Morre Eusébio, maior astro do futebol português de todos os tempos

Jornal GGN – Eusébio da Silva Ferreira, maior astro do futebol português de todos os tempos, morreu na madrugada deste domingo (5) em Lisboa, de insuficiência cardíaca. O moçambicano completaria 72 anos em 25 de janeiro, e sua saúde já andava fragilizada.

O ex-atleta é considerado pelos portugueses sua figura mais emblemática, em todo o século 20. Mundialmente conhecido como o “pantera negra”, ainda não foi completamente superado em velocidade, técnica e arremate certeiro e forte – o maior ídolo português pós-Eusébio, o madeirense Cristiano Ronaldo, ainda não conseguiu chegar ao posto, mesmo com toda a eficência já apresentada nos campos. O governo português decretou luto oficial de três dias em todo o país.

Eusébio nasceu em 1942 em Maputo, capital de Moçambique e foi o maior craque da história do Benfica, um dos mais tradicionais times de Portugal – defendeu a camisa do clube por 15 de seus 22 anos de carreira como atleta. Lá, marcou 638 gols em 61 jogos oficiais. Conquistou 11 campeonatos nacionais, cinco taças de Portugal e uma taça de campeão europeu, na temporada 1961/1962.

Foi também na Copa do Mundo de 1966, ao conquistar a terceira colocação para a seleção do país que defendia, que ganhou destaque em todo o mundo – nunca antes o futebol português chegou tão longe nem mais chegaria.

O corpo de Eusébio será velado no Estádio do Luz (Benfica), e milhares de portugueses devem visitá-lo para um último adeus, nas próximas 24 horas.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador