Jornal GGN – O auxílio emergencial de R$ 600 permanece travado na área técnica do governo federal. Ao invés de ser liberado de forma imediata, o que se viu foi um embate entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Guedes empurrava a responsabilidade pela liberação dos recursos para a Câmara, e condicionava a liberação dos recursos à aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) pelo Legislativo do chamado “orçamento de guerra”.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a demora do governo em liberar os recursos e acusou o governo de mentir na ação que impetrou junto ao STF (Supremo Tribunal Federal).
A demora na liberação dos recursos também foi alvo de crítica de autoridades como Gilmar Guedes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, como se pode ver nas postagens abaixo:
Não adianta tentar colocar a culpa na Constituição Federal: as suas salvaguardas fiscais não são obstáculo, mas ferramenta de superação desta crise. O momento exige grandeza para se buscar soluções de uma Administração Pública integrada e livre do sectarismo. #PagaLogo.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) April 1, 2020
Não precisa de PEC para pagar o benefício de 600 e outras medidas fiscais
Basta mandar PL para emitir divida acima da regra de ouro, como já previsto antes do Covid19
E uma MP de crédito extraordinário,
Condicionar à PEC é desinformação ou chantagem
https://t.co/Ka7VTbgwmD— Nelson Barbosa (@nelsonhbarbosa) March 31, 2020
Isso é absolutamente errado tecnicamente. Supremo já decidiu isso. Qual o interesse do governo federal em retardar o pagamento da Renda Básica ? Querem um caos social ? Ou um caos de saúde pública ? https://t.co/Jnv5EhzplY
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) March 31, 2020
A Monica de Bolle acabou de fazer um vídeo em extraordinária. onde desce o sarrafo na atitude do Guedes. Disse que ele fica preocupado em fazer live para investidores e segura algo que perturba a vida de muitos. Disse que é um acinte com o congresso nacional e com o povo. Pede para ser divulgada
Paguem a Renda Básica Emergencial Já! (4 min)
https://www.youtube.com/watch?v=UI1aRVveb4c
Nassif: esse ministro é dos bãos. Como se trata de necessitado GueGué tá segurando a bufunfa pra ver quantos podem ser abatidos pelo vírus. Cada deles que finar-se é mais grana pro Mercado. Pense, 2.000.000 a menos representa $1,2 bilhões de lucro. Já imaginou isso nas Milícias e nas Casernas?
Para “socorrer” (só isso?) bancos ele foi rapidíssimo. The flash.
É um debochado jogo de empurra já característico deste governo. Quando falha a tentativa do “vai que cola” essa turma fica sem pé nem cabeça e não dizem coisa com coisa. Parece que jogam e brincam com a inteligência e paciência de todo o país. Estão tão longe da realidade e da lucidez, que nem perceberam que estão em queda livre no abismo do fim de governo e até nunca mais.
“Para quem tem uma boa posição social falar de comida/fome é coisa baixa
É compreensível, eles já comeram”.
Brecht