Lista completa dos signatários do manifesto ‘Em Nome da Verdade’ é divulgada

Texto foi publicado como matéria paga em 3 de fevereiro de 1976 no jornal O Estado de S. Paulo. Todas as listas publicadas anteriormente na internet, ao longo décadas, estavam incompletas

Foto: Arquivo Nacional/Correio da Manhã

do Instituo Vladimir Herzog

Em Nome da Verdade

Caro internauta,

Esta é a primeira vez que se dá a conhecer, em ordem alfabética rigorosa e com correções ortográficas, a lista completa dos signatários do manifesto Em Nome da Verdade, publicada como matéria paga (os jornalistas se cotizaram para reunir o valor da anúncio) em 3 de fevereiro de 1976 no jornal O Estado de S. Paulo. Todas as listas publicadas anteriormente na internet, ao longo décadas, estavam incompletas.

Aqui se apresentam os 1.004 nomes de jornalistas aos quais foi dedicado o livro de Fernando Pacheco Jordão Dossiê Herzog: Prisão, tortura e morte no Brasil, publicado pela primeira vez em 1979. A sexta edição é de 2005 e está em preparo uma sétima edição, por iniciativa da viúva de Fernando, Fátima Pacheco Jordão, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog.

Além desses nomes há um que só apareceu na primeira publicação da lista, na edição de janeiro de 1975 do jornal do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Unidade, Adenilton Araújo, e um cuja assinatura não foi reproduzida em nenhuma das duas ocasiões, Carlos Marchi.

A lista ainda não está finalizada: falta identificar o nome profissional (que, quando conhecido, aparece em negrito) de algumas centenas de signatários.
Até o momento, 1º de fevereiro de 2021, 55 pessoas mandaram depoimentos sobre as circunstâncias em que assinaram o documento. O internauta tem acesso a cada um desses depoimentos clicando nos links associados aos nomes dos respectivos signatários.

Confira o manifesto Em Nome da Verdade publicado como matéria paga na edição de 3/2/1976 do jornal O Estado de S. Paulo:

“Temos a honra de passar às mãos de Vossa Excelência documento encaminhado a este Sindicato para ser entregue à Justiça, com as assinaturas de 467 jornalistas, referente ao inquérito policial-militar sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog.

Os jornalistas, ao levantarem as indagações contidas no documento anexo, e seu sindicato, ao trazê-las à consideração de Vossa Excelência, reiteraram desta forma sua preocupação com a necessidade de completo esclarecimento do caso, expressa desde nossa primeira manifestação após o trágico acontecimento.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e os signatários do documento anexo esperam com isso estar cooperando com Vossa Excelência na aplicação da Justiça. Certos da boa acolhida e da atenção que Vossa Excelência dará a este trabalho, subscrevemo-nos respeitosamente,

Audálio Ferreira Dantas, José Aparecido, Gastão Thomaz de Almeida, Wilson Lourenço Gomes, Fernando Pacheco Jordão, Moisés Oscar Ziskinde e Hamilton Otávio de Souza.

O abaixo-assinado

Nós, abaixo assinados, jornalistas, que acompanhamos todo o caso da morte de nosso companheiro de trabalho, Vladimir Herzog – uma tragédia que traumatizou não só a nossa categoria, mas a consciência de toda a Nação – interessados na descoberta da verdade e na total elucidação dos fatos, por força mesmo da natureza da nossa profissão, vimos de público levantar algumas indagações, sugeridas pela leitura do Relatório do Inquérito Policial-Militar divulgado no último dia 20 de dezembro.

O Relatório contém duas contradições que já foram levantadas publicamente:

** a primeira é a estranheza de que o IPM tenha partido de uma Portaria do Comando do II Exército que praticamente já indicava a sua Conclusão, ao determinar sua instauração “para apurar as circunstâncias em que ocorreu o suicídio”, e não as circunstâncias da morte, como seria de esperar;

** na segunda, apontada no mesmo dia de sua publicação, O Estado de S.Paulo desmentiu o depoimento do jornalista Randolfo Lobato, segundo o qual Vladimir Herzog fora demitido do jornal num expurgo que teria ocorrido em 1963, contra esquerdistas da redação. Além do desmentido, o Estado citou a contradição com o depoimento do chefe da 2 ª Secção do II Exército, que afirma que Herzog foi demitido em 1958. O jornal esclareceu que, na verdade, Herzog pediu demissão espontaneamente em 1965.

Além desses pontos, pretendemos chamar a atenção para outros que para nós, jornalistas, não ficaram devidamente esclarecidos e que poderão ser objeto de novas diligências, agora no âmbito da Justiça Militar, para onde o IPM foi remetido, como determina o Código do Processo Penal Militar.

Este é o nosso interesse, em nome da salvaguarda dos direitos humanos, da justiça e da busca da verdade, na qual o jornalista, por dever de ofício, tem a obrigação de esgotar todos os recursos possíveis.

Os pontos que ainda consideramos obscuros são estes:

1. O IPM diz que Vladimir Herzog se enforcou na grade da cela em que for a colocado “usando para tanto a cinta do macacão que usava”. Não há, porém, em todo o inquérito nenhuma explicação para o preso estar usando macacão com cinto. Esta omissão parece contradizer toda a ênfase que várias testemunhas dão à questão da segurança dos detidos: o chefe da 2ª Secção, o comandante do DOI, um investigador e um carcereiro mencionam, em seus depoimentos, além do fornecimento de roupas especiais, rondas e fiscalização permanente, como medidas de cautela. Essas medidas são tomadas, como se sabe, em qualquer repartição policial, e uma delas é a retirada de qualquer objeto que possa servir de instrumento para um suicídio, inclusive cintos e cordões de sapatos”. E pelo que se conhece do relato de pessoas que já estiveram naquela dependência militar, os macacões fornecidos aos presos não possuem cinto.

2. Apoiando-se nos laudos periciais do Instituto Médico Legal, o Relatório acentua a “inexistência de qualquer vício que possa desacreditá-los”. No entanto, existe uma incoerência ainda inexplicada: o laudo do Exame de Corpo de Delito, dos legistas Harry Shibata e Arildo T. Viana, descreve a roupa com que o corpo chegou vestido para a necrópsia e essa roupa não é o macacão descrito no Laudo de Encontro de Cadáver (com fotos), dos peritos Motoho Shiota e Silvio Shibata. A roupa com que chegou ao IML, segundo o laudo, é a mesma com que Vladimir Herzog saíra de casa pela manhã, para se apresentar.

Diante disso, perguntamos:

** Não se exige que o cadáver seja levado para Exame de Corpo de Delito exatamente como foi encontrado?

** Como se explica que o corpo tenha sido encontrado de macacão e depois tenha chegado ao IML com outra roupa?

** Outra questão: por que não foi ouvido no IPM o capitão Ubirajara, oficial do DOI-CODI, cujo nome aparece nos laudos como requisitante da perícia?

3. Todas as testemunhas ligadas ao DOI afirmam no IPM que havia ordens expressas para que Vladimir Herzog não pernoitasse na prisão e fosse libertado logo após escrever seu depoimento. O carcereiro diz mesmo, em seu depoimento, que o encontrou enforcado quando foi à cela “com a finalidade de retirar Vladimir Herzog a fim de ser liberado”.

Perguntamos:

** Como poderiam as autoridades saber de antemão, como ficou registrado no IPM, “ser de pouca relevância o depoimento daquele jornalista nos fatos investigados”?

** Se o depoimento era de pouca relevância, porque a tentativa de prendê-lo na véspera, à noite, primeiro em sua casa, e depois em seu local de trabalho, só consentindo a autoridade com sua apresentação no dia seguinte, após interferência da direção da empresa?

** Como era possível saber o teor do depoimento de Vladimir Herzog para se ter certeza de que seria liberado no dia seguinte?

4. O Relatório do IPM destaca, também, que “o corpo de Vladimir Herzog encontra-se sepultado na Quadra 28, túmulo 64, área em que são enterrados os suicidas”. Essa informação é baseada no depoimento de um membro da Congregação Israelita Paulista.

No entanto, informação diferente foi dada na ocasião da morte de Vladimir Herzog pelo rabino Henry Sobel, que participou do culto ecumênico em memória do jornalista. Numa entrevista publicada no mesmo dia do culto, o rabino disse que os ritos do sepultamento tinham sido normais, “pois a Chevrah Kadisha não encontrou indícios que comprovassem o suicídio do jornalista, o que implicaria a alteração dos procedimentos, inclusive o sepultamento em local diferente.”. (O Estado de S.Paulo, 31/10/75).

São duas versões conflitantes, de dois membros da mesma religião. Qual a verdadeira?

5. O Relatório do IPM informa que foram ouvidas 21 testemunhas “cujos depoimentos foram tomados sem qualquer constrangimento físico ou moral”. Pelo que sabemos, algumas testemunhas foram ouvidas enquanto ainda estavam no DOI, sob a custódia, em última instância, das autoridades cuja atuação no caso da morte de Vladimir Herzog estava sendo investigada. Indagamos: Isto não consistiria, para a testemunha, uma forma de constrangimento?”

Ao pé das assinaturas, o Sindicato informava:

“Esta publicação, com 1.004 assinaturas, foi custeada pelas contribuições de jornalistas de São Paulo, Rio, Brasília, Natal, Porto Alegre, Curitiba. Após a elaboração do documento sucederam-se outros fatos (entre os quais a adesão de mais signatários, e, principalmente, a divulgação de novo depoimento de um dos jornalistas presos no DOI-CODI quando da morte de Vladimir Herzog) que reiteram, mais ainda, a necessidade de esclarecimentos para as questões suscitadas.”

Segue-se a lista.

  1. A. P. Quartim de Moraes
  2. Adail Borges Fortes da Silva
  3. Adalberto Diniz
  4. Adalberto Pena
  5. Adão Macieira
  6. Adélia Lúcia Borges de Gusmão
  7. Adélia Salamene Montebeller
  8. Adélia Y. Porto da Silva
  9. Adelto Rodrigues Gonçalves
  10. Ademar Assaoka
  11. Ademar Jackel
  12. Ademar Monteiro
  13. Ademar Shiraishi
  14. Ademar Vargas de Freitas
  15. Ademir Fernandes
  16. Ademir Ribeiro de Macedo
  17. Adenilton Araújo [assinatura publicada no jornal Unidade de janeiro de 1976]
  18. Adilson José Maria
  19. Adonis de Oliveira
  20. Affonso Ritter
  21. Aglaé Lavoratti Guedes
  22. Aguinaldo Silva
  23. Airton Mauro Ribeiro
  24. Airton Luiz Batista
  25. Airton Muller Rodrigues
  26. Alberto Carvalho
  27. Alberto Dines
  28. Alberto Etchart
  29. Alberto Hermann Blum
  30. Alberto Luchetti Neto
  31. Albimar Furtado
  32. Albino Castro F. Filho
  33. Alcides Lemos
  34. Alcides Melo e Silva
  35. Alcione T. Silva
  36. Alcir Cândido de Souza
  37. Alcy Linares Deamo [grafado Teamo]
  38. Alda Suzete Souza Valls
  39. Aldo Schmitz
  40. Aldson Pinheiro
  41. Alexis Fernandes Gurgel
  42. Alexandra José de Souza Bertola
  43. Alexandre Gambirasio
  44. Alfeo Ruggi
  45. Alfio Beccari
  46. Alfredo da Rocha Carvalho
  47. Alfredo Miguel Mathias
  48. Alfredo Osório
  49. Alice Kiyoko Taquiguthi
  50. Alipio Raimundo Viana Freire
  51. Almyr Gajardoni
  52. Aloar [grafado Alaor] Odin Ribeiro
  53. Altamiro Souza
  54. Aluizio Maranhão
  55. Amancio Chiodi Sobrinho
  56. Américo Ietto Filho
  57. Amilton Vieira
  58. Ana Maria Baccaro
  59. Ana Maria Bretas Tahan
  60. Ana Maria de Mattos
  61. Ancelmo Rezende Gois
  62. Anchieta Fernandes
  63. Anderson Campos
  64. André Gustavo Stumpf Alves de Souza
  65. André Pereira
  66. Andrei Meireles de Almeida
  67. Aníbal Gomes da Silva
  68. Aníbal Philot
  69. Anilde Lima Werneck
  70. Anilson Gantes da Costa
  71. Antônio Aragão
  72. Antônio Arena Filho
  73. Antônio Augusto dos Santos
  74. Antônio B. (Bernardo) Mariani Guerreiro
  75. Antônio Carlos de Moura Ferreira
  76. Antônio Carlos Carneiro Neto
  77. Antônio Carlos de Carvalho
  78. Antônio Carlos dos Santos
  79. Antônio Carlos Fon
  80. Antônio Carlos Mafalda
  81. Antônio Carlos Marsiarelli
  82. Antônio Carlos Pereira
  83. Antônio Carlos Ribeiro
  84. Antônio Cunha
  85. Antônio de Oliveira e Silva
  86. Antônio Estribita de Almeida
  87. Antônio Euclides Teixeira
  88. Antonio Felix do Monte
  89. Antônio Firmo de Oliveira Gonzalez
  90. Antônio Gouveia Jr.
  91. Antônio Hohlfeldt
  92. Antônio L. O. Figueiredo
  93. Antônio Luiz Bernardes
  94. Antônio Luiz de Freitas
  95. Antônio Machado
  96. Antônio Macluf
  97. Antônio Manoel de Oliveira
  98. Antônio Nery
  99. Antônio Ramos Cordeiro
  100. Antônio Romano Nogueira
  101. Antônio S. Goulart
  102. Antônio Tadeu Afonso
  103. Antônio Teixeira Júnior
  104. Antônio Ubaldino Pereira Filho
  105. Antônio Ventura
  106. Aparecida F. C. Leite
  107. Aparecida Izilda Alves
  108. Aparício Pires
  109. Ari Toledo Schneider
  110. Ariovaldo Bonas
  111. Ariverson Feltrin
  112. Arlete Rejane de Oliveira
  113. Arlindo de Melo Freire
  114. Arlindo P. Piva
  115. Armando Sobral Rollemberg
  116. Armando Burd
  117. Armando Gonçalves
  118. Armando Sampaio Lacerda
  119. Armando Vasconcelos Sales
  120. Armindo Antônio Ranzolin
  121. Arnaldo Alves da Cruz
  122. Arnoldo Anater
  123. Assis Hoffmann
  124. Atenéia Feijó
  125. Augusto Nunes da Silva
  126. Aureliano Biancarelli
  127. Áureo Abílio
  128. Barbara Regina Oliveira
  129. Beatriz Bansen
  130. Beatriz Horta
  131. Belisa Ribeiro [assinava-se então Contino]
  132. Benedito (Benê) Cavechini
  133. Benedito Roberto Camargo
  134. Benito Giusti
  135. Bernardo Kucinski
  136. Bernardo Lerer
  137. Branca Ferrari
  138. Bruno Liberati
  139. Caio Mário C. Guedes Britto
  140. Camel Rufaiel
  141. Carlos Ernani Brickmann
  142. Carlos Marchi
  143. Carlos Roberto dos Santos Dorneles
  144. Carlos Roberto Maranhão
  145. Carlos A. (Antônio Carlos) Manente
  146. Carlos Alberto da Silva
  147. Carlos Alberto de Oliveira (Caó)
  148. Carlos Alberto Ghiuro Gouvêa
  149. Carlos Alberto Maranhão
  150. Carlos Alberto Noronha
  151. Carlos Alberto Pimentel
  152. Carlos Alberto Sardenberg
  153. Carlos Augusto Monteiro
  154. Carlos Bastos de Castro
  155. Carlos C. Lacerda
  156. Carlos Castello Branco
  157. Carlos Chagas
  158. Carlos da Silva Rodrigues
  159. Carlos Danilo Cortes
  160. Carlos de Oliveira
  161. Carlos Fehlberg
  162. Carlos Fernando Karnas
  163. Carlos Heitor Cony
  164. Carlos Henrique Bastos
  165. Carlos Jurandyr Monteiro Lopes (Jura)
  166. Carlos (Carlão) Octavio Bittencourt Batistelli
