O que há por trás da batalha do IPTU

Existem aspectos locais nos ataques ao reajuste do IPTU paulistano. As melhorias iniciadas por Fernando Haddad no transporte público trazem o fantasma das medidas de cunho social com vasto apelo popular que marcaram a continuidade dos governos Lula e Dilma. A temida hipótese de uma bem-sucedida administração petista começou a soar plausível às coligações conservadoras da capital que arrasaram a cidade por quase uma década, ganhando inclusive ares mafiosos.

 

Mas esses fatores não explicam nem a metade do imbróglio. Pois ele se insere num contexto mais amplo, o da disputa estadual, onde PSDB e asseclas estão dispostos a investir todas as suas munições. Continuar vencendo no estado de São Paulo representa uma questão de sobrevivência para as lideranças tucanas locais, talvez até mesmo para o partido em nível nacional.

 

A participação de Paulo Skaf tem pouco a ver com suas frágeis e duvidosas pretensões na campanha de 2014. O empresário serve há tempos como um coadjuvante útil para a candidatura situacionista, essa figura muito comum nas disputas brasileiras, que assume os ataques seletivos aos adversários, permitindo que o aliado com mais chances desenvolva uma agenda propositiva.

 

E Geraldo Alckmin está mesmo precisando, já que é na área dos transportes (habilmente priorizada por Haddad) que borbulha o escândalo do Propinoduto, uma bomba de tamanho potencial que até a imprensa demotucana foi obrigada a reconhecer sua existência. Adicionando-se o colapso da rede metroferroviária, os pedágios astronômicos, as trapalhadas das concessionárias e as paralisias intermináveis no litoral, resta material para mil anos de propaganda eleitoral.

 

Ou Haddad se prepara rápido para defender o front paulistano, ou será trucidado pela fúria de concorrentes muito poderosos e desesperados, que não brincam em serviço.

 

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2013/12/o-que-ha-por-tras-da-batalha-do-iptu.html

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador