Para Dilma, Marta não se mostrou digna de confiança e vai trair de novo

Ao jornalista Joaquim de Carvalho, ex-presidente disse que não se incomoda com a aproximação do PT com Marta, mas aponta o estado de "guerra"

Jornal GGN – A ex-presidente Dilma disse, em entrevista ao Diário do Centro do Mundo, que o PT “pode fazer” a reaproximação com Marta Suplicy, de olho na eleição de 2020. Mas usou uma frase que Churchill disse a Chamberlein para explicar seu ponto de vista: “Entre a desonra e a guerra, escolheram a desonra e terão a guerra.”

Segundo o jornalista Joaquim de Carvalho, Dilma usou a frase no sentindo: “Marta não se mostrou digna de confiança e vai trair de novo.”

Em seu texto no DCM, Joaquim aponta que Marta vinha conspirando pela queda de Dilma muito antes do processo de impeachment começar. Inclusive, articulou para que Gabriel Chalita abandonasse Fernando Haddad na eleição de 2016 e, como prêmio, receberia o Ministério da Educação de Michel Temer.

Leia o texto completo aqui.

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma pode ter todos defeitos, mas mostra a diferença que podem ter visões de esquerda. E o principal, que todos podem cair, mas alguns caem de pé. Parabéns Presidenta Dilma, de muito defeitos, mas que entra e sai de qualquer lugar e de qualquer situação de cabeça erguida.

  2. Oh Senhor,perdoai esses 6 comentaristas pois eles e Dilma,a amadora,não sabem que zorra é política,aliás a realpolitik.Deviam ouvir Lula,a única esperança que ainda resta,o resto é figuração.
    Aproveito a oportunidade para um registro peremptório.Não sabia que por aqui o cantor perneta,chapa de torturadores,tinha fãs.Só espero que não derramem lágrimas quando ouvirem as canções do calhorda,assim no céu como terra de Ricardo Kotscho.Amém.

  3. O problema é que Marta tem muitos votos na periferia e tem grande chance de ganhar. Lula sabe disso e quer a Marta de volta. sejamos francos: sob o ponto de vista político Dilma é uma negação absoluta.

  4. Concordo, é uma traíra e vai puxar tapete de novo. Se PT aceitar essa golpista vai perder muito militante, não da pra aceitqrcisso ser muita revolta. Tiro no pé.

  5. Concordo em gênero, número e grau, Dilma…

    Essa Marta é traíra das grandes, além disso sempre cultivou uma inveja da presidenta Dilma.
    Se ela(marta) tivesse um pouco de vergonha na cara, Não forçaria essa volta para o PT

  6. O nome de Marta foi trazido por Lula. Disparado o melhor político hoje do país, ele está fazendo essa manobra pra evitar que o partido leve outra sova como em 2016, perdendo no primeiro turno e Haddad não ganhando em nenhum distrito.Imagino a seguinte cena: um burocrata do PT em São Paulo falando que não dá pra compor com Marta, chamando-a de Judas pra baixo e mencionando essa entrevista da Dilma . Lula deve ter dito com a calma de quem segurou o rojão de ficar um ano e meio em cana e não se abater em nenhum momento = “Tudo bem. Não apoio mais Marta pra ser vice numa chapa do PT ( aliás, nem nome o PT ainda definiu , e eu duvido que Haddad será candidato, pois ele está sendo preparado pra 2022 e nem ele mesmo quer o risco de eleitoral em 2020) se você me falar um nome politicamente viável do PT hoje aqui na capital que garanta a gente no segundo turno, pelo menos “. Silêncio total. Aliás, enquanto a direita brucutu já tem nomes conhecidos como Russomano e Datena, a esquerda com chance eleitoral em SP, leia-se PT , nem isso tem. Parece que o PT está traduzindo a cartilha da derrota que o Labour acabou de escrever .
    E sobre traição, Martha realmente foi de uma burrice e trairagem total ao sair do PT e ir pro PMDB nas mãos na época de Cunha-Temer e, pra completar a cereja do bolo, apoiar o golpimpeachment . Mas Dilma também traiu o voto de milhões ao colocar Levy e aceitar a sandice de dar um cavalo de pau na economia (coisa que jurou que não faria na campanha ) que foi o marco zero da desgraça econômica em que estamos até hoje. Resumindo = entre o que propõe Lula e o que propõe Dilma, creio que o eleitor – que queira que a esquerda volte ao poder – não tem dúvida de qual será a melhor escolha.
    Me veio outra possibilidade = se Dilma encher muito a paciência do Lula por ele querer compor com a Marta, o Lula diz com aquele jeito acolhedor = “Dilma, você tá certa – ainda mais citando Churchill. Eu ia cometer um erro. Já sei quem vou apoiar pra ser candidata aqui em São Paulo = Você, Dilma !”

    1. Análise perfeita. Lula está a anos-luz de alguns “ungidos” do seu partido e da classe política como um todo. Se é pra voltar a governar São Paulo tem que ser com alguém que já mostrou que sabe e saiu bem avaliada. Marta foi ótima prefeita para Sampa. Dilma é correta, ética, mas mostrou-se um desastre como presidenta do Brasil, como bem o sabemos. Ou não? Claro que Marta agiu pelo fígado, e o peso disso é o atual racha no PT que mais parece uma seita religiosa, hoje, do que um partido político. Também sabemos que Marta foi preterida quando Lula escolheu Dilma para sucedê-lo. Ele deve ter se arrependido até o último fio de cabelo por isso. Ou não?

      1. Eleições de 2016: Marta, candidata a prefeita, teve 587.220 votos. Ficou em quarto lugar. Haddad teve 967.190; Erundina teve 184.000. Marta perdeu as eleições de 2004 e 2008, ainda como candidata petista. Esta última para um poste político, criado por Serra para derrotá-la. Se ela tivesse de fato o espaço político que imagina ter, teria sido candidata ao senado ou mesmo à Câmara. Marta é um cadáver político, pior, uma assombração. O que o PT e a esquerda têm que fazer é sujar o sapato e o tênis e andar pelas ruas, fazer reuniões, recriar núcleos de base, extintos por Zé Dirceu, disputar o mundo concreto e real das pessoas. Ainda resta rempo, sempre resta tempo para fazer isso.

      2. “Se é pra voltar a governar São Paulo tem que ser com alguém que já mostrou que sabe e saiu bem avaliada.”

        Tão “bem avaliada” que quando tentou se reeleger perdeu para o Serra.

        “Marta foi ótima prefeita para Sampa.”

        O apelido de Martaxa não diz isso.

        O fato é que não dá pra confiar em traidor! Não se esqueça que Marta VOTOU PELO IMPEACHMENT.
        Votou pelo GOLPE.
        É diretamente responsável pelo caos em que o País desaguou com o INFAME Golpe de 2016.
        Memória curta…

      3. Dilma fez o que pôde, claro que com erros, mas o principal problema foi o boicote da Câmara e Senado, ou esqueceram disso?? Esse pessoal anulava qq iniciativa dela para conter a crise! E essa traição não foi miúda, foi uma traição à causa do Povo!

  7. O PT e, segundo o que se fala, Lula vai tentar conseguir o que não tem, os votos moderados, de quem não pode lhe dar isso, a traíra Marta, e com isso vão perder os que como eu consideram esse “perdão” imperdoável.

  8. É presidenta,a senhora está correta,mas o presidente Lula está certo.
    A ex-prefeita de São Paulo tem um passado recente horrível,manchado pelo golpismo e bajulação aos golpistas,é verdade.
    Mas também tem um longo passado de lutas e de conquistas para os trabalhadores e,sobretudo,para as trabalhadoras.
    Poucas no país poderão dizer que promoveram a discussão dos direitos das mulheres como a ex-prefeita.
    Poucos poderão dizer que fizeram uma administração tão competente e inclusiva com ela na cidade de São Paulo e que,se já não estivesse em gestação o golpismo midiático e discriminatório contra a mulher,ela provavelmente teria sido reeleita e forte candidata a qualquer outro posto no Brasil.
    A vaidade é uma doença que poucos conseguem controlar,lembremos das bobagens ditas pelo advogado também golpista que,por coincidência,foi vice da ex-prefeita.
    Entre o asco das lembranças recentes e o esforço do presidente Lula em reagrupar e rearranjar as peças no tabuleiro de xadrez,fico com o presidente Lula. Devemos isso a ele.

  9. O traidor é sempre um traidor. Não se trata somente de oportunismo, mas de déficit de caráter.
    Também votarei no PSOL, se ela for candidata. Mesmo a vice.

  10. Se o PT está discutindo a questão de Marta, significa que o partido é vacilante.
    É ponto muito negativo para o partido, frente aos militantes.
    A questão da Marta já foi traçada desde que ela apoiou o golpe.
    Traição não tem perdão.
    O partido ou aprende a tomar decisão, ou desiste da vida política.

  11. Dona Teresa Smith de Vasconcellos precisa resolver o que quer da vida

    Candidatar-se à prefeitura, interrompendo a aposentadoria, e debaixo da legenda do PT, são atos incompatíveis, de quem não quer voltar à política. Alguém precisa mostrar pra essa senhôra os resultados dos votos dos paulistanos no candidato do PT em 2016 e 2018.

  12. Não é a toa que a Marta tem o olho torto. Traidora, sempre traidora. Te apóio Dilma.A única que fez algo pelo povo. Não se esquecendo de mencionar o velho guerreiro LULA.

  13. Lula deveria tomar cuidado com algumas articulações políticas, pois Marta Suplicy é pior do que Marina Silva que se voltou contra o PT.
    Achamos que Marta Suplicy vai e vem conforme seus interesses políticos.

  14. A verdade é que Marta tem história no PT que Dilma nunca teve! No sistema parlamentar “ou se joga o jogo ou dança”!
    Todos deviam saber que o PT chegou ao poder conciliando por cima!
    Portanto Marta não pode nem ser chamada de traidora pois segundo a entrevista do Lula ao Nassif foi Dilma que “não jogou o jogo” e foi ela, muito mais do que Marta, que mais danos causou ao PT!

  15. Dilma, a governante fraca, que propiciou com sua fraqueza o golpe, que aceitou terem trairas fisiologicos, golpistas conhecidos a seu lado, que abdicou de ser autoridade para ser tutelada, que traiu as bases de seu proprio primeiro mandato para ser palatavel para aqueles sempre tiveram ogeriza historica a esquerda, o tal mercado, tem todas as ferramentas para reconhecer os graves defeitos da Marta. Ambas se assemelham, com a diferença de que a primeira está camuflada de guerreira e a segunda escancarou que é traira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador