Greenwald: Globo não faz jornalismo, mas propaganda da Lava Jato

"A Globo é sócia, agente e aliada de Moro e Lava Jato - seus porta-vozes - e não jornalistas que reportem sobre eles com alguma independência"

Jornal GGN – O jornalista Glenn Greenwald, do Intercept, rebateu nesta terça (11) a edição do Jornal Nacional sobre o escândalo da Vaja Jato. O principal telejornal da Rede Globo dedicou a maior parte da reportagem da noite de segunda (10) para defender Sergio Moro e Deltan Dallagnol das acusações que configuram conluio.

O Intercept divulgou no domingo (9) quatro reportagens sobre conversas privadas entre Moro e Dallagnol, que provam a atuação parcial do ex-juiz da Lava Jato.

Os produtos da Globo, contudo, tem dado importância para o vazamento de informações, ato criminoso, em vez de dar espaço para o mérito das acusações apontadas pelo Intercept.

“A Globo é sócia, agente e aliada de Moro e Lava Jato – seus porta-vozes – e não jornalistas que reportem sobre eles com alguma independência. É exatamente assim que Moro, Deltan e a força-tarefa veem a Globo. Então não esperem nada além de propaganda”, disparou Greenwald, no Twitter.

“Por exemplo: essa manchete do @JornalOGlobo [“Conversas de Moro com procuradores e ação de hacker serão investigadas”] é difícil de acreditar. A estratégia da Globo é a mesma que os governos usam contra aqueles que revelam seus crimes: focar em como as infos foram obtidas e ignorar as revelações. Eles mal mencionaram as impropriedades de Moro.”

Na rede social, o fundador do Intercept também demonstrou surpresa ao ler, nesta terça (11), um editorial do jornal Estadão – outro “porta-voz” oficial da Lava Jato – pedindo a renúncia de Moro.

9 comentários

  1. A Globo é sócia dos crimes cometidos pela Milícia de Curitiba. Mas a questão é que a nossa velha esquerda, diferente da direita xucra e evanjegue, adora a Globo, só assiste telejornal, novela, shows, esporte na Globo. Então, dando audiência para uma rede que produz um lixo em termos de jornalismo e variedades, não adianta ficarmos reclamando.

    11
  2. Como sempre disse….a midia não é cumplice, pior, é sócia……
    E como previa, o coiso em vez de demitir o marreco o condecorou……
    É um governo monstrengo, cheio de esqueletos no armario, que não resiste e dois minutos de investigação, podre até a medula, e formado para destruir o país, uns vazamentozinhos de conversas não republicana não vão abalar o que já nasceu roto………
    Ou vem bomba atomica ou vão fazer ouvidos moucos, ou moros?

  3. “Os produtos da Globo, contudo, tem dado importância para o vazamento de informações, ato criminoso, em vez de dar espaço para o mérito das acusações apontadas pelo Intercept.”

    Como assim, “ato criminoso”? O Intercept faz jornalismo, não justiça, e não divulgou nada que não seja de estrito interesse público. Com certeza nas gravações que tem há muita informação de cunho moral e pessoal, coisas que jogariam na lata do lixo a imagem de todos os envolvidos. Há, também, provas de outros crimes… nesse período alguém acredita que nada teria comentado, por exemplo, sobre Rosângela Moro e suas relações espúrias com as APAES do Paraná? Com Beto Richa? E sobre os negócios de Carlos Zucolotto com Dallagnol? Tratos de procuradores com Palocci? Isso sem falar em comunicações entre procuradores e juízes com firmas privadas, de mídia ou não, e com outrs estados nacionais, especialmente os EUA, hein?

    Não, desculpe mas não posso concordar que Greenwald cometeu crime. Ou se cometeu, todos os bons jornalistas são criminosos. Crime é o que a Globo diz quando diz que faz jornalismo: propaganda enganosa.

    10
  4. Uma pequena pergunta:
    O que é mais letal para o Brasil, uma Globo que um governo de coragem pode caçar a concessão ou um site internacional com proprietário norte-americano que se vale da Internet para divulgar suas informações?
    Ou também, o que é mais inatingível, a programação de TV da Globo ou programação por uma rede 5G comandada pelo exterior pela Google (YouTube).

    2
    5
  5. “A Globo é sócia, agente e aliada de Moro e Lava Jato – seus porta-vozes – e não jornalistas que reportem sobre eles com alguma independência. É exatamente assim que Moro, Deltan e a força-tarefa veem a Globo. Então não esperem nada além de propaganda”.
    é isso,glen.
    torcendo pra que possa divulgar tudo e mais um pouco….
    esse editorial do estadão pedindo a renuncia de moro
    é mesmo surpreendente,
    pois jamais editorial algum do estadão deixou de ser brochante…

  6. É isso mesmo,as coisas tem que ser ditas na lata !!! os caras fazem propaganda a favor de interesses que nunca foram os das maiorías,são delinquentes que usam uma concessão estatal para agir contra o país.
    Isso é histórico,nunca foi diferente.só me pergunto :por que ainda estão aí?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome