No Rio, à revelia de Lula, nasce a chapa da esquerda, por Marcelo Auler

No Circo Voador, onde pessoas se juntaram para assistir o ex-presidente Lula, de forma sútil foi apresentada a chapa da esquerda para concorrer na eleição da prefeitura municipal do Rio em 2020

Com o aplauso da namorada Janja, Lula praticamente selou a aliança da esquerda para concorrer a prefeitura do Rio: Freixo e Bené. | Foto: Facebook do Marcelo Freixo.

No Rio, à revelia de Lula, nasce a chapa da esquerda

por Marcelo Auler

em seu site 

Na expectativa de começar a combater o fascismo no berço onde ele surgiu – afinal, Bolsonaro é fruto do Rio de Janeiro – a esquerda deixou claro que se unirá na próxima eleição. No Circo Voador, onde milhares de pessoas se juntaram para assistir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrar com artistas e intelectuais, no evento “A Cultura Abraça Lula”, de forma sútil foi apresentada ao público a chapa da esquerda para concorrer na eleição da prefeitura municipal do Rio em 2020. O primeiro passo para enfrentar os desgovernos municipal, estadual e federal.

Provavelmente por conta do impedimento imposto pela legislação eleitoral, não houve uma manifestação explícita. Sutilmente, porém, ficou firmado o pacto que estava sendo costurado nos bastidores. Coube à deputada Benedita da Silv, a Bené – ex-senadora e ex-governadora do Rio – oficializar a aliança. Ela falou logo depois de Jandira Feghali. Já quase chegando ao fim de sua fala, ela convidou Marcelo Freixo para se aproximar e aparecerem juntos perante o público. Em seguida veio Lula, que pousou para as fotos. Freixo, por sua vez, chamou Jandira. Juntos, por proposta de Bené, os três recorreram a Nelson Cavaquinho para, com a ajuda da plateia, anunciarem que:

“O sol há de brilhar mais uma vez/A luz há de chegar aos corações/O mal será queimada a semente/O amor será eterno novamente/É o juízo final/A história do bem e do mal./Quero ter olhos pra ver/A maldade desaparecer!”

Na plateia, porém, o grito de guerra em seguida foi outro. Verdade que puxado pelo apresentador Luiz Fernando Lobo, mas logo ressoou: ”Vai avançar, vai avançar, a unidade popular”. Em uma clara aprovação do que estava sendo apresentado aos cariocas – no caso, um público esquerdista, é verdade – naquele momento para um Circo Voador lotado, com ainda outra multidão que por limitações no espaço interno teve que se contentar em assistir tudo de um telão instalado junto aos tradicionais Arcos da Lapa.

Lula juntou multidão no Circo Voador. | Foto: Pedrinho Rocha

Na realidade, Bené tomou a iniciativa de aproximar Freixo sem que nada estivesse combinado. Afinal, apesar de Lula estar em negociação com o candidato psolista, o ex-presidente, desde o tempo em que esteve recolhido na cela na Polícia Federal, em Curitiba, defende que o PT – partido que, apesar de todos os revezes, considera ser o mais forte no atual quadro político brasileiro -, deve lançar candidatura própria em todas as principais cidades brasileiras. Até para ajudar a eleger as bancadas de vereadores.

Relembra, inclusive, que o partido ajudou a criar a eleição em dois turnos justamente para isso. Concorrer no primeiro turno com sua candidatura e apoiar a mais bem colocada na fase final da eleição. Ontem, porém, ao que parece lhe deram o prato feito.

A costura da chapa carioca já vinha sendo feita há algum tempo. Lula e Freixo, como este mesmo admitiu, já tinham conversando anteriormente, do Psol ficar na cabeça da chapa e o PT ficar com a vice.  O psolista esteve em São Bernardo do Campo quando Lula retornou da prisão em Curitiba.

Verdade que Lula insistia na tecla de candidatura própria e ainda falou sobre isso na noite de terça-feira ao se reunir com o PT no Rio de Janeiro. Mas Benedita não aceita concorrer como cabeça de chapa, concorda com o cargo de vice. Por isso, tomou a iniciativa de lançar – com sutileza e sem verbaliza-la – a chapa no ato de quarta-feira (18/12) à noite no Circo Voador.

O PT do Rio, mesmo sabendo que a pesquisa Datafolha indica sua aceitação por 10% do eleitorado fluminense, tem consciência de que sua imagem não é a das melhores no estado. Muito por causa das alianças feitas no passado com o PMDB de Sérgio Cabral e Jorge Picciani.

Continue lendo…
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A militancia apoia Freixo , mas ele é rejeitado e está desgatado no RJ , creio que esta chapa será derrotada , deveriam pensar outro nome na minha opinião.
    Mas posso estar errado.

  2. Penso que Jandira Feghali fez muito bem em participar do evento do PT. No entanto, está escrito na matéria que ela ficou junto a Benedita da Silva e Freixo, num lançamento informal da chapa. Isso é muito estranho, pelas seguintes razões:
    (1) Jandira é Líder da Minoria na Câmara Federal. Foi eleita por um grupo de partidos e com oposição do PT que liderava outro grupo parlamentar.
    (2) O PCdoB tem pré-candidato à Prefeitura do Rio: trata-se de Brizola Neto. Além disso, o PCdoB tem trabalhado um programa único com o PSB e PDT, que também têm pré-candidatos.
    Jandira e o PCdoB precisam decidir: ou uma coisa ou outra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador