Apesar de Lula manter liderança, Genial/Quaest apresenta dados preocupantes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Bolsonaro abre vantagem numa segunda faixa salarial, cresce no Nordeste e 50% pensam que ele merece uma 2ª chance

Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva [AFP]

Atualizada às 22h para acréscimo de informação

Se tem uma coisa que o primeiro turno da eleição presidencial de 2022 ensinou aos brasileiros sobre as pesquisas eleitorais, é que elas não são “descritivos de corrida de cavalo”. Não basta olhar as intenções de voto para checar quem está na frente. O placar final nem sempre explica o jogo, como diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Nesta quinta (6), a primeira pesquisa Genial/Quaest após o primeiro turno mostra Lula (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL). Mas dentro da pesquisa há dados que deveriam acender um sinal amarelo na corrida presidencial.

O placar

A pesquisa mostra que Lula tem entre 46% e 50% das intenções de voto, considerando a margem de erro de dois pontos. Bolsonaro está atrás, oscilando 39% até 43%.

Se a eleição fosse hoje, Lula sairia vitorioso, pois tem entre 52% a 56% dos votos válidos. Já o teto de Bolsonaro é 48% dos votos válidos, e 44% o piso.

Para além do placar, o que precisa ser olhado na pesquisa?

50% acham que Bolsonaro merece uma segunda chance

Primeiro, o seguinte dado: 50% dos eleitores agora acham que Bolsonaro merece uma segunda chance na Presidência.

Na pesquisa Quaest anterior, 44% responderam que ele merecia uma segunda chance, ou seja, houve um crescimento acima da margem de erro no quesito “merecimento”.

A métrica não é irrelevante, muito pelo contrário. Quando as urnas foram abertas em 2 de outubro e Bolsonaro apareceu com 43% da votação final, foi este índice, o “merecimento”, que o CEO da Quaest usou para explicar à imprensa que pesquisas precisam ser lidas para além das intenções de voto.

Antipetismo e antibolsonarismo têm a mesma dimensão

A fotografia da corrida presidencial feita pela pesquisa mostra ainda que enquanto o medo da volta do PT vem aumentando a cada rodada, o medo da continuidade do governo Bolsonaro oscilou para baixo. Hoje, estão em situação de empate técnico, dentro da margem de erro.

Outro dado que chama atenção é que a força do antipetismo é similar à força do antibolsonarismo como motivação para o voto. Entre os eleitores de Bolsonaro, 45% afirmam que votaram no líder de direita para impedir que o PT volte ao poder. Já entre eleitores de Lula, votar em Bolsonaro para sacá-lo do poder foi a motivação de 42%.

Eleitores de Tebet inclinados a Bolsonaro

Outra informação relevante é que a maioria dos votos da presidenciável Simone Tebet (MDB), que declarou apoio a Lula no segundo turno, podem a migrar para Bolsonaro. “Entre os eleitores que votaram em Ciro Gomes no primeiro turno, 39% pretendem votar em Lula, e 26% em Bolsonaro. Entre os eleitores que votaram em Tebet, 34% pretendem votar em Bolsonaro e 25% em Lula”, informa comunicado que a Quaest enviou à imprensa.

Porém, após a divulgação da pesquisa, o CEO Felipe Nunes fez uma thread no Twitter em que afirma que não ser possível dizer para onde vão os votos da terceira via no segundo turno, porque a amostra da pesquisa é pequena e a margem de erro é grande.

Lula recua no Nordeste e perde uma segunda faixa salarial para Bolsonaro

Há ainda outros dados importantes dentro da pesquisa. Lula lidera disparado no Nordeste, mas a distância para Bolsonaro recuou de 49 para 33 pontos, depois que a preferência pelo petista na região caiu de 71% para 62% entre as pesquisas, e a de Bolsonaro subiu de 22% para 29%.

Além disso, Bolsonaro começa o segundo turno 7 pontos a frente de Lula na faixa de renda de 2 a 5 salários mínimos, que chegou a ser dominada pelo petista em rodadas anteriores.

Leia também:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comentando um outro post, eu disse que um dia ainda seríamos gratos a Jair Bolsonaro, por revelar o verdadeiro rosto do povo brasileiro. Olha ele aparecendo aí. Moro em bairros pobres de Salvador, há mais de 30 anos. O povo que eu vejo aqui é o mesmo que eu via no meu tempo de classe média (até meados dos anos 80): gente mesquinha, racista, ignorante, hipócrita. Em uma palavra, vasos escolhidos do fascismo que hoje saiu do armário. A única diferença, entre o povo de classe média daqueles tempos, e a classe baixa de hoje, é acessória: maneiras (ainda que fosse imitação do que viam nas novelas, os grã-finos), cultura (com ressalvas, e muitas), e, principalmente, recursos (dinheiro). Sei que é só uma pesquisa, inconclusiva e sujeita a variações e alterações; mas o que essa eleição tem revelado é, inequivocamente, a verdadeira face e caráter da população brasileira, em todos os seus extratos, e que eu tenho conhecido pessoalmente, nos últimos 30 anos.
    E se o pior acontecer em 30 de outubro, a situação desses pobres irá degringolar em pouco tempo: bastarão alguns meses mais de fome, desemprego, violência, e caos social, para que a situação entre em parafuso. E o mais provável é que venham tempos bem mais sombrios do que esses.
    Mas é só uma pesquisa. Pode tornar-se coisa pior. Espero que não.

  2. Poisé, “seo” Nassif, tem analista dizendo que o responsável pela derrota é de quem perde …. se o povo escolher dar uma segunda chance para esse ser tosco e abjeto, a culpa não será de Lula, já que a escolha não é tão difícil, será de uma parte do povo que deverá ser responsabilizada…..não adianta fazer como um conhecido que votou nesse ser tosco em 2018, esse ano votou no coroné e no segundo turno vai anular…a destruição do país ou não está nas nossas mãos…

  3. De tantos ataques infundados e, portanto, covardes ao Lula e de tanto poupar o Bolsonaro, o Ciro Gomes se apequenou mais ainda, engrandecendo o Bolsonaro e transferindo parte dos seus votos para o Bode Velho

  4. Creio que essa adesão eleitoral de última hora a Bolsonaro não possa ser totalmente desvencilhada do anti petismo que se instalou no imaginário brasileiro, principalmente depois das duas últimas gestões negativas do PT e da própria lavajato. O PT precisa levar isso muito a sério. Ouço amigos de São Paulo que apontam que Haddad frequentemente desvia dessa questão, quando confrontado em debates e entrevistas, e todos estamos vendo o que está acontecendo na disputa do governo estadual paulista…

    Sobre o anti petismo, quem tá INICIALMENTE mais à esquerda, a depender do TEMPO LIVRE e da DISPOSIÇÃO, talvez tenha condições de buscar opiniões críticas pra entender que o processo de desmoralização do partido tem várias inconsistências. Pedro Serrano é um cara que explica isso de forma muito generosa, mas isso sensibiliza uma faixa muito pequena do eleitorado. E o povo trabalhador? A imensa maioria, alijada desde sempre do processo político, que sofre com o excesso de trabalho, com a perda das garantias trabalhistas conquistadas por tão pouco tempo, com pouco acesso a educação formal… muitos tem como única opção de lazer e espaço de acolhimento a congregação evangélica e o empreendedorismo pessoal, espaços onde, sabemos melhor agora, a militância bolsonarista tem muito mais capilaridade e influência, cuidadosamente comprada a barras de ouro, muitas vezes. Esses são os espaços de esperança de parcela significativa do povo, em grande medida. Não de todos, mas de muitos, já que evangélicos tem caminhado pra ser maioria nos próximos dez anos, no Brasil. Trata-se de um espaço social legítimo, que ninguém duvide. Que ninguém duvide também que é um espaço onde o bolsonarismo hoje atua de forma muito mais eficaz!

    Tem me incomodado muito a postura super otimista da campanha oficial do PT, falando em esperança, em voltar a sonhar… Não me parece que um eleitor ainda indeciso possa ser acusado por não se escandalizar com os horrores da política bolsinarista, porque a vida dele pode ter sofrido horrores maiores, inclusive, numa simples fila de espera do sus, por exemplo. No governo atual ou em governos anteriores. A carência de bem estar social é muito anterior à pandemia.

    Ouço frequentemente cientistas políticos com viés democrático bradando indignação porque “não é possível que o povo coadune com os horrores proferidos pelo presidente, passando pano pra pandemia, liberando armas etc…” mas isso não me parece uma contradição. Ou então seria contraditório apenas num viés acadêmico de classe média?

    Tendo em vista o horror e a violência que são bases fundantes da nossa sociedade brasileira – escravista e excludente de berço – pra muitos a truculência policial se traduz em segurança, o deboche na fala do presidente com assuntos polêmicos dialoga intimamente com o ressentimento do povo excluído do processo político e A INDIGNAÇÃO ARROGANTE DO PROGRESSISTA ACADÊMICO QUE CHAMA O POVO DE GADO PODE SOAR MUITO MAL.. E aí o conservadorismo cola que nem chiclete. Arrisco dizer que até alguns até sentem prazer em ver as entranhas da hipocrisia social e política brasileira dilaceradas em rede nacional, com 30 pontos de audiência, num debate de baixo nível como foi o último debate da Globo, antes do primeiro turno. Como entretenimento, é melhor que BBB, pois a ligação afetiva é muito mais visceral: todos conhecem a fama “do político” no imaginário do povo, não é de hoje. O que pode dar mais audiência que um grupo de políticos de saias justas e se degladiando publicamente por votos, afinal?

    É urgente que a militância do PT e de seus recentes aliados façam a mesma auto crítica que hoje devem fazer o machista, o racista, o xenófobo. Numa social democracia falida e jus positivista, a política facilmente pode ser identificada com esses signos anti civilizatórios. Nesse cenário de escassês de direitos, estou apostando que sinceridade e a humildade convencem muito mais que a arrogância e as promessas de esperança futura. É urgente reconstruir um pacto civilizatório profundo e isso passa pelo reconhecimento profundo de nossa própria essência social, profundamente excludente.

  5. De vaz em quando, a maioria da população age com uma manada de baratas tontas. Em vez de votar em quem luta pra erguê-la do chão, se alia com quem deu rasteira nela e que dá rasteira em quem tenta erguê-la da lama

  6. Se ainda depois de todas as trapaças e fracassos do nosso atual presidente ele ainda for reeleito acho que como nação será uma catástrofe merecida por todos nós, que de alguma forma deixamos rolar esse descalabro e essa religiosidade fajuta… A democracia, essa será uma vaga lembrança e que quiser se adequar terá que entrar para a igreja da arma e a bancada da bala… Lamentável nossa republiqueta….

  7. Nilo, e quem somos nós perante o sistema?

    Elegia 1933

    Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,
    onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.
    Praticas laboriosamente os gestos universais,
    sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.

    Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas,
    e preconizam a virtude, a renúncia, o sangue frio, a concepção.
    A noite, se neblina, abrem guarda-chuvas de bronze
    ou se recolhem aos volumes de sinistras bibliotecas.

    Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra
    e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer.
    Mas o horrível despertar prova a existência do maquinário
    e te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.

    Caminhas entre mortos e com eles conversas
    sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito.
    A literatura estragou tuas melhores horas de amor.
    Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear.

    Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota
    e adiar para outro século a felicidade coletiva.
    Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição
    porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan.

  8. Se 50% aceita mudar de voto é sinal também que 50% NÃO ACEITA.
    Passamos anos acisando Globo de fazer isso, de sempre olhar o copo vazio e.agora fazem.o.mesmo???

  9. Poderiam escolher um.modelo melhor de apresentação dos comentários, assim como está é impraticável de ler. Falta carinho com quem acompanha vocês, como eu.

  10. MORO EM MACEIÓ ALAGOAS E SOU NORDESTINO COM MUITO ORGULHO. ESSA É PARA VOCÊ BOLSONARO VOCÊ VAI PERDE DENOVO. CHAMANDO O POVO NORDESTINO DE ANALFABETISMO SAIBA PERDE BOLSONARO E VOCÊ VAI PARA A CADEIA SEU CANALHA.

  11. Em eleição a única coisa preocupante e não fazer campanha.
    O representante deste instituto,obviamente,tenta encaixar alguma justificativa para acertar o resultado seja ele qual for e,assim,desacreditar o seu instituto e as próprias pesquisas.
    O único extrato minimamente confiável é aquele que abrange o universo dos pesquisados e,nele, o presidente Lula aparece na frente em todas as pesquisas. Isso é tendência,não é voto.

  12. Votará de novo com cuidado:
    – Para ver seu destino garantido;
    – Para todo seu esforço ter sentido;
    – Para ter o seu sonho por inteiro.
    Confiando num futuro alvissareiro,
    Seu sufrágio terá muita eficiência:
    Para Lula voltar à Presidência,
    O Nordeste conduz o brasileiro!

  13. bolsonaro e damares cadeia ja nao e possivel pessoas nem sei se podemos chamar de seres humanos estarem dirigindo o brasil

    isto e uma vergonha… FORA BOLTONARO JA CHEGA DESTE TORMENTO DE PESSOA QUEREMOS PAZ

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador