Lula nega entrevista ao jornal O Globo e escreve carta explicando motivo

"Enquanto não for reconhecido e corrigido o tratamento editorial difamatório das Organizações Globo não será possível acolher um pedido de entrevista", escreveu

Jornal GGN – O ex-presidente Lula negou entrevista ao jornal O Globo. Em carta direcionada ao jornalista Bernardo Mello Franco, ele explicou que o tratamento parcial recebido durante a Operação Lava Jato, jamais corrigido pelas Organizações Globo, o impede de conceder a entrevista como se tudo estivesse na mais absoluta normalidade.

“Enquanto não for reconhecido e corrigido o tratamento editorial difamatório das Organizações Globo não será possível acolher um pedido de entrevista como parte de uma normalidade que não existe, pelos parâmetros do jornalismo e da democracia”, escreveu.

A última entrevista de Lula para um veículos das Organizações Globo foi para o jornalista Roberto D’Ávila, para a Globonews, em 2015.

A íntegra da carta abaixo:

“Prezado Bernardo,

Agradeço o convite para uma entrevista para o jornal O Globo em uma série sobre ex-presidentes da República. Seu convite destoa da censura imposta pelas Organizações Globo. Não confundo as organizações com as diferentes condutas profissionais de cada um dos seus jornalistas.

O que me impede de atendê-lo é o notório tratamento editorial que as Organizações Globo adotam em relação a mim, meu governo e aos processos judiciais ilegais e arbitrários de que fui alvo, que têm raízes em inverdades divulgadas pelos veículos da Globo e jamais corrigidas, apesar dos fatos e das evidências nítidas, reconhecidas por juristas no Brasil e no exterior.

As próprias sentenças tão celebradas pela Globo são incapazes de apontar que ato errado eu teria cometido no exercício da presidência da República. Fui condenado por ‘atos indeterminados’.

Ao invés de ser analisada com isenção jornalística, a perseguição judicial contra mim foi premiada pelo O Globo. As revelações do site The Intercept foram censuradas, escondendo as provas de que fui julgado por um juiz parcial, em conluio com os promotores, que sabiam da fragilidade e falta de provas da sua acusação.

Enquanto não for reconhecido e corrigido o tratamento editorial difamatório das Organizações Globo não será possível acolher um pedido de entrevista como parte de uma normalidade que não existe, pelos parâmetros do jornalismo e da democracia.

Luiz Inácio Lula da Silva”

O GGN PREPARA UM DOSSIÊ SOBRE O PASSADO DE SERGIO MORO. SAIBA MAIS AQUI.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

17 comentários

  1. É como são as coisas, até outro dia não queriam nada do PT, exceto a imprescindível autocrítica. Já foi uma grande surpresa abrir as portas do PT ao frentão anti-bozo, esquecendo autocrítica, que era até outro dia fundamental. Agora o Lula pede a autocrítica do grupo globo.

    Bom pode ser que a terra seja redonda e plana seja a política no Brasil, porque isto não é dar voltas e dar cambalhotas. Tem mais coisas acontecendo para tais mudanças acontecerem.

  2. Lula mandou bem! Imagino que se a Globo autorizou a entrevista pode não ser um bom sinal para Lula. Talvez esteja tentando criar mais insatisfação aos apoiadores de Bolsonaro e criar uma polarização entre os dois. Ela tem que encontrar uma aposta mais consistente que a do cambaleante Sérgio Moro e pode estar tentando a armadilha da entrevista, para depois decidir entre Dória ou Huck. Lula não é bobo não.

  3. Acho que voce errou Lula.
    Apesar de reconhecer toda sacanagem que vc sofreu, o Brasil é mais importante e neste momento precisa que as forças Democráticas convirjam para geração de uma energia capaz de impedir a destruição do país e, como já escrevi em outros posts, é de grande importância que a grande mídia jogue os holofotes sobre voce Lula.
    Se além do julgamento dos crimes dos filhotes existe algo capaz de, democraticamente, desestabilizar este desgoverno virulento e nocivo, levando-o a cometer mais crimes de responsabilidade, será, sem duvida, o resgate de um grande lider, como voce Lula.
    Precisamos que você siga os passos dos grandes líderes que sofreram tanto, ou mais, injustiças, mas não hesitaram em alinhar com aqueles que as incentivaram por um bem maior: a paz, liberdade e a justiça social para seu povo.
    Assim como Nelson Mandela, por exemplo.
    Esperamos muito de voce Lula, não nos decepcione.

    • Vou concordar, tirando Carta Capital, a quem ele daria uma entrevista. Alguém me aponte um órgão de comunicação que não deitou e rolou em cima do Lula e da Dilma.
      Pena. Ficaremos sem nenhuma entrevista.

      • Evandro, acompanhe a mídia alternativa, conhecida como blogs sujos. No canal do dcm no youtube, por exemplo, tem entrevista do Lula. Siga o Lula no insta. Sempre tem live com o Presidente. O Globo, e outros meios golpistas não merecem entrevista.

    • Caro,
      Cuidado ao comparar com Mandela, o qual cometeu um erro brutal ao fazer um acordo na área econômica com de Klerk e assegurar a continuidade de todos os malefícios do neo-liberalismo na África do Sul. Leia “The Shock Doctrine”, A Doutrina do Choque, de Naomi Klein.

  4. Todo apoio a Lula pela decisão acertadissima. A esquerda tem sempre que baixar a cabeça e dizer sim senhor? O Estado foi destruído com a Globo sendo um dos artífices, agora querem o beneplácito do PT para terminarem de destruir o que restou.
    Apoiado, Presidente Lula!

  5. a katana uLula: este grande cidadão tem o direito de recusar a entrevista de um conglomerado que tentou, de todas as formas, extinguir o Partido dos Trabalhadores. um conglomerado que fez uma autocrítica tardia de apoio à ditudura: mais de 30 anos depois, após os sumiços em engenhos de cana-de-açúcar, latinfúndios patrocinadores de desaparecimentos políticos, hoje tenta se “repaginar”, se “amalgamar” ao novo normal: dá espaço a jornalistas negros, enquanto nas páginas e acima, no lay out e design da página, estão os brancos jornalistas de opinião. o que as organizações globos fizeram a Leonel de Moura Brizola, por exemplo, deveria fazer corar ciro gomes. Brizola dizia: se a globo é a favor, somos contra, se for contra, somos a favor. o que tenta agora é condicionar as manifestações políticas contra seu desafeto, boçalnaro. sempre participei de passeatas do sindicato e sempre se pediu justiça social, justiça étnica, apoio as trabalhadores e desenvolvimento nacional, e sempre boicatado pelas organizações globo. a Democracia vicejará com ou sem apoio da globo que, aliás, não fez a autocrítica quando ignorou a campanha das Diretas Já! e, junto a fhc, nos 500 anos do Brasil, ignorou a ação violenta contras os índios (Caros Amigos reportou) e apenas patrocinou a recolonização dos cafones relógios de hans donner ao todo nosso litoral. todo apoio ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva (com busto em bronze, em Washington, que jamais será aceito por essa pretensa “elite”).

    Laroiê!

  6. Todo apoio a Lula. Aliás, quando o STF vai julgar e confirmar a COMPROVADA parcialidade do “juiz” de primeira instância e de todos que o acompanharam nas condenações sem provas objetivas?

  7. A maioria da população já conhece da fama negativa que o jornalismo da Globo usufrui, na questão das edições e/ou cortes cirúrgicos realizados, por ela, em entrevistas e debates. A maioria também sabe que, assim feito, algum lado se beneficiará da edição e o outro será prejudicado. Então, eu imagino a atenção, a velocidade de raciocínio e a clareza detalhada da resposta que o entrevistado ou candidato, por precaução, se vê obrigado a exercitar para tentar reduzir ao máximo a possibilidade de uma edição imediata, breve ou que seja guardada em arquivo, para ser usada, se preciso, em data futura, como se fosse um armamento bélico estocado em um paiol de munição.

  8. opa,tá ai a diferença,quando um país tem um verdadeiro estadista,certissimo presidente,aliás esta cambadas de assassinos ,mataram sua esposa e ainda não contentes perseguiram toda sua família inclusive seu filho .com a game corp ,que foi obrigada a fechar .detalhe sem nenhum crime,não adianta só o lula salva este país goste dele ou não ,é sinal que esta batendo o desespero na elite ,agora quanto ao lula ,nada tem a perder e ele sabe disto,que eles agora ajoelhe no milho kkk chupa que a cana é doce

  9. Falei que à globo só restava procurar o Lula.
    Isso é só o começo.
    Ela deverá se render porque está sem saída.
    A nossa situação política está muito mais grave do que parece.

  10. Concordo que Lula não d~e entrevista à(o) Globo, pois será sempre um bananal de cascas e a meta sempre será desconstruí-lo.
    Na míRdia anti-petista/lulista tem-se observado um cuidado enorme em não restaurar Lula pelo fracasso escandaloso do resultado de seus golpes: Temer e Bolsonaro.
    Não há crítica que se faça a estes sem que se faça uma comparação negativa a Lula (e ás vezes à sua sucessora indicada).
    O que se infere é que nossas elites têm PAVOR de Lula (ou são ordens “superiores”?). Dão a impressão de que se tirar Bozo traga um tênue (®PGRR.Gurgel) risco de retorno de Lula, preferem 100 anos de Bozo.
    Por outro lado, o mais brilhante político pós ditadura pode sim se unir á frente pró-democracia, bastando que deixe claro suas ressalvas (que são válidas).
    As 2 melhores opções que temos (Lula e Ciro) estão de “beicinho” um com o outro (Dino é excelente e nova opção, mas um “comunista” teria chance eleitoral?)
    Talvez o erro original em 2018 tenha sido de Lula, com acompanhamento afetado por sua criminosa prisão e exclusão. Talvez agora (desde Paris) Ciro seja o culpado por não querer conversar, o que é muito emocional e pouco político.
    Enquanto isso, a boiada vai passando! (®R.Salles).

  11. Certíssimo! Vai se catar … 500 dias na cadeia por causa destes salafraios! Agora precisam de uma bela entrevista do Lula para tocar o projeto pra frente. Né? Safados … (Hoje,segunda-feira, no programa Em Pauta, a jornalista Zileide Silva vai lá no passado.. 15 anos atrás para comprar o ato da Dona Mariza, de colocar a estrela do PT nos jardins do Palácio da Alvorada com o cara que jogou tinta vermelha hoje na rampa do palácio..). Dar entrevista para esses cornos!!!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome