21 de maio de 2026

Para Ginzburg, Bolsonaro envergonha país como Berlusconi

Historiador italiano diz, em entrevista, que a vergonha determina o vínculo de cidadãos com seus países com mais força do que o amor
Carlo Ginzburg, historiador italiano. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – A vergonha se tornou um vínculo social e político que apresenta mais força do que o amor nas relações entre os cidadãos e os países, o que é agravado diante de governos como os de Silvio Berlusconi na Itália e Jair Bolsonaro no Brasil, ou mesmo com a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A afirmação é do historiador italiano Carlo Ginzburg , em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, onde discorre sobre o ensaio “Vínculo da Vergonha”, publicado há 10 anos e que integra a nova edição da revista Serrote, que será lançada nesta segunda-feira (06/07) com download gratuito.

“Há muitos anos, percebi de repente que o país a que pertencemos não é, como quer a retórica mais corrente, o país que amamos, e sim aquele do qual nos envergonhamos. A vergonha pode ser um vínculo mais forte que o amor”, escreve Ginzburg no início do ensaio.

“Pela primeira vez na história, grande parte do gênero humano é capaz de acompanhar a propagação de uma pandemia em escala mundial em um tempo quase real — e de ser exposta à manipulação em larga escala dos dados espalhados pela maioria dos governos”, diz o historiador. “Tudo isso provavelmente está gerando um sentimento de proximidade sem precedentes e enganosa. Observar a pandemia de uma distância crítica será uma conquista difícil”.

 

Leia Também
Editor do Correio Braziliense diz que Brasil fracassou como nação
Coronavírus: Parlamentares se organizam para derrubar vetos de Bolsonaro
A crise econômica da pandemia: como os países a estão enfrentando, por Ronaldo Bicalho
Guedes quer criar voucher creche de R$ 250 no novo Renda Brasil

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados