O percussionista baiano Gabi Guedes, do Gantois para o mundo

https://www.youtube.com/watch?v=2hVW3eURJu0 align:center]

 

 

 

Por Antonio Nelson

 

O candomblé é presença marcante no seu encanto pela percussão, especialmente nos ritos no Terreiro do Gantois, bairro da Federação, na capital baiana, onde nascera o percusionista Gabi Guedes. Ele foi educado ao lado da Mãe Meninha do Gantois – que foi uma das ialorixás mais importantes do Brasil, do mundo.

Foram os sons dos atabaques de Vadinho Boca de Ferramenta que aguçaram os sentidos de Gabi nos fundos da casa, no Gantois.

Foi sonoplasta no Corpo de Balé do Teatro Castro Alves, ao lado de renomados coreógrafos. Participou de vários Festivais de Música Instrumental, especialmente, na capital baiana.

Jimmy Cliff – o músico jamaicano – convidou Gabi para tocar na turnê mundial na década de 1990. Juntos, durante nove anos, na Oneness Band.

Gabi é ponta-de-lança do grupo musical Pradarrum, que mescla ritmos do Candomblé, mantendo a sacralidade e o respeito à religião, com sons de jazz e golpeadas afro-beat, além do culto aos Orixás.

Na composição do grupo, o instrumentista multifacetado Felipe Guedes é peça fundamental no processo criativo, e está na pré-produção do primeiro CD do Pradarrum, em sua casa, no mini-home estúdio, para lançar na internet disponível em download.

Gabi toca na Orkestra Rumpilezz – do maestro Letieres Leite –, com quem viaja o planeta. Os tambores de Gabi também já provocam ressonância em Gilberto Gil, Caetano Veloso etc.

Gabi deixa sua marca todos os sábados no Jazz no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia), na jam session no Solar do Unhão, local em que o jazz e a afro bossa na Baía de Todos-os-Santos ecoam! O Jam conta com o saxofonista André Becker, a percussão com André Cruz Tang e Jeã de Assis. O trompete de Joatan Nascimento. E a guitarra com Paulo Mutti e Felipe Guedes.

“O país real, esse é bom, revela os melhores instintos;
mas o país oficial, esse é caricato e burlesco”
(Machado de Assis – “Diário do RJ” – 29-12-1861)

 

[video:https://www.youtube.com/watch?v=Dj9Y_04yAn4 align:center

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador