Para evitar vazamentos seletivos, juiz torna públicos documentos da Operação Lava Jato

Sugerido por Fulvia

Do Brasil 247

Sem sigilo, Lava Jato mina o poder de Francischini
 
Juiz Sergio Moro, responsável pelo inquérito da Operação Lava Jato, que prendeu o doleiro Alberto Yousseff e Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, tornou públicos todos os documentos da ação empreendida pela Polícia Federal; com isso, ele visa evitar vazamentos seletivos que, segundo se suspeita, vinham sendo feitos pelo deputado Fernando Francischini (SDD-PR), com foco apenas em adversários políticos; rotina dos vazamentos era organizada, com sincronização entre Veja, Folha e Globo
 
Paraná 247 – Uma decisão tomada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, democratiza o acesso às informações da ação empreendida pela Polícia Federal e mina o poder do deputado Fernando Francischini (SDD-PR). Moro tornou públicas as informações do inquérito – são mais de cinco mil páginas em papel e outras nove mil digitalizadas – e isso deve evitar que os vazamentos seletivos prossigam.
 
Suspeita-se, entre os responsáveis pela Operação Lava Jato, que Francischini, ex-delegado da PF, seja o principal responsável pelo “vazoduto” que tem instrumentalizado as manchetes de jornais, capas de revistas e longas reportagens nas TVs, que visam desgastar o governo Dilma, a Petrobras e o PT. Isso porque, logo após as prisões da Operação Lava Jato, Francischini recebeu por sete horas advogados dos doleiros presos, que lhe pediram apoio e lhe entregaram todo o inquérito, até então desconhecido da imprensa. São quase 5 mil paginas em papel  e outras 9 mil paginas digitalizadas.

 
Experiente no trato dessas informações, Francischini teria fatiado o inquérito, selecionando os “capítulos” mais importantes e distribuindo o material a veículos como Veja, Folha, jornal O Globo e TV Globo. O primeiro alvo foi o deputado André Vargas (PT-PR), que passou a balançar depois que um pedido de um jato emprestado ao doleiro Alberto Yousseff veio à tona. Francischini teria até montado uma lógica de distribuição de informações. Veja recebia o trecho do inquérito na quinta-feira, com o compromisso de não publicar na sua edição online. Folha e a TV Globo recebiam as informações na sexta-feira. Era a garantia de que todo os temas selecionados por ele renderiam também no fim de semana.
 
Coordenação
 
Foi assim que, no mesmo sábado, Veja e Folha saíram com a tabela de Paulo Roberto Costa sobre “soluções” de empreiteiras para operações de compras da Petrobras. Ou as insinuações em todos os jornais de que haveria indícios de relação de Alberto Yousseff com o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, e a senadora Gleisi Hoffmann, ambos adversários de Francischini no Paraná.
 
Foi também assim, através do “vazoduto” montado por Francischini que, ontem, minutos depois de a Justiça ter quebrado o sigilo do processo, as edições online de Veja, Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo vieram com as insinuações de envolvimento do ex-ministro Alexandre Padilha com o doleiro. Todos juntos, em menos de 30 minutos, conseguiram localizar a citação a Padilha no inquérito – o que demonstra a organização dos vazamentos.
 
Com a decisão do juiz Sergio Moro, o caso fica, agora, aberto ao público, evitando que os vazamentos sejam manobrados por um político oposicionista especializado em ações do tipo. Naturalmente, a imprensa familiar continuará selecionando as informações que atinjam o governo, o PT e a Petrobras, mas não poderá também ignorar se o inquérito contiver informações contra políticos de outros partidos.
Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “mas não poderá também

    “mas não poderá também ignorar se o inquérito contiver informações contra políticos de outros partidos.”

    Não só poderá como o fará.

    1. Marfig
      Minha revolta é que o

      Marfig

      Minha revolta é que o PT era a esperança.

      Agora acho que vamos demorar umas 5 ou 6 gerações para conseguirmos livrar desta corja que estão em todos os partidos. Morei em uma cidade do interior e lá foi eleito um prefeito do PT, que pra mim é a sintese do que acontece hoje. O primeiro ato foi trazer pessoas de outras cidades governadas pelo PT e colocar em prática o modus operandus na cidade. As pessoas que vieram de fora ocuparam os cargos estratégicos e trouxeram as empresas que cuidam do lixo, da informática, do sistema de transporte e logo logo começaram a aparecer os podres. Estas empresas abasteceram os cofres do partido e de muitos politicos. Hoje fico vendo o que tem ocorrido e me lembrando do que acontecia em minha cidade. Enquanto isto o partido se faz de vítima da imprensa e não responde as dúvidas do lamaçal que entrou. Prefere jogar a culpa para os outros. daqui a pouco vc pode verificar os comentários que irão fazer sobre minha opiniao… Da uma olhada… é culpa do PIG…. Vao dizer que sou Tucano…. e outras coisas mais…. Mas no assunto principal ninguem toca.

       

      SDS

      1. Olá, Carlos

        Olá, Carlos Batista,

        respeitosamente proponho “focar” mais um pouco no “assunto principal”. Antes, porém, permita-me adiantar que não odeio o pt, não odeio o lula, etc., etc. Pra mim o ódio não é bom conselheiro.

        O que você mencionou foi muito vago. “Trouxe pessoal de fora”, você disse. Era pra botar quem? Tirou quem? Preteriu quem?

        “trouxeram as empresas que cuidam do lixo, da informática, do sistema de transporte..”, você também disse. Mais uma vez, era pra botar quais? Tirou quais? Preteriu quais? E mais importante, por qual preço?

        Os comentário precisam trazer essas respostas, caso contrário fica parecendo com o jornalismo que se pratica na grande imprensa. Jornalismo do tipo: “fulano tem ligações com sicrano que foi preso”. Ora, a prisão teve qual fundamento? Qual a ligação com fulano, ele deu bom dia, boa tarde, boa noite?

        Ora, negar o que a imprensa faz depois de um helicóptero de um senador com meia tonelada de pó sumir do noticiário é tampar o sol com a peneira.

        1. Cara Lucinei
           
          Meu comentário

          Cara Lucinei

           

          Meu comentário acima retrata o que vivi no dia a dia.  A prefeitura que me refiro foi invadida pela policia federal e vários secretários e o próprio prefeito estão com serissimos problemas judiciais. Não estou aqui pra ficar no fla x flu e defender A ou B, como coloquei no cometário acima todos os partidos pra mim estão corrompidos e inclusive precisam disto para eleger seus deputados,governadores, etc. O que não dá, é para ver o pessoal tapar o sol com a peneira e ficar defendendo o partido como se fosse vítima.

          1. O velho discurso midiático

            O velho discurso midiático:

            “Todos são culpados até que se prove inocente”

            É a preguiça mental travestida de politização das ruas. Partidos não são corruptos, pessoas são corruptas e que se punam aqueles que transgrediram a lei principalmente baseado em provas.

            Presunção da culpa é a própria corrupção do caráter.

             

          2. Alexandre, não é preguiça

            Alexandre, não é preguiça mental não.

            Vá no perfil do Sr. Carlos e veja que todos os comentários deles é depreciando o PT.

            Para minha pessoa esse “senhor” é um TROLL.

            Está aqui para bagunçar.

            Para fazer acusações levianas e mentirosas sem provas.

            Ele acha que somos imbecis.

          3. E porque o …

            … amigo não cita nem a o nome da Prefeitura?…. ah… vai dá tralhaho… já entendi…. o amigo tá com a bola do fla-flu… 

      2. Se a prefeitura fica numa

        Se a prefeitura fica numa cidade do norte fluminense e o atual prefeito na eleição anterior a essa, era candidato pelo PSDB e, na última, foi candidato pelo PT, digamos que ele não é de jeito nenhum a representação do PT. É mais um oprtunista que pegou carona na fama do Lula. Ele está mais para tucano. Agora, você, eu não sei. Você é que tem que dizer o que é.

        1. Maria Rita, esse cara é TROLL

          Maria Rita, esse cara é TROLL safado e leviano.

          Quem faz acusações sem provas, sem nomes, datas… é safado e leviano!

          Será que é do exercito contratado pelo PSDB?

          Parece….

      3. Por que não cita nomes,

        Por que não cita nomes, datas… fatos?

        É muito fácil ir no blog “denunciar” fatos que ninguém sabe!

        A única coisa veridica que denunciou é que tem um partido politico com o nome de PT!

        O resto é tudo ficção?

        Se quer credibilidade faça jus a ela.

        Ou será mais um TROLL safado que vem aqui tumultuar???

        Não é a 1ª nem a 2ª vez que vc faz declarações levianas sem nenhum argumento.

        Pura molecagem….

  2. É a coisa só ta piorando.

    É a coisa só ta piorando. Cada vez mais o PT se complica.

    Já tem ex acessor do Padilha como diretor de laboratorio, reuniao de doleiro na casa de outros deputados. Deste jeito vamos ver quem é que apagará a luz.

     

    1. Isso sem …

      …. falar da sua denúncia na prefeitura… qual era o nome mesmo da prefeitura?… claro, todos aqui estão acreditando… afinal, troll também é gente.

  3. Ufa! Até que enfim apareceu um juíz

    que aparenta não estar alinhado a currupção do PSDB.

     

    Nós petistas não tememos investigação. Quem for safado que pague. Mas ficar selecionando o alvo e escondendo os grandes tubarões não dá. E o domínio de fato coloca os donos da grande mídia em cana. Não é, srs ministros do STF?

  4. “Veja recebia o trecho do

    “Veja recebia o trecho do inquérito na quinta-feira, com o compromisso de não publicar na sua edição online. Folha e a TV Globo recebiam as informações na sexta-feira. Era a garantia… Foi assim que, no mesmo sábado, Veja e Folha saíram …minutos depois de a Justiça ter quebrado o sigilo do processo, as edições online de Veja, Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo vieram … em menos de 30 minutos, conseguiram localizar a citação a Padilha no inquérito – o que demonstra a organização dos vazamentos…Naturalmente, a imprensa familiar continuará …”

    ‘É o cartel midiático funcionando a todo vapor. Chama-los de familiar é muita cortesia, na verdade, são um bando de mafiosos.

     

    1.  
      “É o cartel midiático

       

      “É o cartel midiático funcionando a todo vapor. Chama-los de familiar é muita cortesia, na verdade, são um bando de mafiosos.”

       

      Me parece meu caro Luiz Gonzaga da Silva, na verdade, isso está mais para formação de bando. Ou melhor dizendo, formação de quadrilha.

      O mais engraçado, é assistir estes senvergonha nas fuças, encherem a boca para atacar o crime organizado….KKKK…estes gajos são de lascar!

       

      Orlando

  5. É importante ressaltar o fato

    É importante ressaltar o fato deste delegado licenciado da PF,ter sido eleito no último pleito legislativo,como

    deputado federal pelo PSDB.Além disso como se explica o fato de advogados de doleiros acusados,procurarem

    um deputado federal,que é sabidamente um oposicionista ao governo,tem a obrigação do decoro além do agravante

    de ser um homem que pertenceu a instituição PF.

     

    Fosse um petista a praticar isso,já teria sido fritado pelo mídia,estaria sendo processado no STF e tudo o mais.

    O Protógenes por muito menos teve sua carreira na PF destruida e vem se arrastando com Deputado Federal,

    sem o brilhos de outros tempos.

    1. Ressaltando:
      “Como se explica

      Ressaltando:

      “Como se explica o fato de advogados de doleiros acusados procurarem um deputado federal que eh sabidamente um oposicionista ao governo”????????

       

  6. Esse deputado é o Cachoeira 2

    Esse deputado é o Cachoeira 2 que, nesse assunto de ser “fonte” ficou igual a aviaõ do tráfico. Cai um, logo tem outros pra preencher a vaga. Parabéns ao juiz. Aliás, não sei porque segredo em processos que interessam à sociedade. Na fase de investigação, vá lá. Mas, depois, só em casos de família.

     

  7. O que ?
    Um  juiz neutro, que

    O que ?

    Um  juiz neutro, que não é anti PT ?

    Não acredito ?

    Isso deve ser pegadinha, deve ter alguma câmera escondida.

  8. CARO NASSIF, EXISTE MINISTRO

    CARO NASSIF, EXISTE MINISTRO DA JUSTIÇA???QUEM CONTROLA A POLÍCIA FEDERAL????QUEM NOMEO À CUPULA TUCANA DA PF?????????????? “….VAZAMENTO SELETIVO NUMA ALTURA DESSAS DO CAMPEONATO” ESSE É O QUADRO EM QUE NOS ENCONTRAMOS….

  9. Lava jato

    Batista, todos os partidos são iguais em tese, bobagem sua pensar que o PT seria diferente, mas a mídia é a mesma desde anos 50, quando me entendo por gente, ela está sempre a serviço dos poderosos e lhe garanto, não são esquerdistas!

    A arma maior da mídia do PIG, esta que manda 99% na (des)informação, não é o que ela mostra, mas o que esconde, que silência, daquilo que deveria mostrar se fossem informadores honestos.

    A internet veio nos salvar, porque se não fosse isto, o PT não teria terminado o seu primeiro mandato.

  10. O juiz acertou. Porque em

    O juiz acertou. Porque em termos de vazamento seletivo para a imprensa da má-fé, o que tem de Cahoeira editando notícias não está no gibi. É um verdadeiro dilúvio a multiplicação de cachoeiras. Deviam ir para São Paulo ajudar o Alckmin lá na Cantareira..

  11. PF, MPs, TCs, judiciário e imprensa dominados por demotucanos
    Pode saber que, antes de liberar o processo, ele passou pela análise de demotucanalhas com a finalidade de verificarem se não havia algo mais sério que os comprometessem. Essa turma age como uma máfia, não dão ponto sem nó. Havendo ramificações dentro da AGU, PF, judiciário e imprensa, operam em sintonia. Onde estão os diálogos que comprovam a ligação desse doleiro com sERRA, FHC e Álvaro Dias??? Foram “esquecidas” em algum lugar do passado? CANSAMOS DE SER ENGANADOS!

  12. A luz do sol é o melhor desinfetante

    Golpe de mestre do juiz Moro contra o crime organizado e seus braços na mídia. Seu ato:

    1. Abre caminho para cassação do deputado Francischini pelo crime de vazar informações protegidas por sigilo judicial.

    2. Abre caminho para denúncia criminal contra todos diretores de redação, repórteres e apresentadores de televisão envolvidos, pelo mesmo motivo: violação de sigilo judicial.

    3. Justifica com base em argumento material e concreto o cancelamento de todo tipo de publicidade oficial nesses veículos até o final de um eventual julgamento das ações.

    4. Escancara a relação umbilical da velha mídia com o crime organizado. Assim como a Folha operou até pouco tempo para Daniel Dantas, e a Veja para Carlinhos Cachoeira, agora o que se vê são todos os grandes veículos da chamada “grande mídia” operando para organizações especializadas em lavagem de dinheiro.

    5. Mostra que a velha mídia não só é corrupta, como é antirrepublicana e golpista, pois usa de expedientes criminosos e ilícitos para atacar representantes do povo, legitimamente eleitos, insuflando o caos político, com base em informações parciais e descontextualizadas.

    Espero que os representantes do povo no Parlamento sejam suficientemente corajosos para tomar uma atitude. Que os que foram atacados pela mídia, sem direito à resposta, possam se defender. E que a blogosfera independente escrutine cada centímetro desse wikileaks brasileiro, sem deixar pedra sobre pedra.

    E se nada disso ocorrer, já me dou por satisfeito. Agora qualquer um tem a prova concreta do que antes só se insinuava como verdade. Sabemos bem quem é, onde está, para quem se vende e quanto vale a velha imprensa no Brasil.

  13. A polícia federal tá se

    A polícia federal tá se tornando uma confraria de comadres fofoqueiras e politiqueiras.

    Triste para uma polícia que um dia teve o respeito da população.

    1. Aha, mas ai eh que ta:  nao

      Aha, mas ai eh que ta:  nao foi a PF.  Foi o deputado.

      De onde voce acha que a informacao que ele estava envolvido e que se encontrou se com os advogados do doleiro e/ou oposicao veio mesmo?

  14. Um dia…

    Quem sabe um dia lerei: “Por não conbater vazamentos seletivos da PF, Dilma demite ministro Cardozo… Ué, mas o Cardozo era ministro?”

     

  15. Ora, é só os acusados

    Ora, é só os acusados injustamente requerem o direito de resposta no JN, Óia, Fôia..

    Epa!! O projeto de lei que regulamenta o direito de resposta dorme em alguma gaveta da Câmara…o governo não acha importante, pelo jeito..

    É…vamos engolir mais essa(s)

     

     

  16. Para evitar vazamentos seletivos…

    O Dirceu encarcerado e incomunicável. O ex-presidente extasiado com títulos honoríficos pelo mundo afora. A Presidenta sedenta para mostrar resultados, sem repercussão na mídia. O Cardozo “vendo a banda passar”. Massacre ininterrupto pelos donos da comunicação. A oposição querendo o poder a qualquer custo. O Congresso omisso. O Judiciário escancarado à casa grande. O grande capital de olho nos despojos. 

    Temo por todos nós que acreditamos em um mundo sem desigualdades. Acautelemos ! Vem chumbo grosso por aí. 

  17. Vai controlar o vazamento

    Vai controlar o vazamento seletivo, mas não vai impedir a divulgação seletiva. Nem tampouco a manipulação pela globo usando aqueles pincéis marca-texto para grifar trechos do texto e dar o significado que desejarem. 

  18. A suposta adesão da Polícia

    A suposta adesão da Polícia Fedemal a família do PIG parece que se deu desde a saida do delegado Lacerda. Porém, com a derrota do PIG na votação do STF sobre a formação de quadrilha na AP470 e a recente derrota na votação do Marco Civil da Internet, deve estar havendo um descontrole total no PIG, que os faz atirar para todos os lados sem dó nem piedade e sem obediência a qualquer lei ou autoridade. O desespero do PIG é flagrante, mesmo com boa parte de autoridades dos três poderes fazendo vista grossa aos deboches e escárnios que fazem quase que diariamente com as leis do país. Só mesmo no Brasil que se pode assistir, que autoridades do primeiro escalão do governo federal se submetam a vergonhosas desonrarias, abusos e desacatos feitos contra a constituição federal, por uma mídia que se julga intocável, impune e dona absoluta do pedaço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador