Microencefalia: o novo boato e os fatos

Hoje no Café – Rua Pedro Fioretti, Osasco SP – onde faço minha primeira refeição escutei a seguinte conversa entre um rapaz e uma médica tucana com a qual não converso desde que o PSDB enveredou pelo golpe de estado.

Ambos conversavam sobre a utilidade do WhatsApp. O rapaz disse à médica que:

“Fiquei sabendo pelo WhatsApp  que a Microencefalia não é causada pelo Aedes Aegypti e sim por uma vacina vencida ou estragada que foi distribuída pelo Ministério da Saúde. A pessoa que fez a denuncia trabalha na área de saúde e perdeu o emprego porque divulgou o segredo escondido pelo governo. O Aedes Aegypti é um mosquito do bem e não transmite a Microencefalia. Em São Paulo o mosquito só transmite a Dengue e nenhuma criança nasceu sem cérebro.

O governo distribuiu uma vacina vencida ou estragada que causou a Microencefalia e esta acobertando sua culpa com ajuda da imprensa. Mas no WhatsApp a verdade está sendo contada.”

A médica tucana que estava tomando Café e escutando a história não fez qualquer comentário científico sobre a questão. Ela provavelmente sabe que o boato é maldoso e sem fundamento, mas como odeia Dilma Rousseff deve ter percebido a utilidade política da informação distorcida.

É evidente que estamos diante de mais uma campanha maldosa de desinformação. O boato espalhado no WhatsApp nega todas as informações científicas divulgadas pela imprensa sobre as relações entre Microencefalia e Zika transmitida pelo Aedes Aegypti. O nome da fonte é omitido. O boato não explica o caso de Microencefalia no litoral paulista e os que estão ocorrendo na Colômbia e nos EUA:

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/03/usp-estuda-nascimento-de-gemeos-um-com-microcefalia-no-litoral-de-sp.html

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/01/colombia-estima-que-500-bebes-vao-nascer-com-microcefalia-por-zika.html

http://www.univision.com/noticias/virus-zika/reportan-el-primer-caso-de-un-bebe-con-microcefalia-en-eeuu-relacionado-al-virus-del-zika

A forma do rapaz de expressar sugere que ele é apenas um operário qualificado. Uma vítima do boato. O mesmo não se pode dizer da médica tucana que escutava as informações distorcidas e ficou calada.

Ao chegar ao escritório enviei a seguinte mensagem pelo Twitter às autoridades referidas no boato:

Fábio O. Ribeiro ‏@FabioORibeiro  8m8 minutes ago

Boato no WhatsApp me contato hoje num Café.

Microcefalia: a causa não é mosquito Aedes e sim a vacina distribuída por @dilmabr e @minsaude!”

Os inventores deste novo boato apostam no caos. A campanha de ódio iniciada pela oposição após a derrota eleitoral está se tornando insuportável. Em algum momento o governo terá que tomar medidas mais drásticas contra os beneficiários e organizadores desta campanha de desinformação que pode desencadear um episódio de histeria social. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador