Giro econômico do GGN: veja um balanço global

Desemprego sobe no Brasil, alta do dólar afeta commodities, temor de desemprego no Reino Unido e empresas chinesas pagam US$ 600 mi à corretoras americanas

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O mundo segue tentando descobrir maneiras de se recuperar em meio à pandemia do coronavírus, mas diversos desdobramentos políticos também apresentam considerável risco de impacto sobre os negócios.

Ao mesmo tempo em que a prévia para a inflação oficial do Brasil chegou ao seu resultado mais alto para setembro desde 2012, a última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Covid-19 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) projetou uma taxa de desemprego de 13,6% em agosto, resultado 0,5 ponto percentual acima do visto em julho. A taxa em agosto foi maior que em julho nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste, manteve-se inalterada na Região Centro-Oeste, e caiu apenas na Região Sul.

A população desocupada passou de 12,3 milhões em julho para 12,9 milhões de pessoas (aumento de 5,5% na margem e de 27,6% desde o início da pesquisa). A Região Sul foi a única a apresentar queda da população desocupada (-2,3%). Nordeste (14,3%) e Norte (10,3%) apresentaram as maiores variações.

Nos Estados Unidos, a retomada do dólar ao longo da semana já começa a comprometer a demanda por ouro e a afetar outras commodities, a ponto de investidores se perguntarem quanto mais a moeda pode subir – o índice ICE US Dollar Index DXY (uma medida da moeda contra uma cesta de seis principais divisas) acumula alta de 1,2% na semana e mais de 2% no mês, o que reduz sua desvalorização anual para aproximadamente 2,4%, segundo dados do Market Watch.

Leia também:  Giro Econômico GGN: confira um panorama global

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, prestaram depoimento perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, onde não só elogiaram o progresso econômico feito atualmente pelo país como elegeram dois fatores para manutenção do ritmo: um novo pacote de estímulos e uma vacina. Nenhum dos dois existe até o momento, como ressalta a NBC News.

Na Europa, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, pediu ao governo que “pare e repense” o esquema de retenção de empregos, que deve ser encerrado ao final do próximo mês. Em webinar, Bailey sugeriu que setores específicos da economia podem ser favorecidos pela continuidade do socorro – enquanto isso, existe o temor de aumento do desemprego ao final do sistema de licença, enquanto as empresas britânicas tentam manter os empregos, segundo a BBC News.

Segundo a agência Reuters, o índice de gerentes de compras da IHS Markit caiu para 50,1 em setembro, ante 51,9 em agosto, o que coloca a perspectiva de recuperação dos negócios da zona do euro em questão conforme novas restrições para conter novos contágios pela covid-19 colocaram a indústria de serviços em alerta.

Na Ásia, o acirramento diplomático com os Estados Unidos não desanimou as empresas chinesas: segundo o Nikkei Asian Review, as empresas chinesas pagaram mais de US$ 600 milhões em comissões às corretoras norte-americanas por emissões de ações realizadas entre janeiro e agosto deste ano, um aumento de 80% em relação ao ano anterior na medida em que empresas e investidores buscavam uma parte do mercado de ações dos Estados Unidos. O montante corresponde à metade das comissões pagas pelas empresas chinesas durante o período.

Leia também:  Coronavírus: Nos EUA, CDC analisa mais 300.000 mortes ocorridas durante a pandemia

O presidente do Banco Central do Japão, Haruhiko Kuroda, sinalizou que a instituição está preparada para prorrogar os programas voltados ao alívio das tensões de financiamento corporativo que se encerram no começo de 2021, por conta das incertezas geradas pela pandemia do coronavírus, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome