebrecht. Acessoria, é claro. 

  2. Surpreendente um biografado

    Surpreendente um biografado lançar sua biografia escrita por outros.  Ele é o personagem e não o autor.

    O normal é o escritor lançar a biografia de um personagem.

    Comum é o lançamento de autobiofografia pelo proprio, que é  ao mesmo tempo escritor e personagem.

     

  3. Esse é o Frei Betto.

    Dizem algumas correntes que o Frei Betto teria feito campanha para a nomeação do desequilibrado Joaquim Barbosa pelo Presidente Luiz Inácio. Se isso é verdade, além da biografia, ele terá que programar severas penitências a cumprir para expiar os seus pecados, até chegar a hora do acerto final. Porque o Lula já paga caro, e paga em vida, por aquela infeliz nomeação. O sujeito não se destaca em nenhum quesito, nem no que tange a qualificações humanas, nem morais, nem no lado técnico e profissional. Um desastre ferroviário completo. Só não consegue estar mais abaixo, em nível de suas qualificações, quando comparado com os pares com quem conviveu no supremim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador