Nesta quarta-feira (25/3), o presidente Lula desembarcou em Tóquio para sua primeira visita de Estado ao Japão. Acompanhado de ministros, a cúpula do Congresso, sindicalistas e empresários, o petista vai participar de reuniões com sindicatos japoneses e marcar presença no Fórum Empresarial Brasil-Japão.
Pelo lado brasileiro, estarão empresários dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística e siderurgia, entre outros. No fim da tarde, Lula se reúne com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, no Palácio Akasaka. Na sequência, ambos participam de Cerimônia de Assinatura de Atos e, depois, será oferecido um jantar a Lula e à comitiva.
Prevê-se a assinatura de acordos bilaterais em áreas como ciência e tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação, pesca, recuperação de pastagens/terras agrícolas, entre outras.
Segundo declarou Lula na semana passada, durante entrevista a veículos de mídia japonesa, “Brasil e o Japão têm uma relação comercial de 11 bilhões de dólares. É pouco para a grandeza do Japão e do Brasil.”
De acordo com o presidente, a intenção da viagem é “atrair mais investimentos e que o Brasil possa fazer parcerias com empresas japonesas para discutir sobretudo a questão da transição energética, que é uma coisa muito poderosa e que o mundo está precisando”.
“Espero que cresça o nosso fluxo de comércio. Sei que o Japão importa praticamente 60% de todo o alimento que consome. E o Brasil hoje é um país que está se transformando num shopping center de alimentos do planeta. O que espero é mais amizade, mais democracia, mais multilateralismo, mais troca de experiência científica e tecnológica”, frisou Lula.
Na quinta-feira (27/3), Lula deve conceder uma coletiva de imprensa e participar da Cerimônia de Despedida com o Imperador Naruhito. Às 12 horas do horário local (meia-noite de quarta para quinta, em Brasília), está prevista a decolagem da comitiva brasileira para o Vietnã, com chegada a Hanói com previsão para as 16h locais (6h da manhã, horário de Brasília).
130 ANOS DE RELAÇÕES BRASIL-JAPÃO
Em 2025, comemoram-se os 130 anos das relações diplomáticas Brasil–Japão. Ano passado, Brasil e Japão registraram intercâmbio comercial de US$ 11 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 146,8 milhões.
O Brasil exporta principalmente carne de aves (frescas ou congeladas), alumínio, carne suína, celulose, café e minério de ferro. Já as importações são compostas por partes e acessórios de veículos, instrumentos e aparelhos de medição, motores de pistão e demais produtos da indústria de transformação.
O Brasil conta com a maior população nipodescendente fora do Japão, estimada em mais de 2 milhões de pessoas, e o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com 210 mil nacionais.
O Japão realiza apenas uma visita de Estado por ano. A última aconteceu em 2019 com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Desde então, em função da pandemia, não houve nenhuma. A relação entre Brasil e Japão foi elevada à Parceria Estratégica e Global em 2014, durante a visita do então primeiro-ministro Shinzo Abe ao Brasil.
Desde 2023, com o fim da pandemia, os contatos de alto nível se intensificaram. Em 2023, o presidente Lula participou da Cúpula do G7, em Hiroshima. Em maio de 2024, o então primeiro-ministro Fumio Kishida realizou visita oficial ao Brasil, e em novembro, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba participou da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, quando teve um encontro bilateral com o presidente Lula.
SETOR AUTOMOTIVO
O Japão é um dos principais e mais tradicionais parceiros do Brasil na Ásia. É a nona origem de investimentos estrangeiros no Brasil, com cerca de US$ 35 bilhões de estoque de investimento em 2023, o que representa um aumento de 24% em relação a 2022. Nos últimos anos, o setor automotivo recebeu aportes significativos de investidores japoneses. Em 2024, a Toyota anunciou investimentos de R$ 11 bilhões até 2030, e a Honda, de R$ 4 bilhões, também até 2030.
Com informações da SECOM/GOV



Fábio de Oliveira Ribeiro
24 de março de 2025 6:48 pmNinguém de classe baixa no Brasil pode sequer imaginar ter um futuro. Os jovens têm como expectativa empregos de merda com salários miseráveis sem direitos trabalhistas. Os velhos como eu só podem esperar declínio de renda, doença e morte após atendimento num hospital público precário. Com a nova taxa de juros do BC nomeado por Lula comecei a pensar seriamente a comprar um caixão para colocar na sala. Quando alguém me perguntar se estou doente direi: “Ainda não, mas é bom cuidar do futuro. Além disso, na próxima eleição antes de sair de casa vou conversar com o caixão e ele provavelmente me convencerá a votar nulo porque votar no PT não fará diferença nenhuma.”
João
24 de março de 2025 8:20 pmDia 24 de Março de 2025
conselho nacional de justiça
O ridículo conselho nacional de justiça é um atrevido.
Há um objetivo claro.
O conselho nacional de justiça prevarica.
Biometria pode evitar prisões por engano
É de propósito.
O conselho nacional de justiça quer mudar o regime.
Iremos implementar a pena capital.