O salto alto de Aldo Rabelo na não defesa da Copa

Um exemplo das dificuldades do governo em se defender das críticas.
 
Hoje em dia o principal foco de críticas  são as obras da Copa do Mundo. Cada problema em estádio, cada detalhe é superestimado pela mídia, com tal ênfase que joga para segundo e terceiro plano os aspectos positivos das obras. 
 
Hoje à noite montamos um Brasilianas sobre o tema. De um lado, dois técnicos – um do setor privado, outro do IPEA – críticos em relação às obras. Em defesa dos trabalhos, o Secretário Executivo do Ministério dos Esportes Luiz Fernandes.
 
Sua participação foi exemplar. Respondeu às principais questões, apresentou a lógica da Copa de forma estruturada, desmistificou alguns dos principais pontos de crítica. Detalhe: Fernandes só compareceu depois de solicitarmos um nome junto ao Ministério do Planejamento.
 
O convite inicial foi ao Ministro Aldo. A resposta lacônica é que nao poderia participar por questão de agenda. Foi solicitado que indicasse um representante do MInistério. Nova resposta lacônica: não poderia indicar ninguém, por questão de agenda.
 
O programa iria ao ar com três críticos das obras da Copa e nenhum defensor.
 
Como última tentativa, entramos em contato com o Ministério do Planejamento. Que indicou o Secretário Executivo do Ministério dos Esportes que, mesmo estando no Rio, acolheu o pedido e saiu-se muito bem.
 
Sinceramente, imaginava que Aldo fosse uma figura política maior.
 
Luis Nassif

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aldo Rebelo faz parte daquele

    Aldo Rebelo faz parte daquele grupo de seres humanos que acha que 

    por ser todo certinho,(levantar cedo,bater ponto,fazer caridade etc .) vai pro céu.

    Álém de tudo,  tem muito mau humor.

    1. O salto alto de Aldo Rabelo na não defesa da Copa

      O Aldo é comunista, e não acredita no Céu.

      O Céu dele é em Brasilia, na Praça do 3 poderes, Planalto Central.

      Viver ali já é estar no paraíso. 

      Prá que descer à planície e esquentar a cabeça? 

      1. Só um detalhe

        Desde 1988 o Aldo frequenta a Praça dos Três Poderes, é verdade.

        Mas sempre conduzido pelos votos do povo de São Paulo. Votos conquistados honestamente, com trabalho e ideias.

        São sete mandatos populares: um de vereador e seis de deputado federal.

        Eu o conheço desde que ele era estudante e eu começava no jornalismo. Estava presente quando o Estatuto de Reconstrução da UNE foi esboçado, no início de 1978, numa casa de conjunto habitacional no bairro de Cruz das Almas, à beira do mar em Maceió. Aldo, filho de vaqueiro, criado na roça em Viçosa, Zona da Mata alagoana, estudante da Universidade Federal de Alagoas e militante do PCdoB no combate à ditadura, estava lá. Foi o segundo presidente da UNE reerguida. É um cidadão de bem e um dos melhores políticos que o Brasil possui.   

        A ausência em um programa de debates, ainda que mal justificada, não pode servir de motivo para ataques injustos a ele. 

         

    2. O problema do governo é não

      O problema do governo é não ter uma estratégia para agir amplamente dentro da própria mídia, principalmente dentro das maiores emissoras de televisão. Isto poderá ser fatal, e o governo parece imerso em indissipável neblina de ingenuidade. Toda esta campanha contra a Copa deveria estar nos cálculos do governo há muito tempo e deveria haver uma ampla forma de lidar com ela positivamente. Um exército de gente vendendo a Copa em cada programa de TV, em cada emissora de rádio, das mais variadas maneiras. O governo produz uma enxurrada de vídeos que ninguém vê, faz seminários e conferências que ninguém jamais saberá que existiram, e sente-se seguro na comunicação, por causa disso. Enquanto isso, a oposição gerou nas redes sociais uma verdadeira operação de guerra contra a Copa, que funcionou às mil maravilhas e tem a seu favor o silêncio complacente da todo poderosa Globo. Como se sabe, a Globo castrou as reportagens positivas locais de suas afiliadas sobre a Copa.  Podem fazer de tudo, sem qualquer reação importante. Se amanhã resolverem que o presidente não deve morar na Alvorada, em seis meses ele estará despejado por uma multidão de gente furiosa da classe média.

  2. copa do mundo

    Parece que o pessoal do govêrno, inclusive a Presidenta não querem reverter essa campanha contra a copa do mundo, o que todo brasileiro sempre quis e gosta. Até que ponto chega a mnipulação””””

  3. Parece que o pessoal do

    Parece que o pessoal do govêrno, inclusive a Presidenta não querem reverter essa campanha contra a copa do mundo, o que todo brasileiro sempre quis e gosta. Até que ponto chega a mnipulação””””

  4. Criou o dia do saci-pererê,

    Criou o dia do saci-pererê, talvez por ficar mais fácil de passar a perna na própria história.

    Criou o dia pró-Mandioca – me recuso a fazer piada com isto

     

  5. Se fosse só com relação a

    Se fosse só com relação a Copa…

    Todos os governos do PT são completamente incompetentes na comunicação.

    Não se defendem. Deixam tudo como está. Apanham todo santo dia. Com ou sem razão.

    Completamente submissos aos interesses das famiglias.

    Quando a Dilma fala algo, a conversa dela é criteriosamente editada para que se adeque ao que a imprensa corporativa quer noticiar.

    Hoje, o Álvaro Dias, (senador da globo), apareceu no JN para falar da Venezuela. Troquei de canal na hora.

    Nesse aspecto eu já joguei a toalha.

     

     

    1. Eu também não espero mais que

      Eu também não espero mais que os integrantes desse governo entrem em campo para contrastar os críticos. Estão ali naquele conforto das pesquisas favoráveis e confiando no excesso de desinteligência da oposição. São incapazes de demonstrar que políticas públicas, melhoramento das instituições, orçamento exigem discussões muito mais qualificadas, e não slogans mal marquetados que subestimam a população sempre.

      Mais uma vez o debate público fica dominado por minorias à esquerda e direita que ficam atazanando a maioria com aquele acerto de contas sobre o que é verdade e o que é mentira da guerra fria. Não que isso não deva ser discutido – todos os assuntos podem e devem ser discutidos. Mas o que dá até vontade de rir de desânimo é ver que qualquer, qualquer debate sobre qualquer política pública acaba indo pro lado de cuba, fidel, cia, stalin….

      E ainda se acham bem informados… Que se abraçem e se afundem, mas que não levem a maioria da população com eles.

    2. Isso mesmo. Na Câmara dos

      Isso mesmo. Na Câmara dos Deputados, há sempre dois ou três deputados da oposição que ocupam cada tempo que podem para atacar o governo. Parece que são escalados cuidadosamente para isso. Falam bobagens enormes, mais que funcionam para quem está vendo a TV Câmara e não acompanha todos os acontecimentos políticos do país. É um trabalho de formiguinha, visto e ouvido por milhares de pessoas pelo país afora. Quem está vendo aquilo pela primeira vez, fica abismado com a falta de reação dos deputados da situação. Ninguém rebate aquelas críticas. Não há a mínima reação por parte do PT e muito menos por parte dos partidos cada vez menos aliados. Os petistas examinam papéis, conversam com colegas, sorriem, fazem de tudo, menos ter consciência de que não deveriam deixar passar ser resposta firme qualquer agressão contra seu governo.

  6. Isso porque o governo reagiu
    Isso porque o governo reagiu e decidiu fazer uma defeza engajada da Copa, desmentindo boatos e valorizando o legado. Imagina se ainda estivesse dormindo no ponto? Acho que o ministério dos esportes já estaria sem titular há 4 meses do evento, como parece estar agora.

  7. O BNDES, por exemplo

    A maioria esmagadora dos brasileiros tem a mais absoluta convicção de que o BNDES é a casa da mãe Joana, uma casa de caridade que empresta a juros “subsidiados”, “abaixo de mercado”, etc, ou seja, uma grande farra. Não fazem a menor ideia de como o banco opera. No primeiro governo Lula o Jorge Gerdau chegou a ser cogitado para ministro. Li, em local pretensamente sério, que o empresário não poderia ser ministro porque “tinha sido beneficiado com  empréstimos do BNDES”. A comunicação é uma tragédia. 

  8. o PT já teve 12 anos para

    o PT já teve 12 anos para mostrar que quer um país diferente, e fazem 12 anos que sabemos que a midia é um dos grandes pontos de desigualdade neste país.

    o PT já mostrou que não se interessa em mudar essa realidade. A grande midia, reconheçam, está dentro do governo Dilma.

  9. Aldo, o boleiro

    A noiva tinha marcado hora no salão de beleza…

    Quer dizer que Aldo, o boleiro, é daqueles que se escondem no campo quando o jogo esquenta?

    Notícia do Giro Esportivo: O craque Aldo não pôde participar da partida na Arena Brasilianas por conta de uma contradição dialética na coxa esquerda.

    O Aldo pelo menos arrumou uma desculpa esfarrapada; já o Mercadante, durante a longa greve dos professores universitários, simplesmente desautorizou qualquer membro do Ministério da Educação de participar de um debate sobre a questão no Observatório da Imprensa, conduzido pelo Alberto Dines.

  10. Caro Nassif, como esperar que

    Caro Nassif, como esperar que fosse um figura política maior alguém comunista como Aldo Rabelo que se presta ao papel de peão de ruralista, a serviço do interesse do agronegócio. É o exemplo mais arrematado de político menor.

  11. L Fernandes foi de uma

    L Fernandes foi de uma clareza solar. Suas informações deveriam fazer corar os jornalistas que opinam sobre o assunto sem “fazer a lição de casa”, ou seja, estudar a pauta. Nossos jornalistas estão no buraco MESMO: ou não sabem nada ou jogam no time do patrão. Ambas as possibilidades são graves. Ache um médico, um advogado, um cientista que haja desta forma e vc estará encontrando um picareta.

    ABS generalizados!

  12. O que a gande Imprensa vem

    O que a gande Imprensa vem fazendo com a Copa é uma campanha (de descrédito) e não uma cobertura jornalística. E a razão é muito simples; entenderam que arruinar a Copa é provavelmente a única saída para um 2o Turno. Não há nada que o PT ou a Presidenta possam fazer à respeito se o entendimento da Constituição for o que o Brasil é uma democracia. O outro lado da moeda é que Lula foi eleito, reeleito e elegeu seu sucessor apesar de toda canalhice midiática. Ou seja, o que a grande Imprensa vem fazendo não é assim tão maléfico ao PT e o mais provável é que a cada nova eleição compactem ainda mais o pequeno círculo de influência que ainda detem. O desespero deve estar bem maior do lado de lá do que de cá… 

  13. Então não é de admirar que a

    Então não é de admirar que a Copa esteja levando “vara”. Falam que a Dilma é tão exigente e ela tem cada ministro meia boca… Ela não cobra competência dessa gente não? Paulo Bernardo, Cardoso, Maria do Rosário, agora esse Aldo Rebelo.

    Um outro fato: o governo gasta milhões em propaganda e não é capaz de passar para o público as informações que este tecnico do ministério passou. Se é todo mundo desinformado no Ministério dos Esportes porque não chamam o Luis Fernandes para conversar. Ele foi claro, bem informado e objetivo na defesa das obras da Copa.

    1. Não há propaganda que supere

      Não há propaganda que supere a preisposição de não acreditar. Essa é a máxima depois de anos de paulada. Nossa gente é, ainda sim, tutorada pelo que vem da janela…infelizmente.

  14. NO GOVERNO DILMA NÃO HÁ

    NO GOVERNO DILMA NÃO HÁ COMUNICAÇÃO, ESSES CARAS TÊM QUE DEVOLVER O SALÁRIO . . . . O PT DO PARANÁ VAI VOTAR NO REQUIÃO . . . . . . .

  15. Aldo Rabelo?

    sempre foi daqueles que acreditam que o coletivo só pode ser linear…………….

    jamais vai reconhecer que a comunicação mais importante é a que ocorre entre áreas e pessoas, o que para mídia é essencial, como podemos ver de suas vitórias

     

    alguém precisa alertar Dilma do seguinte: a melhor informação é multidisciplinar

     

     

    1. desenhando…

      você só pode se contrapor aos interesses de uma empresa de comunicação se exigir decisões a partir de uma decisão sua………………………….é assim que se rompre o coletivo linear

       

      desenho ampliado: empresa se combate com empresário

  16. Sua acusação no afogadilho não considera o afogadilho do outro

     

    Luis Nassif,

    Um tanto exagerado o título deste post de sua autoria de hoje, 24/02/2014 às 21:56, chamado “O salto alto de Aldo Rabelo na não defesa da Copa”.

    O conteúdo do post não tem muita coisa e poderia ter pelo menos o link para o Brasilianas.org de hoje que teve a Copa como tema. Ainda assim valeu saber que, pelo menos na sua avaliação, o Secretário Executivo do Ministério dos Esportes Luiz Fernandes, diga-se de passagem subordinado de Aldo Rabelo, tem bons argumentos em defesa da Copa.

    Pelo post “O salto alto de Aldo Rabelo na não defesa da Copa” também ficamos sabendo da sua via-crúcis para conseguir um representante do governo na sabatina sobre a Copa.

    E o último conteúdo do post “O salto alto de Aldo Rabelo na não defesa da Copa”, um tanto de acordo com o título, é de que o ministro Aldo Rabelo não é uma figura política maior. E se depreende que ele seria se tivesse indicado um representante para participar do Brasilianas.org. Critério esdrúxulo de avaliação ministerial.

    Está tudo em um oito ou oitenta desenfreado. Um ministro é avaliado pela capacidade de presto indicar um representante para defender com brios a escolha do Brasil para sede da Copa do Mundo em um palco de debate. Debate que numa cegueira visível apresenta como principal argumento crítico à escolha do Brasil como sede o fato de que no Brasil os custos são maiores do que em outros países e perde-se a oportunidade de criticar o câmbio, o senhor de toda a equação.

    Depois, como fez Luciano Coutinho lá no post “Luciano Coutinho em Davos” de quarta-feira, 29/01/2014 às 14:14, Aldo Rabelo prestigiará o blog e dará uma explicação. O endereço do post “Luciano Coutinho em Davos” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/luciano-coutinho-em-davos

    E a razão de todo o esforço do Luciano Coutinho em se explicar via a assessoria do BNDES foi uma frase sua no post “A economia, vista da área econômica do governo” de quarta-feira, 29/01/2014 às 06:00, de sua autoria, em que você diz:

    “A não-presença do presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) Luciano Coutinho é sintomática. Há pelo menos sete meses Luciano não é recebido por Dilma. Provavelmente será a próxima grande dor-de-cabeça do governo”.

    Uma frase de per si desnecessária e que mais ainda peca por ser tão sem propósito no post “A economia, vista da área econômica do governo” que não justificou nem mesmo o link ao post lá no outro post “Luciano Coutinho em Davos”, em que o presidente Luciano Coutinho rebate os dizeres da sua frase. Faltou o link lá, mas eu o deixo aqui a seguir. Assim, o endereço do post “A economia, vista da área econômica do governo” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-economia-vista-da-area-economica-do-governo

    E então no afogadilho ou por oportunismo, o blog vai ganhando destaque e por mais que seja merecido este destaque, ele também é fruto de pequenas injustiças.

    E se não há dor maior do que recordar-se de tempos felizes na miséria então que se cultivem apenas tempos ruins. Ou talvez mais bem ainda faríamos se tudo esquecêssemos. O que parece ser a opção da imensa maioria. Amanhã estará tudo olvidado.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 24/02/2014

  17. A comunicação do governo em

    A comunicação do governo em todas as área é péssima.

    É por isso que o PIG deita e rola, fala o que quer, inventa um monte de mentiras, cria situações negativa ao governo e ninguém fala nada.

    Principalmente a presidenta, que é péssima em comunicação.

    Até o Lula botava o galho dentro para o PIG.

    Para ser sincero, não sei quem é o porta voz do governo hoje. E duvido que a maioria saiba quem é.

    Quem souber sem olhar no google levanta o dedo.

    Parece mulher de malandro, gosta de apanhar, e quanto mas leva porrada mais apaixonada fica.

    Acho que o PT está apaixonado pelo PIG.

  18. “Quem não se comunica se

    “Quem não se comunica se estrumbica” – Chacrinha, na Globo, no tempo em que o todo-poderoso Roberto Marinho barreirava quem queria ter canal de rádio ou TV.

  19. Onde está o vídeo com o programa de ontem?

    Onde está  o vídeo com o programa de ontem sobre a Copa?

    Puta merda, já não aguento mais tanta porrada! A comunicação boca a boca ou mesmo pela internet é foda. Faço o que posso para defender o óbvio ululante (que a Copa é um excelente negócio para o Brasil), mas na hora em que preciso de uma mãozinha do principal responsável pelo projeto (Aldo Rebelo) o cara diz que está  com  dor de barriga. Será mesmo desinteria ou covardia? Ou será diarréia mental? Do jeito que é horrível a comunicação desse governo, vão acabar todos na Papuda, fazendo companhia a Dirceu, Genoíno e Delúbio. Vão ser ruim assim em matéria de comunicação lá na casa da puta que os pariu!

    Estou cansado e desanimado. Por isso vou passar a Copa em Buenos Aires. Tenho certeza que lá vai ser muitíssimo mais animado, mesmo assistindo os jogos pela televisão.

    Mas me digam onde eu posso encontrar o vídeo com o programa de ontem. Pelo amor de Deus!

  20. Acho que não é “salto alto”.
    Acho que não é “salto alto”. É despreparo mesmo. Tanto ele como 90% dos políticos tradicionais são ineptos em ralação ao contraditório. Não conseguem responder uma pergunta mais precisa. Vide José Serra que começa a ficar nervoso e ofender os jornalistas.

  21. Repito: Pior que a

    Repito: Pior que a megalomania de querer realizar dois eventos de porte (Copa e Olimpíadas) em tão curto espaço de tempo, sem grana suficiente, sabendo-se que o superfaturamento iria correr solto, e com necessidades muito mais prementes no país, é forçar a barra e dizer que lucraremos com elas. Que os jogos panamericanos sob os auspícios do Nuzman sirvam de exemplo.

  22. Maior e Menor


    Pensar em Aldo Rabelo como “pessoa política maior”, depois do novo Código Florestal, parece-me estranho. Mas não é aí que quero chegar.

    Nassif, assisti ontem ao “Brasilianas” e, realmente, a surpresa positiva veio de Fernandes. Com explicações racionais, colocadas sob perspectivas corretas, equilibrando as expecttivas, deu um banho nos demais participantes, que a mim pareceram informados apenas pelas folhas e telas cotidianas, além de extremamente ansiosos para entrar na manada das críticas áquilo que foi decidido, em 2007, com implicações negativas que muitos já previam.

    Diante do amadorismo dos demais debatedores, principalmente do representante do IPEA, me pareceu que, dentro do possível, o governo está na direção certa, e que muita coisa ficará instalada para as populações das cidades-sede.

    Tenha certeza, meu caro, que Aldo Rebelo e sua retórica de velha raposa, somente faria o programa menor.

  23. A comunicação do Governo é

    A comunicação do Governo é péssima. Incrível.

    Precisam melhorar isso dai. Senão, a não ser que a economia dê um salto fenomenal até 2018,  o PT perde o poder.

  24. Aldo Rebelo é uma vergonha

    Aldo Rebelo é uma vergonha para o PC do B, um pragmata de carteirinha, só isso e da pior espécie. Um político minúsculo e medíocre. Ele fugiu da raia, Nassif, porque passou vergonha quando foi ao Roda Viva. Mediocre que é, aparecu de jaleco da NIKE e foi massacrado (com razão!!!), pois a única resposta que tinha na manga (inacreditável como este senhor tem espaço no governo) era o preconceito com que o Sudeste trata o resto do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador