Para Witzel, só privatização da Cedae salva

Governador defende que empresas assumam distribuição e o esgoto no Rio de Janeiro; Estado seguiria com a produção

Wilson Witzel (PSC), governador do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

Jornal GGN – O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), diz que o saneamento do Rio de Janeiro só será resolvido com a privatização da Cedae. A crise de abastecimento que atinge a cidade dura mais de um mês, e a Assembleia Legislativa (Alerj) está prestes a instalar uma CPI para investigar a empresa e as causas da contaminação da água.

“Hoje nós sofremos uma grave crise de saneamento, e gostaria muito que isso não tivesse acontecido nesse momento do meu governo, mas que bom que aconteceu. Porque eu tenho certeza que os conhecimentos que adquiri com a eficiência que o Judiciário me ensinou… Vamos resolver o problema do saneamento básico do Rio”, disse, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo.

O governador disse que o Estado vai investir R$ 30 bilhões na área dentro de um prazo de 20 anos, mas alegou que a solução do problema “só será possível com a privatização da Cedae, pelo menos a distribuição e o esgoto”. Ao longo da última semana, deputados avaliaram que o retorno do debate sobre a privatização da empresa é inevitável.

Embora mostre preocupação com o tema, Witzel indicou um aliado para conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Bernardo Sarreta, que foi alvo de piadas numa comissão interna da Alerj e foi recusado por unanimidade pelos deputados por não saber explicar o papel da agência, e assumir que nunca leu um livro sobre a área de atuação.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Zé Sérgio

- 2020-02-09 10:17:02

E descobrimos a roda !!!!! NINGUÉM sabia que o pano de fundo dos serviços medíocres, da falta de investimentos, da sabotagem e negligência em distribuição de água e saneamento básico era para PRIVATIZAR mais esta Reserva de Mercado?!! O Brasil é para Inglês ver mesmo !!! Somos Surreais !!! 40% de CARGA TRIBUTÁRIA NóRDICA de Serviços Senegaleses mais a Privatização de Impostos Via Taxas, Tarifas Públicas, Transporte Público, Pedágios, Cartórios, Indústria de Multas, Preços mantidos artificialmente pelo Poder Público, nas estratosferas, em Oligopólios e Monopólios Estatais que foram Privatizados. Sistema Cantareira a melhor e mais barata água do planeta, em SP. Obra da Genialidade de Paulo Maluf ( o Corrupto. Depois dele, nunca mais !!) abandonado por 3 décadas de Tucanato em Tragédia da falta de Água na Capital, para PRIVATIZAÇÃO DA SABESP (Sabe porque não aconteceu? Por que PRIVATIZAÇÃO sem Dinheiro Público de BNDES, que financiará tal falcatrua como nas PRIVATARIAS TUCANAS, não acontece. NINGUÉM coloca seu Dinheiro nesta mamata. O Dinheiro é do próprio Governo. Precisa desenhar ou ainda não perceberam?) O Golpe que a ONU não permitiu nos anos de 1990, volta agora com nova fantasia: Saneamento Básico. Ou se esqueceram de Garotinho e seus Hidrômetros com Cartão Prè-Pago? Esqueceram das Cias Francesas, as maiores do mundo, em fontes africanas fornecendo a ração diária, em baldes, para a População Africana? Será que Somos assim tão estúpidos? Creio que foram 90 anos de doutrinação que podemos reverter. Pobre país rico. Mas é por que permitimos. Mudemos.

Zé Sérgio

- 2020-02-09 09:58:01

40 anos de Redemocracia. O Projeto de todos Anistiados Progressistas e Socializantes que se tornaram Governos seguidos, na Pátria da Constituição Cidadã. Sabe onde estão morando suas Famílias, Filhos, Netos? Honestos, desprovidos de interesses pessoais, democratas, anticapitalistas, antiimperialistas, anticolonialistas, 'o Brasil para os Brasileiros', Dinheiro Nacional para melhoria de condições sociais, empregos, saneamento, educação e saúde...Mais 40 anos de doutrinação prolongando 90 anos de Estado Absolutista. A Verdade é Libertadora. Mas deve ser tudo culpa do Trump. E é mesmo !!! Quem manda ele construir cada Condomínio Fechado de Luxo Maravilhoso no seu país. Que culpa tem Nossos Redemocratas, por seus Filhos estudarem em Highs Schools, Havard's e Cambridge's da vida?!! Queriam o que? Que dependêssemos de MEC's e Universidades Públicas? Pobre país rico. Ou é preciso desenhar caros Tiburi, Willys, FHC,...? Mas de muito fácil explicação.

Jus Ad Rem

- 2020-02-08 21:51:41

De repente a água do RJ ficou podre? Isso não seria um ardiloso plano de sucateamento para poder (ter) de privatizar? Desses bandidos dá pra se esperar tudo.

Dogbert

- 2020-02-08 19:21:15

A Cedae passou décadas sem dar nenhum problema significativo, mas aí alguns meses antes da privatização agendada, ela deixa de ter capacidade de fornecer água potável. Precisa desenhar?

peregrino

- 2020-02-08 18:05:00

Exatamente como na desgraça FHC, Bo... mas naquela época ainda tínhamos um povo atuante e consciente e foram forçados a adiar, justamente o que, hoje, com a arma bolsonarista. conseguiram incapacitar por completo com uso de fake news, do pobre até o falso rico, o endividado preparem-se para ter que pagar para poupar, mesmo que mixarias

peregrino

- 2020-02-08 17:12:59

olha a onda aí gente................ e apenas uma parte dela e que diz mais ou menos o seguinte aos cariocas: ou privatizamos ou vamos ter que continuar comprando água mineral a preço de água benta especial, a evangélica

Bo Sahl

- 2020-02-08 15:41:38

Privatizar é solução genérica até pra hemorroida e unha encravada... Mas principalmente para encher bolsos e cofres de amicci, Alguns nacionais (que ainda tinham algum capital) e muitos estrangeiros (para onde ele vai cada vez mais). E a renda aqui, ó!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador