Fux diz que Brasil não tem cultura ética e Lava Jato não pode acabar

"As pessoas não têm, na sua própria cultura, a ideia introjetada de ética e moralidade porque houve uma rotinização de escândalos no país", afirma ministro

Foto: Agência Brasil

Do Conjur

O Brasil não pode permitir a desconstrução da operação “lava jato”, como aconteceu na Itália, berço da “mãos limpas”, investigação de casos de corrupção no país europeu durante a década de 1990. A opinião é do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux.

Em palestra nesta sexta-feira (11/12) na Academia da Polícia Federal, em Brasília, o presidente do STF apresentou o histórico do combate à corrupção tomando como exemplo as duas operações. “Nós, evidentemente, não vamos permitir a desconstrução da operação exitosa que foi a ‘lava jato'”, afirmou, destacando estratégias “de primeiro mundo”” usadas na operação, como delações premiadas, agentes infiltrados e interceptações telefônicas.

Fux já havia assegurado antes sua intenção de garantir que a operação tenha continuidade. “Quero garantir que a ‘lava jato’ vai continuar. E essa palavra não é de um brasileiro, é de alguém que assume a presidência do Supremo Tribunal Federal no ano que vem, podem me cobrar”, disse, em julho de 2019.

Nesta sexta, o ministro ponderou que a corrupção está presente na postura de indiferença da sociedade: “as pessoas não têm, na sua própria cultura, a ideia introjetada de ética e moralidade porque houve uma rotinização de escândalos no país.”

Ele disse que a corrupção se aprimora à frente das leis e provoca prejuízos para a sociedade, na medida em que, por exemplo, retira “recursos da merenda, das escolas, leitos dos hospitais e reduz as chances de uma vida digna ao cidadão”. Destacou os desvios de dinheiro que seria destinado à compra de respiradores: “Isso não tem perdão”.

Também participou da cerimônia para mais de 280 futuros delegados e peritos, o diretor-geral da PF, Rolando Alexandre Souza.

 

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Nós, evidentemente, não vamos permitir a desconstrução da operação exitosa que foi a ‘lava jato’”
    “Quero garantir que a ‘lava jato’ vai continuar. E essa palavra não é de um brasileiro, é de alguém que assume a presidência do Supremo Tribunal Federal no ano que vem, podem me cobrar”
    Eita! O cara parece ser o Mega/Top/Power/Dono do Pedaço. Presidente, ministro da Justiça, Procurador Geral da República e Chefe da PF.
    Acho que até cabe um “Cala a boca, Batista”

    1. É a Pátria da Surrealidade !! Pior que esta, somente aquela do Deputado que falou que ele e seus Pares eram corruptos, porque o Povo é corrupto. FUX acusa ao Povo e à Nação pelas suas transgressões, omissões e crimes. E mesmas atitudes de toda Elite do Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. O pior deste Brasil, não é que dão um microfone para que sejam reveladas tantas asneiras. É que dão Mandatos para estes párias. E não se tem controle algum sobre este Poder Absolutista que é “vendido” como Democrático !!! Pobre país rico. 30 anos de farsante Constituição Cidadã? Suas Elites seriam cômicas se não fossem trágicas. Uma Nação comandada pelo cabresto de um STF destes, pode esperar pelo que? Mas de muito fácil explicação.

  2. “as pessoas não têm, na sua própria cultura, a ideia introjetada de ética e moralidade porque houve uma rotinização de escândalos no país.”

    Assim falou a pai da moça totalmente inexperiente que ele fez desembargadora.
    De ética ele fala de cátedra.

  3. Botar a raposa para administrar o galinheiro.
    Qual é mesmo a ética dos Jateiros?

    Olê, o Fux é nosso

    Esse elemento vê pelo em ovo

    Vamos fundar uma empresa de faxada e lucrar

  4. Fiquei sem saber quem é esse cara. Disse em 2019 que não era um brasileiro e que assumiria a presidência do Supremo Tribunal Federal em 2020. Então, STF de qual país ele assumiu a presidência ? De qualquer forma tenho inveja, inveja boa, no melhor dos sentidos, do país onde ele preside o STF e se preocupa em introjetar na sociedade a idéia de uma cultura ética.

  5. Ética, melhor estica, é uma palestra remunerada na xp com a fina flor dos bankster e financistas garantindo que a lava jato jamais chegaria na fonte primaria da corrupção.
    Este coiso do stf e o bozo são a mesma face da da bananaland, o topetudo como diferencial negativo sabe ler mas não interpretar o texto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador