Os líderes das Forças Armadas planejam passar o bastão aos indicados pelo presidente eleito Lula em dezembro. Os militares querem que o futuro mandatário assuma o cargo já com os comandantes escolhidos por ele, no dia 1º de janeiro.
No caso da Aeronáutica, a mudança já está prevista para acontecer a 23 de dezembro. Vale lembrar que o petista estará formalmente apto a assumir a Presidência no dia 19 do mês que vem, quando ocorre sua cerimônia de diplomação.
A efeito de comparação, o primeiro nome militar indicado pelo Governo Bolsonaro só recebeu o cargo no 11º dia da gestão.
Expectativas
A decisão evitaria quaisquer constrangimentos aos chefes militares colocados no posto por Jair Bolsonaro, em caso de protestos ou ações de manifestantes contrários à posse de Lula da Silva.
Dessa forma, passagem de um governo para o outro se iniciará pelas Forças Armadas. Generais acreditam que a decisão não deve encontrar resistência por parte do atual presidente.
Já no gabinete de transição de Lula, a decisão causou surpresa. Isso porque a posse dos comandantes das Forças Armadas assumiriam antes mesmo do próximo ministro da Defesa. Este cargo deve ser ocupado por um civil, já informou aliado petista Aloizio Mercadante.
LEIA: Moraes indefere pedido do PL e multa partido em R$ 22,9 milhões
AMBAR
24 de novembro de 2022 12:34 pmTira-se o tumor bolsonaro mas a metástase é inevitável.Quantos pedaços ainda o país deverá perder para continuar vivendo?