O passado não nos representa. BRICS sim.

Não se muda a mentalidade de 500 anos de “colonizados” da noite para o dia. Porém, aproveitando a imagem utilizada, da escuridão para a luz, lembro que fizemos grandes avanços na última década. 

As notícias “do dia” são antigas. A tal da Ana Maria indignada com a “segunda libertação dos escravos” no país, a chamada PEC das Domésticas e o tal deputado Feliciano na CDH, que apesar da inegável pele parda é racista e, também, apesar da chapinha, do “design de sobrancelhas” e da acusação recente de ser ex-gay http://www.doistercos.com.br/feliciano-ex-gay-abglt-divulgou-nota-de-esclarecimento-sobre-a-noticia-confira/, se declara homofóbico, na Presidência da Comissão que deveria defender os direitos das minorias. 

É engraçado, para mim, saber que a Ana Maria é de São Joaquim da Barra, interior de São Paulo. E o tal Feliciano, da vizinha Orlândia. E tem mais, o tal careca do CCC, que colocou uma criança para covardemente constranger o nobre Deputado José Genoíno, também é da região, não me lembro de Ituverava ou Igarapava. (São cidades vizinhas, sempre as confundi. Sorry).

O fato é que nasci e morei ali perto (respectivamente, Barretos, Guaíra e Ribeirão Preto).  Como representante do lado bom, lembro-me do Rolando Boldrim, também de São Joaquim da Barra, contemporaneo e amigo de pescarias do meu pai. Não tinha nada de gringo, um tipo bem brasileiro. Continua tendo toda a minha admiração.

Ali,” erámos sim orgulhosos de ser da chamada “Califórnia Paulista”, ou “Califórnia Caipira. Uma espécie de “elite dentro do país”, preconceituosa e conservadora. Me mudei há 30 anos de lá (creio que para minha sorte), mas eles há 20 anos ainda ajudam a reeleger os tucanos, prova incontestável de que as coisas por lá continuam no passado.

Desculpem-me pelas divagações e reminiscências pessoais. Entretidos que ficamos com as velharias, não percebemos o “novo”. Mas hoje vi uma notícia, realmente importante, que não ganhou (nem deve ganhar maiores repercussões em nossa imprensa amestrada). Tem a ver com o presente e o futuro. O @AluizCosta postou no twitter que “Itália foi ameaçada de boicote pelos BRICS se não entregasse à Índia fuzileiros acusados de assassinato, diz Monti http://www.ansa.it/web/notizie/rubriche/english/2013/03/27/Monti-says-Terzi-had-ulterior-motive-marines-resignation_8470117.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter …”

 A matéria diz (em inglês, sorry) que a ex-poderosa Itália, da União Européia, cede à pressão da Índia e dos países do chamado BRICS e derruba o seu Ministro das Relações Exteriores (pressão que Monti jura que não é econômica, apesar da Itália querer vender helicópteros para a Índia). Então tá, né? 

Mas nem todos sabem o que é isso. Outro dia um “jornalista do PIG” dizia que a “Coréia” fazia parte. Nada santa ignorância. Apenas deu recibo da sua incapacidade de compreender/aceitar que “o mundo mudou”. Os chamados BRICS são 5 países “emergentes” que mais tem se destacado no cenário mundial nos últimos anos. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, respectivamente. Juntos (segundo o site do Itamaraty) tem um PIB de “US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial” (2010). Só para comparar, é mais do que o PIB dos “n” países da União Européia (US$ 9 trilhões) e semelhante ao bloco que reúne Estados Unidos, Canadá e México (U$ 11 trilhões). 

Lá fora, todos concordam que “futuro” está nos BRICS. Não seria o primeiro-ministro da Itália que iria querer comprar briga com eles, né? Dizem que em poucos anos a economia da China será a maior do planeta, ultrapassando os Estados Unidos. A mesma China que pretende redistribuir renda para sua população,  incentivando o acesso ao crédito e fortalecendo o seu mercado interno. Seguem a “cartilha de Lula”, o brasileiro. Este sim, um homem antenado com o Século XXI.

Mas, por aqui, nossa mídia ainda persegue Lula e endeusa o ex-presidente que mora em Paris. Sim. Ainda pensam como nos séculos passados, quando eramos colonizados pelas “Metrópoles” e a escravidão era vista como “normal”, até pela Igreja. Não percebem que Odette Roitman simboliza o passado e, coitada, até na novela, ela já morreu (RIP). Para comoção geral em São Joaquim da Barra, Orlândia e adjacências, imagino. Ah, o passado…

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador