Da Revista Fórum
MPF denuncia Neymar e o pai por falsidade ideológica e sonegação
De acordo com a denúncia, eles forjaram documentos entre 2006 e 2013 com o intuito de deixar de pagar os impostos devidos à Receita Federal; fraude teria gerado prejuízos milionários aos cofres públicos
Por Redação
O Ministério Público Federal divulgou na terça-feira (2) a denúncia contra o jogador Neymar da Silva Santos Junior, seu pai, Neymar da Silva Santos, e dois dirigentes ligados ao Barcelona, por sonegação de impostos e falsidade ideológica. De acordo com o MPF, eles forjaram uma série de documentos entre 2006 e 2013 com o intuito de deixar de pagar os impostos devidos à Receita Federal do Brasil. O pai de Neymar é apontado como o mentor do esquema.
Para que sejam considerados réus, um magistrado federal deve acatar a denúncia, dando início ao processo penal, conforme prevê a legislação. Três empresas ligadas à família do atacante estão sendo investigadas: a Neymar Sport e Marketing, a N&N Consultoria Esportiva e Empresarial e a N&N Administração de Bens, Participações e Investimentos. Conforme foi apurado, as companhias não possuíam capital social nem capacidade operacional condizentes com a movimentação financeira realizada.
A fraude teria gerado grandes prejuízos aos cofres públicos. Em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região bloqueou R$ 188,8 milhões do jogador, do pai e das empresas da família para assegurar o pagamento das pendências tributárias e das multas cabíveis nesse caso.
Ainda segundo a denúncia, as irregularidades foram praticadas em contratos relacionados ao uso do direito de imagem de Neymar enquanto atuava pelo Santos Futebol Clube, a partir de 2006, e durante o processo de transferência do jogador ao Barcelona, cujas negociações tiveram início em 2011.
Nota
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publicou ontem uma nota rebatendo as críticas ao membro do MPF responsável pelas investigações. Em declarações recentes à imprensa, o pai do atacante sugeriu que o procurador da República Thiago Lacerda Nobre poderia ter supostos interesses “extra campo” e que “procura desesperadamente os holofotes da mídia”.
“Nada mais equivocado e distante da realidade”, afirmou o comunicado assinado por José Robalinho Cavalcanti, presidente da entidade. “É público e notório que os próprios aqui investigados, Neymar e seu pai, respondem a investigações também na Espanha por fatos que têm ligação e parcial correspondência com os tratados no Brasil, e também sob o foco de não cumprimento de obrigações tributárias”, completou.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Caro Nassif e demais
Não sei
Caro Nassif e demais
Não sei até onde nada disso iria acontecer, em caso de eleilção do candidato que ele apoiou.
Aliás ele não foi o único.
Saudações
Será que o JN vai perguntar
Será que o JN vai perguntar ao aécio o que ele pensa disso?
APRENDEU RAPIDO
O rapaz alem de bom de bola é bom também no que parte da nossa eleite sabe fazer: sonegar fugir dos impostos.
Mas com o pai que ele tem…
O mais engraçado é que teve um monte de espertos que foram passados para trás, inclusive o clube Santos.
Se gritar pega ladrão no
Se gritar pega ladrão no grande circo das celebridades, não fica um! Pricipalmente entre os paladinos tucanos da moralidade..
Não vejo Procuradores destruindo reputação de filhos da elite
Essa ditadura dos Procuradores tem q acabar.
Porque a Veja tem a primasia de ser municiada por eles e dar a sentença de condenação dos ainda não réus (Bola fora do Neymar é o título condenatório) ?
Quem combateu a PEC 37( esquerda e Gov Federal ,PT) está levando bola nas costas e os que queriam e ainda querem amarrar as mãos do Ministério Público só leva mimos deles. Porque viraram instrumento da oposição na arena politica?
Não discuto supostos crimes , condeno esse processo de manipulação da mídia e escolha a quem investigar de acordo com seus interesses político-partidários rasgando ao letra da constituição e jogando no lixo os preceitos do estado democrático de direito.
Incrível como o MPF é “rápido”…
… depois que algum país da Europa faz alguma coisa que o MPF brasileiro ignora.
Basta ver o caso do Cunha. O MPF só fez alguma coisa depois que a Suíça mandou os papéis (só faltou imagens do Cunha fazendo “V” de vitória com os dedos com o gerente).
Se bem que nem nesse caso já que o Janobesta deixou pro último dia do recesso do judiciário o pedido do afastamento do Cunha.
Não vai dá em nada.
No Brasil
Não vai dá em nada.
No Brasil branco com dinheiro não entra em cana.
E tem mais um detalhe, ele apoiou o Aécio, que é na realidade uma espécie de salvo conduto.
Se beneficiou c certeza, mas
Se beneficiou c certeza, mas o verdadeiro mentor e responsavel é o pai, esse e que armou o bote.
então é por isso…
que em época de eleição eles sempre procuram garantir uma zaga mais tolerante e confiável, apoiando seus iguais
vai fundo, MP. Mostra pra eles que sonegar é gol contra
alô policia federal…
que tal acescentar na lista de nomes para futuras operações
Operação Gol Contra
Nada como um dia após o …
Nada como um dia após o outro e uma noite no meio!
Escândalos financeiros envolvendo jogadores de futebol
Lavar dinheiro futebol apresenta no buscador 576 mil respostas em 40 segundos.
Me lembro de ter lido reportagens detalhadas a respeito do assunto desde muito tempo, porém no Brasil não há punições resultantes dessas falcatruas. Pode-se então imaginar que mais esta intervenção do Ministério Público não vai dar em nada.
3 exemplos de reportagens sobre uso do futebol para ladroagens diversas:
http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,clubes-sao-usados-para-lavagem-de-dinheiro-do-trafico-de-drogas-imp-,1614064
http://blogdojuca.uol.com.br/2011/12/a-lavagem-de-dinheiro-no-futebol-brasileiro/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/07/090701_futebollavagemebc.shtml
o problema é que com a constante propaganda do Estado
naturalmente corrupto e ineficiente, a sonegação não comove a opinião pública e alguns lamentam não terem dinheiro para sonegar(contratar contador e advogado tributarista para as manobras necessárias); por mais que o resultado seja um fardo maior para a camada mais pobre que tem que pagar impostos mais pesados por conta da não eficiencia em arrecadar de quem sonega…