Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Marielle foi executada pelo sistema criminoso que manda no Brasil, por Aldo Fornazieri

 
Marielle foi executada pelo sistema criminoso que manda no Brasil
 
por Aldo Fornazieri
 
Vereadora Marielle foi executada pelo sistema criminoso e corrupto que manda no Brasil.
 
O Brasil vem sendo dominado, ao longo dos tempos, por um sistema criminoso e corrupto, mantido pelas elites predatórias. Ele tem duas pontas: os políticos corruptos lá em cima e setores das polícias corrompidos e o crime organizado aqui em baixo.
 
Foi esse sistema que executou a vereadora Marielle do PSol.
 
É o mesmo sistema que assassinou Paulo Sérgio Almeida Nascimento, ativista ambiental, nesta semana. 

 
É o sistema que mata líderes idígenas, dos sem terra,dos sem tetos, e mata os jovens pobres e negros nas periferias.
 
É o sistema que nega direitos aos trabalhadores, às mulheres, aos negros, às minorias.
 
Tudo isso sempre existiu.
 
Mas tudo isso foi agravado pelo golpe que colocou uma quadrilha no poder e que domina o Congresso e tem o Judiciário como aliado.
 
É o mesmo sistema que bate em professores, em jovens, em pobres e trabalhadores.
 
Marielle era negra, lutadora dos direitos humanos, batalhadora dos direitos das mulheres e dos negros.
 
A morte da Marielle é triste e dolorosa.
 
Muitas lideranças continuarão sendo assassinadas enquanto o povo, os movimentos populares e os progressistas não se fizerem fortes e não forem capazes de impor o temor às elites, aos corruptos e criminosos.
 
 

 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, caro Fornazieri, nada

    Pois é, caro Fornazieri, nada além do “guarda da esquina”, criado por quem agora diz que vai destruí-lo, alimentado por todos nós, que chamamos de democráticas as autoridades que nos autorizaram a votar naquele cuja campanha foi financiada… pelas autoridades.

    ‘Tamos precisando tomar o país para nós, em lugar de ganharmos as migalhas dele das mãos das autoridades, faz tempo.

  2. Num pais onde um

    Num pais onde um presidenciável fala em “Metralhar uma favela” e que “entende é de matar” isso é consequência inevitável…

    Os matadores, os corruptos se sentem mais forte com a capitulação da justiça…

    Vamos chegar ao momento de perda total de confiança na segurança deste país!

    Caminhamos para o salve-se quem puder!

    Nem os coxinhas estarão a salvo…

    Antes dela foram índios, defensores de movimentos sociais principalmente na região norte…

    É uma sequência infindável de arbítrios…

    O destino dos mais pobres programado por golpistas, é de engordar os mais ricos…

    Por isso, é preciso calar todos os contraditórios…

    E assim querem a cabeça do LULA a qualquer custo, nem que para isso precisem distorcer a lei e a justiça…

    Essa é a pior das caixas de pandora, a deliquência assassina é o último dos limites humanos…

    Para além disto, é a besta…

  3. O crime no poder

    Diz Fornazieri que o “sistema criminoso […] tem duas pontas: os políticos corruptos lá em cima e setores das polícias corrompidos e o crime organizado aqui em baixo”. Entendo que a formulação correta seria: do crime organizado participam – ele é integrado por – políticos corruptos, polícias corrompidas, setores da mídia, quadrilhas e facçoes que atuam em diversas pontas. É evidente que isto tem imenso poder no país muito antes do golpe. O golpe foi dado para evitar que uma parte do crime organizado – políticos corruptos – pudessem ir para a cadeia. A principal diferença em relação à situação anterior é que o crime organizado controlava postos importantes nos poderes executivos, legislativos e juduciários e, depois do golpe, tramado dentro dos palácios, passou ao controle dos postos chaves da República.  

  4. crime organizado diz “oi”..

    o que aconteceu com a vereadora reflete a guerra entre grupos rivais do crime organizado.. ela foi usada para que um grupo enviasse recado para outro..

    .. eles não vão guerrear entre si.. por enquanto.. estão se analisando.. mandando recados cada vez mais enfáticos, é para marcar território..

    Vale lembrar que o exército, apesar de usar armas, também é “vítima” nessa parada.. foi jogado nesse ringue para atender os interesses da cúpula que está instalada em Brasília..

    .. e os caras lá deBrasília não sabem cantar funk carioca..

    1. Parece, Mas…

      Isso é o que foi pensado para que nós pensemos e acreditemos.

      A meta permanece a mesma: Não garantida a vitória na eleição, legal ou ilegalmente, só resta não realiza-la para manter-se o poder.  

  5. A Globo falou  que foi

    A Globo falou  que foi assalto!!!!Como a Globo (sede)  é no RJ e sabe  tudo antes  de Judiciário legislativo e executivo,  vamos acreditar!!!sic  O Mundo sabe que estamos a deriva  o povo é náufrago pedindo socorro vamos esperar as eleições !!!! Eu disse  eleições né????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Marielle é mais uma vitima entre muitos

    Quando terminava meus estudos quis entrar para a politica, ja participava dos DCEs e movimentos, então, achei que poderia ser um caminho para continuar com mais força meu combate. Meu pai me chamou e disse bem clamente que eu não tinha ideia do que era fazer politica sendo mulher e de esquerda naquela faoreste onde estavamos. Ai, ele me mostrou dados de assassinatos ligados à politica e me dei conta de quanto realmente poderia ser perigoso fazer politica, sendo uma pessoa idealista, neste Brasil dito moderno, mas totalmente arcaico e ultraviolento.

    1. Marielle….

      40 anos de Redemocracia. Um Estado construído por Brizola, Benedita, Saturnino, Moreira’s, Maia’s, Cabral’s e outra infinidade de Perseguidos Políticos. O que acontece no RJ é resultado de decisões e atitudes medíocres,  improduticvas e ditatoriais fantasiadas como democráticas. “O caminho do inferno é pavimentado…” E a realidade do inferno carioca atesta tal verdade. 

  7. déjà-vu

    TODOS NÓS JÁ ESTAMOS MORTOS. isto tudo já aconteceu. déjà-vu.

    nossa luta não é para mudar o futuro, e sim para mudar o presente.

    just about live

    .

     

  8. Nomes aos bois

    Quem matou Marielle foi a Mídia golpista , O MBL, O Congressso corrupto, O PSDB e seus apoiadores a Quadrilha do Planalto. Não há investigação que dê certo. Só morrem assassinados líderes da esquerda, pessoas dos movimentos sociais ou personalidades que de alguma forma estão ligadas a ela. Teori Zavaski, Eduardo Campos e a fila ainda é longa.

  9. Acho que a elite fascista que

    Acho que a elite fascista que tomou conta do Brasil já começou a eliminar as lideranças da resitência, agora num outro patamar. Antes eram figuras lá em lugares onde a mídia não olha. Agora é no centro do Rio, no coração do Brasil, com uma vereadora, uma das mais votadas, com visibilidade e estrutura nas redes sociais.

    Tanto é que já repercute no NYT. O que significa que perderam qualquer freio e partiram para o “foda-se” vamos eliminar essa “cambada que não sabe seu lugar”.

    Diria para o Fornazieri que um dos maiores, entre os culpados que ele aponta, é o STF com seu “as intituições estão funcionando”

     

  10. Minha total solidariedade à

    Minha total solidariedade à família, colegas e amigos de Marielle. Que sua morte não tenha sido em vão na luta interminável por paz, justiça e democracia no país.

    Vejo mais esse assassinato como um ato terrorista desse sitema criminoso de que fala o autor. O México é aqui. Só falta adotarmos o espanhol como idioma oficial.

  11. Qual a surpresa????

    Não entendo a surpresa de todos por esse lamentável epsódio: Bolsonaro diz ao quatro cantos que sabe mesmo é matar, diz que mataram pouco na ditadura, teriiam que ter matado milhares a mais do  que fizeram. Defensores dos direitos humanos atacam o comportamento “docil” das autoridades de segurança e dizem ser preciso usar de mais e mais força. Tudo sob os aplausos de uma classe média sempre idiota, mas agora sem modeéstia alguma, caminhando para a mais repulsiva hipocrisia. VAi piorar muito antes de melhorar!!!! Esperando que um dia melhore!!!!

  12. A Lista é interminável,

     Marielle, Anderson,  Frei Tito, Vladimir Herzog, Rubens Paiva, Manoel Fiel Filho, Edson Luís,  Irmã Dorothy, Chico Mendes… fora os milhares de lutadores sociais anônimos, mortos na calada da noite e jogados de modo vil e covarde  numa cova rasa …quantos ainda serão necessários até que este país seja realmente para todos ?

    Ou não será para ninguém !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador