Governo Bolsonaro estrutura ação contra antifascistas

Jornal GGN – Uma ação sigilosa estrutura pelo Ministério da Justiça tem como alvo um grupo de 579 servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do “movimento antifascismo”, além de três professores universitários, todos críticos ao governo de Jair Bolsonaro.

Documentos obtidos pelo portal UOL revelam que a pasta comandada por André Mendonça possui um dossiê com nomes, fotografias e endereços das redes sociais das pessoas monitoradas.  O trabalho contra os antifascistas é de responsabilidade de uma das secretarias subordinadas ao Ministro da Justiça, a Seopi (Secretaria de Operações Integradas).

A Seopi é dirigida por um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal e tem uma Diretoria de Inteligência chefiada por um servidor com formação militar – ambos nomeados por Mendonça em maio.

Além de ter atribuições de serviço de “inteligência”, um decreto do presidente Jair Bolsonaro (nº 9.662 de 1º de janeiro de 2019) permite à Seopi não submeter todos os seus relatórios a um acompanhamento judicial – atuação semelhante a outros órgãos, como o CIE (Centro de Inteligência do Exército) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

A Seopi produziu um relatório na primeira quinzena sobre as ações de grupos antifa e de policiais antifascismo, usado inclusive para estruturar a apuração sobre os servidores por parte do Ministério da Justiça. O texto em questão foi elaborado pouco tempo após a divulgação do manifesto “Policiais antifascismo em defesa da democracia popular”, subscrito por 503 servidores da área de segurança, aposentados e na ativa, incluindo policiais civis e militares, penais, rodoviários, peritos criminais, papiloscopistas, escrivães, bombeiros e guardas municipais.

Outro documento usado para obter os dados dos antifascistas é o manifesto intitulado “Manifesto de policiais pela legalidade democrática”, onde de segurança pública se posicionam com as mesmas diretrizes difundidas entre os antifascistas.

Com esses dois documentos, a Seopi montou um anexo com uma listagem de “servidores da área de segurança pública identificados como mais atuantes”, com 579 nomes. Para contornar a LAI (Lei de Acesso à Informação), a Seopi carimbou os documentos sobre os antifascistas como “de acesso restrito” – o que, segundo o artigo 55 do decreto 7724/012, os dados só poderiam ser conhecidos daqui um século.

 

 

Leia Também
Clarín: Apesar dos 84 mil mortos na pandemia, Bolsonaro recupera imagem
O que explica a subida de Bolsonaro?, por Ricardo Cappelli
Moraes envia à PGR ação sobre redes ligadas a Bolsonaro banidas pelo Facebook
Em depoimento, suplente de Flávio Bolsonaro detalhou vazamento da Furna da Onça
Redação

Redação

View Comments

  • O renascer do monstro da vigilância política da época da ditadura...
    daí deve partir para todos os setores da vida nacional, privando todos dos mais elementares direitos de protestar e de liberdades, estejam dentro ou estejam fora do Brasil

    se já não partiu, entranhando-se na polícia militar, civil e federal

    Adeus liberdade de pensamento! Bem-vindos à ditadura fascista! pior delas

  • Que merda de país é um país que tem suas FFAA e suas agências de "inteligência" voltadas eminentemente contra a maior parte do seu povo e obedece fielmente aos interesses de outros países.
    De FFAA que não dão conta nem de fazendeiros e garimpeiros bandidos, posto que ilegais, destruindo e se apossando de patrimônio público nosso, de interesse da humanidade? Quanto mais de defender-nos de FFAA estrangeiras...
    Que se pensando um "poder moderador" (nem "poder" são), se intrometem na democracia que prima pela diversidade, pluralidade e debate de idéias e interesses (a politica, boa ou ruim), atropelando tudo com exatamente o contrário, a hierarquia, obediência e disciplina da fidelidade que inibe e reprime?
    E que ao invés de proteger o país, seu povo, suas riquezas e sua soberania, assegura exatamente a entrega de tudo a outros países e interesses?
    Onde pessoas ineptas e ignorantes até de nossa geografia e estações do ano são galgadas inercialmente a postos de alto comando e acumulam cargos da ativa com cargos para o qual sequer estão preparados?
    E que se baseando na força de armas, obsoletas, mas suficientes para reprimir o povo de seu país, tomam o poder político autoritariamente e sem dar satisfações à sua sociedade?
    Quando o país acordar desse pesadelo, já será tarde, por mais algumas gerações.

    PS: Embora não haja uma semelhança física entre este sinistro e Himmler ou mesmo Goebbels, a expressão bocó deles não transparece a periculosidade que se esconde atrás dela.

    • e ainda nem começou o apoio externo ao que está se formando no Brasil...
      quando acontecer, aí sim a próxima geração vai descobrir, ao sentir no bolso, o que é centralização e concentração de capitais em grupos de apoio................................
      (milicianos, mercenários de bases estrangeiras em território nacional, garimpeiros ilegais, caçadores, armeiros e latifundiários)

      No que está se formando no Brasil não haverá espaço nem oportunidades para o trabalho honesto
      ( os que estão votando neles vão empobrecer cada vez mais )

  • As instituições militares nunca tiveram o que fazer no Brasil, não tem inimigos externos para combater desde de as sua criação, são instituições que só combate o povo do próprio país e a história mostra que só serve para defender governos coRRuptos, fa$cista, autoritário e ditadores.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

2 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

3 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

4 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

4 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

4 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

4 horas ago