do Bloomberg
Hospitais em todos os EUA estão apinhados de pacientes Covid-19
As hospitalizações nos Estados Unidos por Covid-19 atingiram o ponto mais alto em cinco meses, com Nova York dobrando sua contagem desde o início de setembro e pelo menos 10 outros estados relatando registros.
Os Centros federais de Controle e Prevenção de Doenças, por sua vez, citaram quatro estudos nacionais que previram um aumento provável de internação de até 6.200 por dia nas próximas quatro semanas.
The New York Times
Cientistas levantam dúvidas sobre o plano da Grã-Bretanha de infectar deliberadamente voluntários.
A ideia de vacinar voluntários saudáveis e depois infectá-los deliberadamente com o coronavírus – um plano iniciado pela primeira vez por cientistas em Londres nesta semana – traz enormes dificuldades éticas.
Embora seja improvável que participantes jovens e saudáveis fiquem gravemente doentes ou morram, o vírus é imprevisível e as consequências de uma infecção a longo prazo são desconhecidas, com a pandemia tendo começado apenas alguns meses atrás.
da CNN
Por dentro da ausência de trilha de campanha sem precedentes de Melania Trump
Uma fonte que conhece a primeira-dama disse à CNN que Melania Trump está fazendo o que sempre faz: o que quer que ela queira.
“É quem ela é”, diz o amigo e ex-funcionário da administração de Trump, que se mantém fora da pista enquanto outros substitutos e membros da família cuidam de agendas lotadas em estados de batalha.
“Ela faz o que quer, quando quer … Ela pode ser contrária”, disse outro ex-funcionário da Casa Branca.
da Bloomberg
EUA aumentam as tensões na China com outras restrições à mídia
Os Estados Unidos designaram mais seis publicações chinesas como “missões estrangeiras”, acrescentando-se à lista de meios de comunicação que descreve como controlados por Pequim, que devem cumprir requisitos semelhantes aos impostos às embaixadas e consulados na América.
Os meios de comunicação incluem o Economic Daily, que fornece uma importante janela para as visões econômicas de Pequim, e o Jiefang Daily, a publicação oficial do poderoso Comitê do Partido Comunista de Xangai. Os outros – Yicai Global, Xinmin Evening News, Social Sciences in China Press e Beijing Review – são menos conhecidos.
da Vox
A impressionante hipocrisia dos ataques da família Trump a Hunter Biden
Se há alguma família que deveria sentar-se atacando outras pessoas por suposta corrupção, é os Trumps.
Donald Trump é o primeiro presidente da história moderna a se recusar a desistir de seus interesses comerciais ao assumir o cargo. Como resultado, ele supostamente arrecadou pelo menos US $ 73 milhões de fontes estrangeirasdurante seus primeiros dois anos no cargo, criando um emaranhado sem precedentes de conflitos de interesse com países como Filipinas, Índia e Turquia, que abrigam edifícios com a marca Trump.
The New York Times
Cinco perguntas sobre o caso antitruste contra o Google.
O processo do Departamento de Justiça contra o Google é grande, complicado e pode levar anos para ser resolvido. O boletim informativo DealBook de hoje aborda cinco questões que surgem da ação do governo:
Porque agora? Uma pergunta melhor poderia ser: “Isso de novo?” A Federal Trade Commission conduziu uma investigação antitruste de dois anos sobre o Google sob o presidente Barack Obama, que não levou a lugar nenhum. Bill Barr, o procurador-geral, pressionou bastante para trazer este novo caso antes da eleição presidencial de 3 de novembro, mas mesmo que os democratas tomem a Casa Branca, os especialistas dizem que é improvável que seja retirado .
Huffpost
Amy Coney Barrett não discute vínculos com o maior lobby de petróleo do país
A indicada à Suprema Corte, Amy Coney Barrett, evitou repetidamente perguntas sobre a realidade científica da mudança climática durante sua audiência de confirmação do Senado na semana passada, e perguntas feitas longe de câmeras ao vivo ofereceram pouco mais clareza.
Em respostas por escrito enviadas ao Comitê Judiciário do Senado e divulgadas na terça-feira à noite, Barrett, 48, se recusou a responder perguntas sobre os laços de seu pai com o American Petroleum Institute, o maior e mais poderoso lobby de petróleo e gás do país.
Folha de S.Paulo
Homem filmado dando socos em mulher na Bahia se entrega à polícia
O homem que foi filmado agredindo uma mulher com socos no município de Ilhéus, no sul da Bahia, foi preso na tarde desta quarta-feira (21).
O representante de vendas Carlos Samuel Freitas Costa Filho, 31, estava com mandado de prisão em aberto desde uma semana passada, quando a Justiça decretou a sua prisão preventiva após pedido do Ministério Público do Estado da Bahia. Desde então, era considerado foragido.
Extra Online
América Latina não deve relaxar enfrentamento à pandemia, afirma braço regional da OMS
Por Laura Gottesdiener
MONTERREY, México (Reuters) – Os países latino-americanos não devem relaxar como medidas definidas a conter a propagação do coronavírus até que as vacinas disponíveis, disse nesta quarta-feira o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Marcos Espinal.
Folha de S.Paulo
Tratado como ‘marqueteiro do PT’, João Santana dá sua 1ª entrevista desde a prisão, ao Roda Viva
Detido pela Operação Lava Jato em fevereiro de 2016, e solto em agosto, após pagamento de fiança e acordo com a Justiça, o jornalista, músico, escritor e publicitário João Santana ocupará o centro do Roda Viva em segunda-feira (26), ao vivo, na TV Cultura, a partir das 22h. Esta será a primeira entrevista que ele conceder desde que foi preso .
Folha de S.Paulo
O conceito de alimento ultraprocessado e seu impacto na saúde
No artigo ” Definição deve ter fundamentação científica” , publicado nesta Folha no dia 10 de outubro, o presidente-executivo da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Claudio Zanão, obrigatório que o conceito de conceito “alimentos ultraprocessados” não tem fundamentação científica. Reduz o termo a alimentos que cinco ou mais ingredientes e, ainda, confunde-o com outro conceito, o alimento “industrializado”.
A Tarde
“Não podemos politizar a vacina”, diz secretário de saúde da Bahia
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, publicou, em uma rede social, um apelo contra a politização da vacina contra o novo coronavírus. A declaração ocorre após o presidente Jair Bolsonaro dizer que o governo não comprará a vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Extra Online
Butantan vai produzir 46 mi de doses da vacina da Sinovac apesar de declarações de Bolsonaro, diz Dimas Covas
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quarta-feira que o órgão que comanda vai produzir 46 milhões de doses da vacina da chinesa Sinovac contra Covid-19 para o Programa Nacional de Imunização, um despeito de o presidente Jair Bolsonaro ter vetado o acordo anunciado na véspera para que o instituto ligado ao governo de São Paulo forneça o imunizante ao Ministério da Saúde.
O Globo
Poucos testes, cansaço com quarentena e disputa política: por que os casos da Covid-19 explodiram na Argentina
Em um período de sete meses, a Argentina passou de um modelo a seguir em matéria de combate à pandemia do novo coronavírus a estar entre os cinco países do mundo com o maior número de contágios ( na última segunda-feira superou um milhão ).
O Globo
Senador Collor é alvo de busca e apreensão em investigação que apura propina no Ibama
RIO – A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira, um mandado de busca e apreensão em um endereço ligado ao senador e ex-presidente Fernando Collor (PROS), em São Paulo. As investigações apuram o pagamento de propina para a liberação de licença ambiental no Ibama, no Paraná. Uma operação foi autorizada pelo ministro Edson Facchin do Supremo Tribunal Federal (STF).