  167. Carlos Pinto
  168. Carly Batista de Aguiar
  169. Carmem Coaracy
  170. Carmen Rita Cagno
  171. Carmen Zilda Ribeiro
  172. Carmo Ribeiro Chagas
  173. Cecília Thompson Guarnieri
  174. Cecilio Pereira
  175. Célia Maria Marinho Reis
  176. Célia Valente
  177. Celso Antonio Hartmann
  178. Celso Antônio Souza da Rosa
  179. Celso de Campos Pinto
  180. Celso Itiberê F. dos Santos
  181. Celso Marinho Ramalho
  182. Cerilo Camilo Simon
  183. César Francisco Alves
  184. César Silva
  185. Cezar Augusto Freire da Silva
  186. Christian M. W. Dhoyé
  187. Christina Brentano
  188. Cícero Cattani
  189. Cicero Sandroni
  190. Cicero A. Vieira
  191. Cintia Nahra Leal
  192. Cintia Sasse
  193. Claudia Lindner
  194. Cláudio Bojunga
  195. Cláudio Manuel de Amorim Santos
  196. Claudio Roberto Gomes da Conceição
  197. Cleide Landolfi
  198. Clovis de Oliveira Malta
  199. Clovis Levi da Silva
  200. Clovis Melo Meira
  201. Clóvis Rossi
  202. Colbert Malheiros
  203. Cremilda de A. Medina
  204. Creso Luiz de Morais
  205. Creston Portilho
  206. Cristina Tavares Correia
  207. Dácio Nitrini
  208. Dalva Maria Capinski
  209. Daniel D’A. dos Santos
  210. Danilo da Silva Ucha
  211. Danilo Miralles
  212. Dante Mattiussi
  213. Darci Higobassi
  214. Decio Bar
  215. Décio Pedroso
  216. Delfim Martins
  217. Delmar Marques Correa
  218. Denise Alves
  219. Denize Felipe dos Santos
  220. Dermeval Júlio de Grammont
  221. Desiderio Perón
  222. Dilico Covizzi
  223. Dilze Maria Machado Teixeira
  224. Dirceu Martins
  225. Divino Renato Fonseca
  226. Djair Dantas P. de Macedo
  227. Djalma Nery Ferreira Filho
  228. Dorrit Harazim
  229. Eda Maria Carbone Romio
  230. Edenilton Araújo (Edenilton Lampião)
  231. Edgar L. Simch Vasques da Silva
  232. Edgar Lisboa
  233. Edegar P. Schmidt
  234. Edgard Elias Alves Rodrigues
  235. Edilson Braga
  236. Edison Fernandes Moiano
  237. Edison Pais de Melo Filho
  238. Edith de Carvalho Negraes
  239. Edna Ruth Bolonhez
  240. Edson Higo do Prado
  241. Edson Jansen
  242. Edson Pinto
  243. Eduardo A. de Oliveira
  244. Eduardo Aguiar de Almeida
  245. Eduardo Alexandre Garcia
  246. Eduardo Brito
  247. Eduardo Martins
  248. Eduardo Ney Meireles
  249. Eduardo Nigel Alves Ferreira
  250. Elenilson José Limberti
  251. Eliana Haberli
  252. Eliane Machado
  253. Eliane Cristina de A. Cantanhêde
  254. Elio Egidio Fagundes
  255. Elisabete Portugal
  256. Elisabeth Maria Bottini
  257. Elizabeth de S. Lorenzetti
  258. Elmar Bones
  259. Elói Lacerda Gertel
  260. Eloy Olindo Setti
  261. Elvira Ap. Masiero Alegre
  262. Elza Domakoski
  263. Emanoel Fairbanks
  264. Emanoel Francisco Pinto Barreto
  265. Emir M. Nogueira
  266. Emmanuel Martins
  267. Enezio VelosoTeixeira
  268. Ênio J. A. Squeff
  269. Ennio Pesce
  270. Eraldo Bueno
  271. Ercy Pereira Torma
  272. Eric Nepomuceno
  273. Erica Knapp
  274. Erico Valduga
  275. Ernani Diniz Lucas (Nani)
  276. Esnider Pizzo
  277. Eugenio Bortolon
  278. Eunice Jacques
  279. Eureni Pereira
  280. Eva Maria de Castro Caparelli
  281. Evandro Fonseca Paranaguá
  282. Evilasio B. de Oliveira
  283. Fátima Ali
  284. Fátima Murad
  285. Ferdinando Teixeira Mendes
  286. Fernando A. P. Sandoval
  287. Fernando Alexandre
  288. Fernando Antônio Lemos Goulart
  289. Fernando Camargo
  290. Fernando César Mesquita
  291. Fernando Del Corso
  292. Fernando Fanuchi
  293. Fernando Guimarães
  294. Fernando Martins
  295. Fernando Mitre
  296. Fernando Morgado
  297. Fernando Peixoto
  298. Fernando Pereira Guimarães
  299. Fernando Pessoa Ferreira
  300. Fernando Semedo
  301. Fernando Westphalen
  302. Filippo Garozzo
  303. Firmino Dias Lopes
  304. Flávio Aguiar
  305. Flavio C. Nascimento
  306. Flávio Carvalho
  307. Flávio de Aquino
  308. Flávio Dutra
  309. Flávio França
  310. Flávio Moreira Martins
  311. Flávio Rogério Troyano
  312. Flávio Schubert
  313. Floriano Bortoluzzi
  314. Floriano Soares
  315. Francisco Augusto
  316. Francisco Barreira
  317. Francisco Daniel Lourenço da Silva
  318. Francisco de Assis Teixeira Barbosa
  319. Francisco de Assis Costa Pinto Jr.
  320. Francisco Dias Camargo
  321. Francisco José Pinto dos Santos
  322. Francisco José Santa Rita Behr
  323. Francisco Macedo
  324. Francisco Nelson
  325. Francisco P. H. Caruso (Chico Caruso) < SP
  326. Francisco Paulo Santana (Sant’Ana)
  327. Francisco Pinheiro
  328. Francisco Pinto Neto
  329. Francisco Ronald Goulart Lopes de Almeida
  330. Fraterno Viera
  331. Frederico Vasconcelos
  332. G. Pedrosa Filho
  333. Gabriel Arcanjo Nogueira
  334. Garibaldi Alves Filho
  335. Gellufo Gonçalves
  336. Gelsio Siqueira
  337. Genilson Cezar de Souza
  338. Geraldo Augusto Pires e Albuquerque
  339. Geraldo Galvão Ferraz
  340. Geraldo Hasse
  341. Geraldo Mayrink
  342. Geraldo Seabra Filho
  343. Gerson Lopes Schirmer
  344. Getúlio Dutra Bittencourt
  345. Getúlio de Souza Velho
  346. Gilberto Antônio de Medeiros
  347. Gilberto dos Santos
  348. Gilberto Grassi
  349. Gilberto Penha de Araújo
  350. Gilnei Rampazzo
  351. Gilson Menezes
  352. Giulia Di Vizia
  353. Glória Nogueira
  354. Guilherme Cunha Pinto Filho
  355. Guilherme da Cunha
  356. Gustavo Praça de Carvalho
  357. Hairton Calixto
  358. Hamilton Almeida Filho
  359. Haroldo Lima
  360. Hedyl Valle Jr.
  361. Heitor Casaro
  362. Hélio Ferraz de Araújo
  363. Hélio Teixeira de Oliveira
  364. Helival Rios
  365. Helô Machado
  366. Heloneida Studart
  367. Helvio Eduardo Schneider
  368. Henrique Goulart Gonzaga Júnior (Gougon)
  369. Henrique Souza Filho (Henfil)
  370. Hermano Antônio Henning
  371. Hermelino Paes de Macedo
  372. Herval da Silva Faria
  373. Hipólito Vieira Pereira
  374. Hiron Goidanich
  375. Homero Paiva
  376. Horácio N. Marana
  377. Iara Rodrigues Martins
  378. Ibsen V. Pinheiro
  379. Idalino ASP Vieira
  380. Ignácio de Loyola
  381. Ijalmar M. Nogueira
  382. Irandy Ferreira de Souza
  383. Irede A. Cardoso
  384. Iremar Araújo
  385. Irene Solano Vianna
  386. Isabel C. Dias de Aguiar Boggio
  387. Isabel Cristina Franchon
  388. Isabel Monteiro
  389. Isaias de Castro Gama
  390. Isnar Camargo Ruas
  391. Ivan Alves
  392. Ivan Angelo
  393. Ivan Barros
  394. Ivan Lessa
  395. Ivan Migliaccio
  396. Ivan Nakamae
  397. Ivo Egon Stigger
  398. Ivo Zanini
  399. Iza Feigerman
  400. Izalco Sardenberg Neto
  401. J. E.de Faro Freire
  402. Jaguar
  403. Jailton Fonseca
  404. Jaime R. Ruivo
  405. Jair Cunha Filho
  406. Jair de Oliveira
  407. Jairo Arco e Flexa
  408. Jalusa Barcellos
  409. Jamir de Holanda Ferreira
  410. Jandira César
  411. Jayme Copstein
  412. Jayme Tadeu Lechinsky
  413. Jazilda Correia Campos
  414. Jean Claude Bernadet
  415. Jefferson Del Rios
  416. João Batista Machado
  417. João Borges de Souza
  418. João Carlos Belmonte
  419. João Carlos Castilho de Andrade
  420. João Carlos Ferreira da Silva
  421. João Edivaldo Teixeira
  422. João Gualberto Aguiar
  423. João Huber Júnior
  424. João Marcos Pereira
  425. João Rath
  426. João Russo
  427. João Victor Strauss
  428. Joaquim Jodelle
  429. Joaquim Marcondes A. Neto
  430. Joel Petroski
  431. Jomar José Costa
  432. Jorge Dias Escosteguy
  433. Jorge Alberto Polydoro
  434. Jorge Baptista
  435. Jorge Carlos Prado Magalhães
  436. Jorge Freitas
  437. Jorge G. Amaral
  438. Jorge Gallina
  439. Jorge Hedyl Boamorte
  440. Jorge Luiz de Souza
  441. Jorge Olavo de Carvalho Leite
  442. Jorge Oliveira da Silva
  443. Jorge Rosa
  444. Jorge Sá de Miranda Neto
  445. Jorge Villas
  446. Josail Gabriel de Sales
  447. José Gabriel de La Rocque Romeiro
  448. José A. Fiori
  449. José A. (Antônio) Severo
  450. José Alberto Dietrich Filho
  451. José Alvaro do Santo Primo
  452. José Antônio Fernandez Ribeiro
  453. José Antônio Rodrigues (Zelão)
  454. José Augusto Duarte Bezerra
  455. José Carlos Bardawil
  456. José Carlos Marão
  457. José Carlos Monteiro Santos
  458. José Carlos Moreira Torres
  459. José Carlos Santana
  460. José Castello
  461. José da Conceição Andrade
  462. José Durval Braga do Amaral
  463. José E. Gonçalves
  464. José Eduardo Savoia
  465. José Eugênio de Souza
  466. José Gonçalves Elias Neto
  467. José Guaraci Fraga
  468. José Gustavo Magalhães Vasconcelos
  469. José Jaime Matos de Sá
  470. José Márcio Almeida de Mendonça
  471. José Márcio Penido
  472. José Maria de Lima
  473. José Maria Soares
  474. José Martinez
  475. José Miguel Soares Wisnik
  476. José Mitchell
  477. José Neme
  478. José Onofre K. Jardim
  479. José Pessoa de Carvalho
  480. José Roberto Dias Guzzo
  481. José Roberto de Alencar
  482. José Roberto Garcez
  483. José Roberto Medici de Aquino
  484. José Roberto Nassar
  485. José Rubens A. Souza
  486. José Santana Filho
  487. José Vidal da Trindade
  488. Jovaci Lea Galazi
  489. Joyce La Ronda
  490. Juan Carlos Gomez
  491. Juarez Fonseca
  492. José Carlos Juca Kfouri
  493. Juca Martins
  494. Judith Martins Costa
  495. Judith Patarra
  496. Julieta Nunes
  497. Julio Antônio de Oliveira Moreno
  498. Julio Cesar Magalhães
  499. Júlio L. Bortolo [grafado Bartolo]
  500. Júlio Tadeu Carneiro Sortica
  501. Jurandir Soares dos Santos
  502. Jussara dos Santos Correa
  503. Jussara Oliveira da Silva
  504. Justino Martins
  505. Katsuko Matsumoto
  506. Klaus Kleber
  507. Kleber de Almeida
  508. Laercio Marmo
  509. Laercio Silva
  510. Laerte Coutinho
  511. Lais de Castro
  512. Lais Fagundes Oreb
  513. Lanning Eluns
  514. Lauro Dieckmann
  515. Lauro Machado Coelho
  516. Lazaro de Oliveira
  517. Leia Penteado
  518. Leo Schlafman
  519. Leonardo Berleze de Matos Dourado
  520. Leonor Amarante
  521. Leonora Maria Vargas
  522. Lia Gonçalves Ribeiro Dias
  523. Liberato F. S. da Cunha
  524. Licurgo Chaves de Carvalho
  525. Lilian Ben David
  526. Lilian Newlands
  527. Ligia Monteiro
  528. Lorena Paim Saraiva
  529. Lourenço Carlos Diaféria
  530. Lourenço Dantas Mota
  531. Lúcia Maria Ferreira Rito
  532. Lúcia Miranda Leão
  533. Lúcia Villar Guanaes
  534. Luciano de Paiva
  535. Luciano Ornelas
  536. Lucidio Castelo Branco
  537. Lucila dos Santos Camargo
  538. Lucy Dias
  539. Ludembergue T. de Goes
  540. Luiz L. Fontes
  541. Luiz R. Teixeira
  542. Luiz Roberto Serrano
  543. Luiz Valério Meinel
  544. Luiz Alberto Arteche
  545. Luiz Alberto Bettencourt
  546. Luiz Alberto do Amaral Manfredini
  547. Luiz Antônio Pereira Franco
  548. Luiz Antônio Ramos
  549. Luiz Augusto Cabral
  550. Luiz Augusto Vareia Chabassus
  551. Luiz Carlos Bataglin
  552. Luiz Carlos Cabral
  553. Luiz Carlos dos Santos
  554. Luiz Carlos Gertel
  555. Luiz Carlos Merten
  556. Luiz Carlos Ramos
  557. Luiz Carlos Ribeiro
  558. Luiz Cláudio Cunha
  559. Luiz Cláudio Pinheiro
  560. Luiz Fernando Câmara Vitral
  561. Luiz Fernando Lima da Silva
  562. Luiz Fernando Mercadante
  563. Luiz Freitas
  564. Luiz Garcia
  565. Luiz Gonçalves da Fonseca
  566. Luiz Gonzaga de Almeida
  567. Luiz Gonzaga Gonçalves
  568. Luiz Heitor H. B. Pinto da Luz
  569. Luiz Henrique M. Fruet
  570. Luiz Marcos Barrero
  571. Luiz Martins
  572. Luiz Oscar Matzembacher
  573. Luiz Paulo de Pilla Vares
  574. Luiz Rache Vitelo Filho
  575. Luiz Roberto Clauset
  576. Luiz Roberto de Souza Queiroz
  577. Luiz Roberto Porto
  578. Luiz Salgado Ribeiro
  579. Luiz Valério Meinel
  580. Lygia Nunes
  581. Maadir Moreira
  582. Magda Sparano
  583. Manuel Carlos Karam
  584. Manuel Francisco de Andrade Cavalcanti
  585. Marcelo de Almeida Bairão
  586. Marcelo Lopes Monteiro
  587. Marcelo Oscar Lopes
  588. Marcelo Soares Monteiro (Não está no anúncio do Estadão mas está na lista do jornal Unidade)
  589. Márcia Maykot
  590. Márcio M. Geenen
  591. Marco A. F. Schuster
  592. Marco Antônio Correa de Moraes
  593. Marco Antônio de Lacerda
  594. Marco Antônio Escobar
  595. Marco Antônio S. (Souto) Maior
  596. Marco Aurélio C. Carvalho
  597. Marco Aurélio C. Machado
  598. Marco Aurélio Camargo
  599. Marco Aurelio Geiss de Queiróz
  600. Marcos D. Loureiro
  601. Marcos Domingos Agathão
  602. Marcos Faerman
  603. Marcos Gomes
  604. Marcos Roberto Augusto da Fonseca
  605. Marcos Sá Corrêa
  606. Marcos Santilli
  607. Marcos Ubiratan Abrão
  608. Maria Alice Fleury Dias
  609. Maria Alice Gurgel do Amaral
  610. Maria Amélia Rocha Lopes
  611. Maria Angela Kulman Paiva Castro
  612. Maria Auxiliadora R. G. Serapião
  613. Maria Bernadete Mori
  614. Maria Cecília Magalhães Gomes
  615. Maria Cecília Pires de Sá
  616. Maria Christina R. de Carvalho
  617. Maria da Graça Soares Mascarenhas
  618. Maria da Graça Dantas Guindani
  619. Maria das Graças Ferreira
  620. Maria de Lourdes Sá Britto
  621. Maria Eloá da Silveira
  622. Maria Emília G. de Almeida
  623. Maria Helena da Silva Passos
  624. Maria Helena Castilho
  625. Maria Helena Dutra
  626. Maria Iara Rech
  627. Maria Ignez França
  628. Maria Inês B. Marquez
  629. Maria Isabel Camargo Regis
  630. Maria Luiza Nascimento
  631. Maria Margarida Negro
  632. Maria Monserrat Albareda P. Padilha
  633. Maria Monteiro
  634. Maria Odaires Dantas
  635. Maria Regina Paz
  636. Maria Tereza Fernandes
  637. Maria Thereza Martins
  638. Mariângela Medeiros
  639. Mariko Sonoda
  640. Marilda Varejão
  641. Marilda Wanke Weigert
  642. Marilena Braga
  643. Marília de Fontoura Bachmann
  644. Marina D´Andrea
  645. Marina Wodtke
  646. Marino Maradei Jr.
  647. Mário H. Watanabe
  648. Mário Joaquim Escobar de Andrade
  649. Mário Lúcio Marinho
  650. Mário Alberto de Almeida
  651. Mário Augusto Jakobskind
  652. Mário Blander de Camargo Castro
  653. Mário da Cunha
  654. Mário de Almeida Luna
  655. Mário Iorio Lopes
  656. Mário José Sniecikoski
  657. Mário Marcos de Souza
  658. Mário Pereira
  659. Mário Quintana
  660. Mário Renato Marona
  661. Marion Frank
  662. Marisa de Freitas Brito
  663. Marisa de Melo Vieira da Costa
  664. Marisa Seabra Ferreira
  665. Mariza Gibson
  666. Marques Leonam Borges da Cunha
  667. Marta Maria Alves da Silva
  668. Mary Mezzari
  669. Marise de Martini Fetter
  670. Maurício M. Rosas
  671. Mauricio Azêdo
  672. Mauro Carvalho da Silva
  673. Melchiades Cunha Jr.
  674. Merval Soares Pereira Filho
  675. Miguel João Jorge Filho
  676. Milton Alberto Barreto Randal
  677. Milton Fernandes Weis
  678. Milton Galdino da Silva
  679. Milton Ivan Heller
  680. Milton José Blay
  681. Mino Carta
  682. Miriam Gusmão
  683. Mirian Paglia Costa
  684. Moacir A. Amâncio
  685. Moacir Oliveira
  686. Moacyr J. Machado
  687. Moacyr Bueno de Morais Jr.
  688. Moises Rabinovici
  689. Mollica
  690. Moura Reis
  691. Muryllo Della Mea
  692. Mylton Severiano da Silva (Myltainho)
  693. Nair Keiko Suzuki
  694. Narceu de Almeida Filho
  695. Narciso James Brás
  696. Narciso Kalili
  697. Nelcira Neves do Nascimento
  698. Nelio Barbosa Horta
  699. Nelio Cechin
  700. Nelio Lima
  701. Nelma Quadros
  702. Nelson Antônio Pires Merlin
  703. Nelson Blecher
  704. Nelson Cunha
  705. Nelson de Almeida Duarte
  706. Nelson Gonçalves
  707. Nelson Maenaka
  708. Nelson Silva
  709. Nereu Costa Lima
  710. Nery Fogliatto
  711. Nestor C. de Magalhães
  712. Neusa Galei Fiori
  713. Neusa S. Pinheiro Coelho
  714. Neusa Rocha
  715. Neuza Lemela
  716. Neuza Santana
  717. Neuza Tasca
  718. Nevio Gomes
  719. Newton Flora
  720. Ney Fonseca
  721. Nícia Maria Antunes Menezes
  722. Nicky Baendereck
  723. Nilcea Nogueira
  724. Nilcéia Cleide da Silva
  725. Nilda Gonçalves Antunes
  726. Nilo de Souza Martins
  727. Nilson Damasceno
  728. Nilson Figueiredo Filho
  729. Nilton Tuna Mateus
  730. Nirlando Antônio Lacerda Beirão
  731. Norberto Pastore
  732. Norberto Stavisky
  733. Nubia Silveira
  734. Octávio Floro Barata Costa
  735. Odair Estevam Redondo
  736. Odejaime Hollanda
  737. Odon Pereira da Silva
  738. Odon Rodrigues
  739. Olavo Avalone Filho
  740. Olavo de Carvalho
  741. Olga Maria Sérvulo da Cunha
  742. Olga Vasoni
  743. Olímpio de Carvalho
  744. Olinda Marlei Lopes Teixeira (Lelei)
  745. Olívio S. Lamas
  746. Olívio Tavares de Araújo
  747. Olyr Zavaschi
  748. Omar Luiz de Barros Filho (Matico)
  749. Orlando L. Fassoni
  750. Orlando Barreto
  751. Orlando de Almeida
  752. Orlando Maretti Sobrinho
  753. Oscar Luiz de Paula
  754. Oscar Milton Volpini
  755. Osvaldo Martins
  756. Oswaldo A. Ribeiro Filho
  757. Oswaldo de Camargo
  758. Oswaldo Guimarães Amorim
  759. Oswaldo Nadalin Duarte
  760. Otacilio R. do Carmo
  761. Otávio de Fonseca
  762. Paulo F. Gastal
  763. Paulo Roberto Cardoso Gomes
  764. Paulo Antônio Rocha
  765. Paulo Burd
  766. Paulo Cézar Pereira
  767. Paulo de Almeida Lima
  768. Paulo de Tarso Riccordi
  769. Paulo Denis Simas Pereira
  770. Paulo Jorge Haranaka
  771. Paulo Junqueira Braga
  772. Paulo Leite
  773. Paulo Mário Garcia de Macedo
  774. Paulo Mattiussi
  775. Paulo Moreira
  776. Paulo Moura
  777. Paulo Penna
  778. Paulo Pompeu
  779. Paulo Queiróz Andreoli
  780. Paulo R. A. Dias
  781. Paulo Roberto Cardoso Gomes
  782. Paulo Roberto Maciel
  783. Paulo Roberto Marins de Souza
  784. Paulo Sampaio (Sampaulo)
  785. Paulo Sérgio de Souza Barros
  786. Paulo Totti
  787. Pedro Autran Ribeiro
  788. Pedro Cafardo
  789. Pedro de Oliveira
  790. Pedro de Salles Redig de Campos
  791. Pedro Del Picchia
  792. Pedro Franco Cruz
  793. Pedro Luiz Flores
  794. Pedro Maciel
  795. Pedro Miquelarena
  796. Pedro Rogerio C. Moreira
  797. Percival de Souza
  798. Perseu Abramo
  799. Pindaro Camarinha Sobrinho
  800. Pio Pinheiro
  801. Pola Civelli
  802. Pompeu de Souza
  803. Prentice Monclara
  804. Prudente de Moraes Neto (Pedro Dantas)
  805. R. Heller
  806. Racine Santos
  807. Rafael Caroni Filho
  808. Raimundo de Oliveira Costa
  809. Raimundo Rodrigues Pereira
  810. Randolpho S. de Souza
  811. Raul Clovis Rubenich
  812. Raul Urban
  813. Regina Lúcia Pimenta de Castro
  814. Regina Echeverria de O. Coutinho
  815. Regina Lemos
  816. Regina Machado Curi
  817. Regina Maria Diogo Rito
  818. Regina Penteado
  819. Reginaldo Fortuna
  820. Reinaldo Lobo
  821. Reinaldo Rocha
  822. Rejane Baeta
  823. Renan Sedano Ruiz
  824. Renate Bauer
  825. Renato de Moraes
  826. Renato Faleiros
  827. Renato Gianuca
  828. Renato Kern (Rekern)
  829. Renato Lombardi
  830. Renato Russo Martins
  831. Renato Sant´Ana
  832. Renato Schaitza
  833. Renato Torres
  834. René Marinho Sierra
  835. Renée Castelo Branco
  836. Reynaldo Ostrovsky
  837. Ricardo Augusto (A.) Setti
  838. Ricardo Castro Bueno
  839. Ricardo de Leone Chaves (Kadão Chaves)
  840. Ricardo M. L. Álvares
  841. Ricardo Kotscho
  842. Riomar Trindade
  843. Rivaldo Chinem
  844. Robert Appy
  845. Roberto Barros Manera
  846. Roberto Francisco Avallone
  847. Roberto Hillas Moura
  848. Roberto A. Carlesi
  849. Roberto Ferreira
  850. Roberto Jungmann
  851. Roberto Marinho de Azevedo Neto (Apicius)
  852. Roberto Massignan Filho
  853. Roberto Mazzuco Muniz
  854. Roberto Muggiati
  855. Roberto Müller Filho
  856. Roberto Pereira de Andrade
  857. Roberto Pereira Ferreira
  858. Roberto Pompeu de Toledo
  859. Robinson Flores
  860. Robson Murilo Silva Costa
  861. Rocco Buonfiglio
  862. Rodolpho Gamberini Junior
  863. Rogério Vaz Mendeski
  864. Rolf Kuntz
  865. Romolo Cioffo
  866. Ronaldo Buarque de Hollanda
  867. Ronaldo G. Reis
  868. Ronaldo Westermann
  869. Roque Luiz Godoy
  870. Rosilto Portella
  871. Rosvita Saueressig
  872. Rubem Grilo
  873. Rubens Glassberg
  874. Rubens Marujo
  875. Rubens Mattos
  876. Rui Cardoso Xavier
  877. Rui Goette da Costa Falcão
  878. Rui P. Barbosa
  879. Ruy Lopes
  880. Ruy Mesquita Filho
  881. S. David
  882. Sandoval Souza Oliveira
  883. Sandra Maria de Carvalho Alves
  884. Sandra Vasconcelos Chaves
  885. Sandra Wenberg Salgado
  886. Sandro Angelo Vaia
  887. Santa Irene Lopes
  888. Saul Galvão França Junior
  889. Sebastião Carvalho
  890. Sebastião Luiz da Costa Aguiar
  891. Sebastião Rubens [Tão] Gomes Pinto
  892. Selma Rita Severo Lins
  893. Sergio Ribeiro Pompeu
  894. Sérgio Antônio Correia Vaz da Silva
  895. Sergio Arnaud
  896. Sergio Buarque de Gusmão
  897. Sérgio Caparelli
  898. Sergio Chacon
  899. Sérgio de Souza
  900. Sergio dos Santos de Oliveira
  901. Sérgio Fujiwara
  902. Sergio José Beck
  903. Sergio Luiz Pereira
  904. Sergio Luz
  905. Sérgio Malluf Torres
  906. Sergio Mota e Silva
  907. Sergio Noronha
  908. Sérgio Quintana
  909. Sergio Roberto Ribeiro
  910. Sérgio Rondino
  911. Sergio Sade
  912. Sérgio Sinoti
  913. Sérgio Sister
  914. Sergio Toniello
  915. Shigueru Nagasawa
  916. Sidnei Basile
  917. Silmar César Muller
  918. Silvia L. Bartolo
  919. Silvia Campolim
  920. Sílvia de Souza Costa
  921. Silvia Sayão
  922. Sílvio Rocha Monteiro
  923. Sílvio Lancelotti
  924. Sílvio Leite
  925. Silvio Raimundo
  926. Silvio Sena
  927. Sinesio F. de Almeida
  928. Sinval Medina
  929. Sisemar Sebastião Silva
  930. Sonia Beatriz de Barros
  931. Sueli Campopiano
  932. Suzana Regazzini
  933. Tairo Arrial
  934. Takao Miyagui
  935. Tales Tarcísio Alvarenga
  936. Tamar de Castro
  937. Tania Borges Nogueira
  938. Tania Maria Mendes
  939. Taras Schner
  940. Tarso de Castro
  941. Telmo Curcio da Silva
  942. Telmo Luiz Meira Wambier
  943. Teodolino de Souza Lima
  944. Teodomiro Braga
  945. Teresa Monteiro
  946. Teresinha Schoen Teixeira
  947. Thaís B. Oliveira
  948. Thais de Aquino Pereira
  949. Thereza Cristina Jorge Tavares de Araujo
  950. Tibério Vargas Ramos
  951. Ticiano Duarte
  952. Timoteo Santos Lopes (Tim Lopes)
  953. Tito Ubiratan Tajes
  954. Tomas Irineo Pereira
  955. Tullio Macacchero
  956. Ubirajara Forte
  957. Uirapuru Mendes de Oliveira
  958. Ulisses José de Souza
  959. Urandir E. Bispo
  960. Valdimir Diniz
  961. Valdir de Oliveira
  962. Valdir Zwetsch
  963. Valfrido Lira
  964. Valtair Rodrigues dos Santos
  965. Valter Gonçalves dos Santos
  966. Vanda Frias Pinto
  967. Vanessa Giacometti
  968. Vera Artaxo
  969. Vera L. M. Coeli
  970. Vera Lúcia [Rolim] Salles
  971. Vicente A. Serejo Gomes
  972. Vicente Alessi Filho
  973. Vicente Dianezi Filho
  974. Vicente Ulandowski
  975. Vilma Amaro
  976. Vilma Gryzinski Maciel
  977. Vilmo Medeiros
  978. Vinicius Seixas
  979. Virson Holderbaum
  980. Vitorina Mercês Gonçalves
  981. Vitu do Carmo
  982. Vlada Sanalios
  983. Wagner Baggio
  984. Wagner Carelli
  985. Waldo Nogueira
  986. Waldoar T. Teixeira
  987. Walmor Silva Elias
  988. Walni Costa Soares
  989. Walter Antônio Santoro
  990. Walter Diogo
  991. Walter Galvani
  992. Wanderlan Cortes Gama
  993. William Salasar
  994. Wilson Ricardo Baroncelli
  995. Wilson Cunha
  996. Wilson Kinjo
  997. Wilson Moherdaui
  998. Wilson Palhares
  999. Wilson Tomé Martins de Castro
  1000. Wladimir Netto Ungaretti
  1001. Wladimir Soares
  1002. Wladyr Nader
  1003. Woden Madruga
  1004. Woile Guimarães
  1005. Yves Léon Winandi
  1006. Zuenir Carlos Ventura
  1007. Depoimento extra: Carlos Marchi

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Li todos os nomes, como uma espécie de homenagem e agradecimento a todos e todas por peitarem os tiranos em anos de chumbo. Muitxs que constam da relação, talvez não assinassem uma lista igual hoje em dia, com Catanhede, Algusto Nunes, Sardemberg e outros, não importa, naquele momento, cada assinatura foi preciosa e ajudou a derrota a ditadura. Obrigado a todos e todas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador