6 de agosto de 2026

EUA mantêm embaixadora brasileira em funções, apesar de restringirem seu visto

Medida restringe circulação de Maria Luiza Viotti; governo brasileiro vê provocação de Trump e descarta retaliação imediata
Foto: Agência Brasil

▸ EUA restringem visto da embaixadora brasileira Maria Luiza Viotti, limitando entradas múltiplas a uma só.

▸ Medida ocorre em meio a atritos pela indicação de Daniel Perez para embaixada dos EUA em Brasília.

▸ Brasil mantém Viotti no cargo e evita retaliações para não agravar crise diplomática pré-eleitoral.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O governo dos Estados Unidos esclareceu que modificou o visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, restringindo a permissão de entradas múltiplas para apenas uma entrada em solo americano. A alteração impede que a diplomata retorne ao país sem solicitar uma nova autorização caso decida cruzar a fronteira. Apesar da mudança, a Casa Branca confirmou por vias diplomáticas que Viotti permanece no exercício pleno de suas funções como representante oficial do Estado brasileiro. As informações são de Jamil Chade, no ICL Notícias.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A manobra do governo Donald Trump ocorre em meio a atritos diplomáticos provocados pelo ritmo de aprovação de Daniel Perez, indicado pela Casa Branca para assumir a embaixada dos EUA em Brasília. O Palácio do Planalto, no entanto, argumenta que o nome de Perez sequer foi apreciado pelo Senado americano, etapa indispensável antes de qualquer chancela pelo governo brasileiro.

Estratégia de contenção

No Palácio do Planalto, a ação da gestão Trump foi avaliada como uma tentativa de constrangimento público e ingerência política. A avaliação interna é que uma reação severa ou a retirada imediata de Maria Luiza Viotti da capital americana poderia servir de pretexto para o rebaixamento formal das relações bilaterais entre os dois países.

Diante do cenário, a orientação da diplomacia brasileira é manter a embaixadora no posto e evitar retaliações imediatas. O governo brasileiro considera que uma resposta precipitada amplificaria a crise diplomática às vésperas do período eleitoral.

Repercussão na política americana

A medida adotada pela Casa Branca gerou reações no cenário político norte-americano. Lideranças do Partido Democrata criticaram a postura da administração republicana em relação ao aliado sul-americano.

A senadora Jeanne Shaheen, integrante do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, utilizou as redes sociais para questionar a eficácia da decisão: “Nada demonstra melhor a promoção dos interesses dos EUA do que revogar o visto do principal diplomata de um de nossos parceiros. Mais uma vez, esta Administração desperdiçou a diplomacia em detrimento dos povos americano e brasileiro.

Apesar das pressões de Washington, o governo brasileiro sinaliza que não pretende acelerar a concessão de credenciais ao indicado americano e mantém o acompanhamento do caso por meio de canais formais, monitorando eventuais novos desdobramentos na rotina de trabalho da representação em Washington.

LEIA TAMBÉM:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados