Ivo Sartoni é o novo governador do Rio Grande do Sul

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Rio Grande do Sul elege Ivo Sartori (PMDB) e tira Tarso Genro (PT) da disputa à reeleição. Até agora, 98,57% das seções já foram apuradas, garantindo a vitória do peemedebista. 
 
São 3.819.365 votos para o ex-prefeito de Caxias, o que representa uma volta do partido à gestão do estado, que teve a última administração do estado em 2006, por Germano Rigotto.
 
A abstenção no estado gaúcho atingiu um alto valor: 18,22%. Votos brancos foram pouco mais de 3% e nulos 5%.
 
A vitória de Ivo Sartori para o segundo turno contrariou as pesquisas, deixando para trás a senadora Ana Amélia (PP), que trazia o discurso da mudança.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Rio Grande do Sul colocou

    O Rio Grande do Sul colocou esse totalitario e falso democrata chamado Tarso Genro  no seu devido lugar.

    Nem julgo o mérito do adversario, o simples fato do Tarso nao ganhar ja é bom o suficiente…

  2. Tarso pediu e levou!

    1. Black blocs uma semana quebrando o centro de Porto Alegre

    2. Camara Municipal de porto Alegre invadida, depredada e desrespeitada por ‘movimentos sociais’

    3. Predio do Prefeito de Porto Alegre varias vezes atacado

    4. Greves parando tudo

    Etc…

    Lugar Comum: Brigada Militar do Rio Grande do Sul sendo impedida de agir para defender os que pagam impostos. Resultado: sem muito esforço colocamos outro ‘bom gringo’ pra governador dos gauchos. O primeiro foi Rigotto! Justiça seja feita: as referencias que tenho do governo do Sartori em Caxias do Sul são boas, além do que é aliado nacional. Mesmo tendo aberto para o Aécio vai ter que buscar apoio!

    O PT agradece…

    Espero sinceramente que o novo governador encere com carinho os cacetetes da briosa.

    Conseguiu Tarso – teus movimentos sociais te ferraram e  a maioria deles não votou em ti! Parabens!

  3. O RS é assim. Esse que nem

    O RS é assim. Esse que nem programa tem de governo, vai detonar com o RS, como todos os governos do pmdb. Depois, o gaúcho volta a eleger o PT. E assim a bola de neve continua. MAS NÓS TEMOS DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAA. Fiquem com seus governichos babaquinhas e teleguaidos pela mídia corrupta. VIVA LULA! VIVA DILMA! VIVA O PT! O lobão vai pra miami miar?

  4. Assim
    Olívio governador sob bombardeio duma cpi-midiática-da-RBS-Caldas Jr, sob “regência” do Vieira da Cunha e do Lorenzoni; então, o Tarso – prefeito de PAlegre – arvorou-se em pai de todos: largou a prefeitura e impôs ao PT a sua candidatura, impedindo o Olívio de pleitear a reeleição: obviamente, perdeu para o (perdi)gotto. O PT perdeu PAlegre e o RS. Como votar numa pessoa dessas?

    1. Faltou foi voto, coisa que o PSOL não tem

      O PSOL tinha no primeiro turno o mesmo candidato de sempre: Roberto Robaina, o picolé de chuchu da esquerda. O que ele mais fez durante a campanha foi atacar Tarso e o PT, intensificando o sentimento antipetista entre a classe média. É só o que o PSOL daqui sabe e quer fazer.

      No sengundo turno Luciana declarou seu voto para Tarso mas isso não significa coisa alguma em termos de votos. O PSOL é eleitoralmente irrelevante no RS. Seu eleitorado são os jovens pseudomoralistas de classe média que acham o PT bobo, chato, feio e comedor de casca de ferida. É o bastante para eleger um deputado estadual, mas não tem peso algum no interior e nas grandes áreas metropolitanas.

      P.S. Eu votei no Tarso, o que não me desobriga de fazer uma análise realista da situação.

  5. Lamentável, mas compreensível

    Quem conhece a política do RS sabe que historicamente a esquerda só ganha se consegue dividir o campo conservador. Isso não aconteceu nesta eleição, então o resultado era previsível.

    Sartori não tinha programa de governo, nem projetos, mas tinhas as máquinas políticas do PMDB, do PP e de parte do PDT em seu favor. Tinha também o que restou do PSB, que não era muito depois que Marina Silva e Beto Albuquerque  destroçaram o partido. Neste exato momento o Governo estadual está sendo loteado entre todos eles.

    Caso Sartori dê continuidade à renegociação da dívida do estado iniciada por Tarso talvez consiga fazer alguns investimentos. Se iterrompê-la, como disse que faria, o Estado continuará quebrado. O certo é que teremos mais quatro anos de inatividade, arrocho de salários, cortes em investimentos e fim de políticas sociais. A única dúvida é a intensidade da pancada.

  6. a hegemonia da rbs no rs e sc

    a hegemonia da rbs no rs e sc  é tão exacerbada

     que dificilmente um político resiste aos seus ataques.

     

  7. A eleição deste embuste

    A eleição deste embuste chamado Ivo Sartori demonstra porque o RS está tão mal. Os gaúchos foram completamente imbecilizados e amestrados pela RBS, que lhes ensiou apenas a se preocuparem com a dupla Grenal e com o tradicionalismo. Pensar e fazer a melhor escolha a muito tempo deixou de ser um exercício para os gaúchos. Para cúmulo do deboche e autoilusão muitos gaúchos se acham “esclarecidos”, “politizados” e “melhores”. Falta dizer a esses coitados, tão bem informados pela RBS, que esta  apenas replica numa escala inimaginável o que a Veja e a Globo dizem. E o que dizem e a que senhores servem todos sabemos.

    Em tempo: a vitória de Aécio num estado que tanto recebeu do PT (universidades federais, pólo naval, estímulo a pequena e média agricultura, aos industrias, mercado de consumo em ascenção que tanto ajudou nossas industrias) mostra muito bem o que digo. Os gaúchos não sabem o que fazem e quando fazem a coisa certa é por puro acaso.

    1. Tarso não pagou pelo fato dos

      Tarso não pagou pelo fato dos indicatos docentes estarem quebrado e sem poder de fazer greve. Mas a partir de janeiro estarão com todo gás, quiçá nem as aulas irão começar. Aguardemos!!!!!1

  8. Retrocesso

    Concordo plenamente com Marco K. a maioria dos gaúchos são politizados pela RBS assim como acontece em Santa Catarina. Após um governo catastrófico e corrupto (Detran) com Yeda Cruzius, adveio um excelente com Tarso em que todos os indicadores melhoraram, mas não foi suficiente p/ mente obtusa e reacionária da gauchada que elegeram um  mentecapto que  não tem idéias nem programas e nem sabe se expressar e só vem para  aumentar a verba do seu patricionador, a  RBS.

  9. Sou gaucho e o RS tem esse

    Sou gaucho e o RS tem esse historico de não reeleger governador, independente do partido político. Então a derrota de Tarso já era esperada por aqui, mas minha real preocupação era com a presidência e tudo o que vinha por tras de uma possível vitória de Aecio, mas felizmente isso não se concretizou. Voltando ao RS, pelo menos estamos livres da Ana Amelia, não acho que Sartori seja tão nefasto para o estado quanto a cria da RBS seria, então estamos no lucro.

  10. Tarso Genro quando foi

    Tarso Genro quando foi Ministro da Justiça e apoiado em um contorcionismo jurídico deu a Cesare Battisti, um assaltante de bancos, status de preso politíco. Apesar da derrapagem é um excelente quadro do PT para substituir o inoperante e ausente José Eduardo Cardoso, o ministro mais ineficiente do governo Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador