Fux não pode ser presidente do STF, por Luis Nassif

Sem as prerrogativas da presidência, Fux se valeu várias vezes de manobras regimentais para impor teses absurdas, mostrando total falta de limites para o uso de suas atribuições.

A informação de Veja, de que Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) estão buscando podres de Luiz Fux para impedir sua eleição para a presidência da casa, pelo sistema de rodízio, peca por um ponto. Não há necessidade de informações adicionais sobre Fux, para avaliar o risco que representa para a desmoralização final do STF.

Sem as prerrogativas da presidência, Fux se valeu várias vezes de manobras regimentais para impor teses absurdas, mostrando total falta de limites para o uso de suas atribuições.

O uso que faz da sua gaveta, pedindo vistas de processos apenas para paralisar sua tramitação, é indecente, para se dizer o mínimo. Manteve parado por anos a votação do auxílio moradia para magistrados que já dispunham de casa própria. Mantém parado há quase uma década votações sobre crimes da ditadura. No final do mensalão, uma decisão sua trancou toda a pauta de votações do Congresso, para impedir mudanças na legislação de royalties que poderia prejudicar o Rio de Janeiro.

Recentemente, em palestra paga pela XP, colocou-se à disposição do mercado para aprovar todas as reformas de seu interesse. Se não foi quebra de decoro, não sei o nome que se dá a essa atitude.

Finalmente, a decisão de cassar uma liminar concedida pelo próprio presidente do STF coroa seu comportamento totalmente.

Com exceção de Luis Roberto Barroso, não consigo ver outro Ministro capaz de avalizar sua conduta.

 

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo. Se Luiz Fux for empossado presidente do STF o Judiciário será rapidamente controlado pela familícia Bolsonaro. A independência do Judiciário deixará de existir. Os abusos da tirania e a insegurança jurídica certamente aumentarão muito.

    1. Uma pena e você e o Nassif estão corretos na apreensão, já que há muito expediente acontecido do “Fux que é truta”, e o judiciário em sua maioria parece que prefere que o caos e a incerteza jurídica prosperem, contanto que continuem tendo acesso aos grandes gastos e soldos polpudos. Muito da injustiças na história do país, tem por trás a conivência da “justissa” brasileira. Já que o pessoal da área jurídica está deixando as “humanidades” de lado, está chegando a hora de automatizar as operações e iniciar planos de demissão em massa. O algorítimo já está pronto e é usado há um bom tempo: primeiro punir pobres, pretos e petistas

  2. Nassif realmente não gosta das indicações da ex-presidente Dilma Roussef.
    A quem diga que ele vai “matar no peito” esta tarefa.
    Pessoalmente não acredito que seus pares (ou impares) façam algo (público) para barrar sua eleição.

    1. Muitas coisas boas o PT fez. Mas também cometeu erros gravíssimos: ministros do STF, PGR, proteção ao Sistema Financeiro, regulação da mídia, reforma política, manutenção da concentração de renda… por tudo isso, o PT deveria ouvir a orientação política de Gilberto Carvalho.

      1. Diferenças e responsabilidades:
        As nomeações de Lula e Dilma, diferentemente das do Messias Bozo, foram feitas na máxima boa fé.
        As nomeações do Messias Bozo, por sua vez, dão-se por interesse pessoal e absoluta compatibilidade de caráter.

      2. A experiência do PT não foi de toda ruim; serviu para provar que o governo não pode ser republicano ante verdadeiras quadrilhas que se adonaram do Estado, aquilo que Max Weber denominou de estamentos burocráticos. A esquerda precisa acordar para a urgência da reforma administrativa, para profissionalizar o serviço público e acabar de uma vez os privilégios que envergonham o Brasil como nação. A propósito, é preciso criar uma tese jurídica derrubando o direito adquirido quando relacionado a privilégios. Pensão de filha de militar (e de filha de magistrado, em São Paulo e Rio, me parece que também) é privilégio imoral que tem que ser extinguido totalmente (para frente já é, para trás também tem que ser). Outra coisa é a fraude aberta com as pensões de militares; empregadas domésticas, cuidadoras, sobrinhas, amigas etc foram casadas com velhinhos com o pé-na cova para herdar as pensões militares. No Rio de Janeiro é raro encontrar alguma família que não tenha pelo menos um caso! E todo o mundo faz de conta que isto não existe.

  3. Pô, so faltava essa! Internautas não sei de que, culparem Lula, Dilma e o PT pelas merdas que Luiz Fux e Roberto Barroso fazem constantemente.So falta dizerem que foram Lula e Dilma quem nomearam Moro, Weintraub, Roberto Alvim, Onyx, Damares, Araújo e outras merdas correlatas que compõem o ministério evangélico/ fascista do inigualável mega-entupido Jair Bolsonaro!

    1. Esses caras que tem a cara de pau de ficar falando das escolhas do PT merecem encarar umas décadas de fascismo para que, assim, talvez, possam ser felizes. Ou descobrirão que com o governo que, segundo eles, errava tanto, eles não teriam sido tão infelizes. Cada boçal tem o governo que merece.

  4. Mas ele deve estar se indagando como aquele antigo bordão: mas sou só eu? Cadê os outros?!?!? Se fosse só ele que engavetasse e fizesse chicanas tava facil de resolver……tem um segurando hc de Lula enquanto diz aos quatro ventos que seu processo merece revisão…..mas fica sentadinho em cima do que realmente importa……….
    Fossemos levar a fundo não sobrava um……..
    E o congresso hein???? É um puxadinho descarado e vergonhoso dos abutres dos rentistas vagabundos….são os nossos “300”… todos contra o país…
    E o banqueiro travestido de ministro? E sua sanha em destruir o Estado por dentro……o tal fuchs é peixe pequeno …
    E nem falei da mídia bandida e genocida…..

  5. Temos os piores membros que compõem o STF de todos os tempos. Cinco ministros que fazem parte do conjunto jamais, e tenho certeza, nunca ouviram a palavra DIREITO, não conhecem as leis que estão em vigor, e por incrível que pareça, esses possuidores de Grande Saber Jurídico nunca leram e nem sabem que existe uma Constituição em que está escrito o proceder correto e obrigatório de todas as pessoas e principalmente deles próprios. Agora, Luiz Fux como presidente do STF e a possível entrada de Sérgio Moro – o Congresso tem que estar atento a esse indivíduo – a credibilidade já baixa na Instituição fará de nossa Corte Maior, além do vexame aqui como também no mundo inteiro, os julgamentos proferidos por eles serem apenas entendidos por doentes mentais, pois o que esses membros do STF entendem como certo é humanamente impossível a compreensão das pessoas com a faculdade do pensamento perfeita.

  6. Fux está onde está, justamente pq o poder judiciário é o que é. As grandes bancas, oab, etc… se empoderam bancando esse tipo de candidatura ao topo do poder judiciário, especialmente no Rj. Ninguém precisa procurar nada contra Fux. Se fosse bom não teria sido indicado e, aprovado pelo senado. Poderia até ser indicado mas a Globo ia fazer um fuzuê e o senado outro. o STF não precisa de NADA pra se livrar desse vômito fascista. Basta q, na hora da votação protocolar, ninguém vote de acordo com o protocolo. Quer dizer, Barroso vota pq consegue ser pior que Fux que, pelo menos teve a decência de não se fingir de acadêmico,embora seja. Aliás, pra termos uma ideia de como funciona toda a estrutura do Judiciário,FUX é professor universitário. Precisa dizer mais alguma coisa? Só vai ser presidente do STF se os ministros tiverem fechados com a milícia evange-sionista e aí, que se dane pq entregar a mais alta corte do país aos milicianos é jogar a toalha. Na hora da votação protocolar, escrevam lá TEORI ZAVASCKI assassinado pela LavaJato com a cumplicidade de membros da Corte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador