Polícia Civil do Rio mata capitão Adriano, testemunha chave da morte de Marielle

De O Globo

Ex-capitão do Bope Adriano é morto em troca de tiros com a Polícia Civil na Bahia

Apontado como chefe de um grupo de matadores de aluguel, estava escondido numa área rural e reagiu à prisão

Vera Araújo

09/02/2020 – 10:13 / Atualizado em 09/02/2020 – 10:41

De O Globo
‘Capitão Adriano’ era um dos criminosos mais procurados pela polícia do Rio; ele estava foragido desde o início do ano passado Foto: Reprodução

RIO — O ex-capitão do BopeAdriano Magalhães da Nóbrega foi morto na manhã deste domingo durante uma troca de tiros com a Polícia Civil do Rio. Apontado como autor de diversos homicídios, o ex-militar era um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro, inclusive com alerta vermelho da Interpol. O ex-policial militar foi localizado numa área rural do estado da Bahia, no município de Esplanada. A ação teve apoio da Secretaria de Estado de Segurança da Bahia. No início deste mês, a Policia Civil fez uma operaçao na Costa do Sauípe para prendê-lo, mas não o encontrou.

Há cerca de um ano, capitão Adriano vinha sendo investigado e monitorado pela inteligência da Secretaria de Polícia Civil, que conseguiu chegar ao paradeiro dele na Bahia. Com apoio operacional do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Bahia, foi realizada uma ação com o uso de helicóptero. Segundo a polícia, Adriano reagiu e efetuou vários disparos contra os agentes. Ele foi ferido e não resistiu. Adriano era acusado de ser o chefe de um grupo criminoso formado por matadores de aluguel, que ficou conhecido como Escritório do Crime. Ele era réu na Operação Intocáveis do Ministério Público do Rio (MP-RJ), que apura a milícia de Rio das Pedras.

Deflagrada em 22 de janeiro do ano passado, com base em investigações do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-RJ, a “Intocáveis” revelou que o ex-capitão comandava um esquema de agiotagem, grilagem de terras e construções ilegais, com o pagamento de propina a agentes públicos, a fim de manter seus negócios ilícitos, “sempre de forma violenta e por meio de ameaças”

Luis Nassif

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Mas o BOPE de lá não estava no meio da matança? A polícia de lá colaborou.

        É isso aí. É o PT dando sua mãozinha na queima de arquivo.

        Nada a estranhar.

        1. Não existe polícia petista. O governador pode ser do PT, mas polícia é corporação bolsonarista de raiz, em qualquer ponto do Brasil. A licença para matar os uniu ao redor de Moro/BOLSONARO.

        2. Não existe polícia petista. O governador pode ser do PT, mas polícia é corporação bolsonarista de raiz, em qualquer ponto do Brasil. A licença para matar os uniu ao redor de Moro/BOLSONARO.

          1. Então você quer me convencer de que o governador do estado da Bahia não controla a sua polícia? É isso mesmo? Que governador é nesse? Em segundo mandato? É refém da polícia? Coitadinho…

            Mais uma história da carochinha petista.

            Se não controla a polícia, pede o boné e se manda.

            Ou se controla, como preferível, é tão chacineiro quanto o Auschwitzel. Em 2015, início do primeiro mandato, houve a chacina do Cabula, em Salvador. E ele adorou. “Estavam na marca do pênalti!”.

            A polícia da Bahia está, sim, sob o controle, comando, orientação, ordens de um governador PETISTA. Ou o Rui Costa não é do PT?

            Parem de chororô!

      2. Como diria o Robin, “Santa ingenuidade, Batman!”.

        Então você acha que a polícia de um estado age livremente em outro, sem o mínimo consentimento, anuência, apoio?

        Ora, ora, ora. O petismo NÃO tem limites para o ridículo!!!

        O Rui Costa continuará no PT? Isso faz parte do acerto PT-Golpe 2016?

        1. Ora, Marco. Se a milicia lavajatista pode assumir jurisdição nacional, inclusive em relações internacionais, de atribuição exclusiva do MJ, as milícias podem tudo, não é mesmo? Se é para garantir a blindagem do chefe maior miliciano, hão há limites legais. Ou a lei só vale quando é pra enfiar o PT no envolvimento com a ilegalidade?

          1. Está meio confuso. Você está insistindo com a ideia de que o governador petista da Bahia não comandou a ação da sua polícia na queima de arquivo? É isso? Você está insistindo com a hipótese de que a polícia baiana, sob a orientação de um governador petista não foi o principal agente da queima de arquivo? É isso? Falo, falou, e nada disse. Afinal, você ainda acredita que o governador petista e sua polícia não participaram de nada? É isso?

        1. 50% em uma dessas citadas e 50% na PM do petista Rui Costa.

          Não adianta tirar o corpo fora, passar o pano para o PT. Foi um governador petista, chacineiro desde os primeiros dias de 2015, na matança do Cabula, em Salvador, que mandou sua polícia participar dessa queima de arquivo do miliciano bolsonarista.

    1. Os outros envolvidos no assassinato da vereadora devem estar receosos de porem os pés no Piauí, no Ceará ou no Rio Grande do Norte. Nunca se sabe…

      A PM do Piauí também é meio chegada a uma chacina.

      Se não expulsar o Rui Costa, o PT se compromete terrivelmente.

    2. cui bono?

      Seguramente Queiroz, Witzel, Bolsonaros tinham interesse nele morto. Sem contar toda milicia carioca e sabe-se la quem mais.

      pergunta sem resposta:

      Porque Rui Costa nao prendeu esse cara e usou em beneficio do PT? Seria o fim do governo Bolsonaro!
      possiveis respostas:

      1) Costa está de rabo preso em algo grande, provavelmente conectado à construção da tal ponte. Bolsonaro sabe porque controla a PF, os bancos de dados financeiros, ABIN e a interface com a Interpol. Fizeram um acordo. Rui Costa e Bolsonaros.

      2) Rui Costa ofereceu a cabeça do cara pra obter alguma vantagem de Bolsonaro, por isso o filho dele, Eduardo Bolsonaro, foi à Salvador conversar pessoalmente, não quis deixar rastros ou correr o risco de ser gravado.

      O próximo a morrer ou desaparecer vai ser Queiroz. Esse cara ai não tinha alternativa, com o governo e judiciário controlado por criminosos, a morte dele era questão só de tempo. Me pergunto quantos já não morreram no rastro da queima de arquivo que estão promovendo.

      O PT precisa expulsar Costa e Wagner o quanto antes.

      1. Bastava cercar o sujeito e esperar a bala acabar, a comida acabar e água acabar. É simples.

        Mas o governador que o PT ainda não expulsou, mesmo depois da chacina do Cabula, em 2015, preferiu contribuir com a milícia, com o bolsonarismo, com o Golpe.

        E ainda tem petista por aqui que defende as posições, “inocência”, desconhecimento desse chacineiro!!! Assim é difícil, muito difícil!!!

        Acorda, boiada!

        1. É mais ou menos por aí.Não adiantar tergiversar o que nós baianos chamamos de xibiatagem.O que houve foi uma execução.Não tenham dúvidas disso.Se a mando de fulano,sicrano ou beltrano,não saberia dizer.Tenha a mais absoluta certeza:”Há mesmo algo de podre no reino da Dinamarca”.Podem apostar alto.

    3. Em tese você está coberto de razão.Esse assunto pode colocar,se já não colocou, o Governador Rui Costa em uma saia justa.O que houve foi uma execução.Se carioca ou bahiana,não saberia dizer.Esse crime vai render e feder.

  1. Isto é que é queima de arquivo: agora os dois assassinos presos vão dizer que foi ele que matou a Mariele! E só por que não gostava do cabelo dela! A “Famiglia Bolsoleone” não teve nada a ver com isto! Nunca chegarão à conclusão nenhuma! Mas já é um começo: um a menos. Avante!

    1. De fato, ele não é suspeito, até agora, de ter participado diretamente do assassinato da vereadora. A organização a que pertencia ou chefiava, sim, pelos vínculos com os atuais suspeitos, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz.

      O/A Globo não mente sempre. Só quando lhes convém. E é assim que são mestres na arte de ludibriar seus leitores/espectadores.

  2. Hoje o sono do ocupante da cadeira da presidência da República será tranquilo, o “culpado”,um verdadeiro desconhecido para ele, foi devidamente punido e o caso está encerrado. Talquei?

    1. É mais ou menos por aí.Não adiantar tergiversar o que nós baianos chamamos de xibiatagem.O que houve foi uma execução.Não tenham dúvidas disso.Se a mando de fulano,sicrano ou beltrano,não saberia dizer.Tenha a mais absoluta certeza:”Há mesmo algo de podre no reino da Dinamarca”.Podem apostar alto.

  3. E acham que o crime organizado pode tomar conta do país.. errado, já estão dando as cartas faz tempo, nos setores mais altos que se possa imaginar……e já disse, provam isso matando, se preciso…..
    Se eu não sou jornalista investigativo, não tenho informações nenhuma, sei pela observação dos fatos, só posso crer que o assunto é tabu por conveniência…..

    1. Claro que ambas. Uma polícia estadual não age em outro estado sem o consentimento, anuência, acordo, apoio deste outro.

      O PT vai ter que se virar numa boa explicação para essa mãozinha na queima de arquivo que beneficia a bandidagem ora no poder federal.

      Ou, então, defenestra o Rui Costa. Este governador apoia descaradamente as escolas militarizadas e sob seu governo as chacinas da PM são comuns.

      Repito: se o PT não expulsá-lo imediatamente do partido, é sinal de que todos participam, de alguma forma, como beneficiários do Golpe de 2016.

      A questão está posta. Não tem talvez.

    2. Claro que ambas. Uma polícia estadual não age em outro estado sem o consentimento, anuência, acordo, apoio deste outro.

      O PT vai ter que se virar numa boa explicação para essa mãozinha na queima de arquivo que beneficia a bandidagem ora no poder federal.

      Ou, então, defenestra o Rui Costa. Este governador apoia descaradamente as escolas militarizadas e sob seu governo as chacinas da PM são comuns.

      Repito: se o PT não expulsá-lo imediatamente do partido, é sinal de que todos participam, de alguma forma, como beneficiários do Golpe de 2016.

      A questão está posta. Não tem talvez.

  4. Provavelmente essa queima de arquivo vem de uma recompensa atribuida ao Pavão Misterioso, aquele ignorado pelo cachorro sarnento Moro, pelo famigerado MPF e pela justiça de direita carioca, mas ficam as dúvidas, ou seja, Teria Nóbrega tempo suficiente na obscuridade para deixar revelações de acusações e ou inocentações de seus mandantes ?
    Teria Nóbrega se resguardado antes de morrer para defender seus familiares?

    O clã Bolsonaro vai pedir a Caixa Preta Das Milícias?
    Moro candidatíssimo a presidência vai mais uma vez ficar sobre o Muro?
    Carluxo vai teatrar um suicídio?
    Ainda é possível rastrear as contas de todos familiares do Nóbrega?
    Queiroz será o próximo, ou vai amarelar e enfiar o rabo entre as pernas?
    A Polícia Federal do Moro vai investigar essa queima de arquivo e prevaricar? é claro que sim.
    A sujeira da política é assim: Bolsonaro desiste do segundo mandato, e a PF e o MPF ligados ao Moro, desistem das investigações, porém, Alguém terá de ser preso para que não se desmoralize ao extremo a Justiça e a polícia federal Brasileira.

  5. Uma vez mais fica evidente a incompetência política do PT. Não, não acho mais que é incompetência. É ação deliberada de quem está acostumado a ser pelego: ser feitor, para manter a peãozada sob controle, atingir os objetivos do patrão e embolsar um troco.
    O governo do estado da Bahia, PT, tem o homem que sabe tudo sobre a sujeira da familícia nas mãos. Poderiam tê-lo capturado e armado uma “República do Galeão” para chamar de sua. Controlariam a agenda política e midiática por tempo indeterminado.
    Mas não, os pelegos queimaram o arquivo. Agora é só abrir o bolso e esperar a comissão, sempre devida aos bons pelegos.

    1. As esquerdas brasileira não sabem a diferença entre exercer o governo e exercer o poder. Capturar o cara na Bahia e fazer uso dele pra destruir Bolsonaro isso sim é para quem tem visão do que seja EXERCER O PODER.

  6. Capitão do Bope. Especialista em armas. Chefe dos matadores. Exímio atirador.
    Em confronto armado não acertou nenhum tiro ?!?!?!

    Conta outra.

  7. Enquanto isso, nada sobre esse assunto nos grupos de familia…..bem diferente da epoca do golpe……no grupo de meus parentes o que foi postado foi uma corrente fake news informando que o Bozo eliminou todos os impostos sobre combustiveis e que o povo deve pressionar os governadores a fazer o mesmo

  8. Entre milicianos, queima de arquivo não se faz de forma profissional, legal e com registro em cartório…

    bem!?…a não ser que estejam no poder, quando o costume é mandar recados. Filmaram a operação?

  9. No one can keep a secret better than a dead person.
    Romulan proverb.

    Ninguém pode manter um segredo melhor que um morto,
    Proverbio Romulano.

  10. Há um fato interessante que é apenas citado e, parece, não é investigado. Como aqui mesmo é dito, ele comandava uma milícia responsável por edificações irregulares. Eu gostaria de saber como e se há os registro dos imóveis, como a cedae fez as ligações de água e esgoto, a light as ligações eletricas e a oi os telefones.

  11. Esse maçons não matam-se!!! São parças!!! Esse filhodumaputa está com o Queiroz fazendo churrascocom o aécio neves lá na fundação fhc pô!!! Essa matéria é paga pelos maçons golpistas nazifascistas!!!

  12. Pediria a Nassif em nome do bom jornalismo,e do respeito que lhe tenho,uma apuração jornalistica criteriosa,ir a fundo,por o dedo na ferida, na morte do miliciano bolsonarista/morista,Adriano Nóbrega,ocorrido em terras bahianas.Esse assunto não exala um bom cheiro.

  13. Difícil,muito difícil,dificílimo a situação do Governador Rui Costa nesta execução sumária do miliciano Bolsonarista/Morista,Adriano Nóbrega.Sujou as mãos e não vai escapar ileso disso.Uma estupidez sem precedentes.

    1. O PT deveria defenestrá-lo, jogá-lo pela janela, imediatamente.

      De pronto, mostraria que o partido não está disposto a tergiversar (ainda mais). (De)marcaria uma posição clara de não aceitar arranjos com esse governo mafioso.

  14. Difícil,muito difícil,dificílimo a situação do Governador Rui Costa nesta execução sumária do miliciano Bolsonarista/Morista,Adriano Nóbrega.Sujou as mãos e não vai escapar ileso disso.Uma estupidez sem precedentes.

  15. “Adriano Nóbrega não morreu.
    Fizeram uma encenação, pra ele fugir.
    Os milícia se protege.
    Eduardo Bolsonaro foi pra Bahia fazer cortina de fumaça.
    Sabia que iam querer associá-lo a uma queima de arquivo, uma vez que, né, irmão e pai enolvidos. Pimba. Olharam pra ele, e pela porta dos fundos, Adriano, vai embora, levando consigo as respostas sobre a morte de Marielle.
    Não tem corpo de Adriano no IML. Não tem foto do corpo. Tem registro do IML. Mas registro de instituição policial vale o que?
    Pegaram um indigente que a PM da Bahia matou no café da manhã.
    A PM tá fechada com Bolsonaro, Adriano e as milícias.
    O IML da Bahia, idem.
    Porque Moro, que manda na PF e na porra toda, LIBEROU O CARA da lista.
    Fizeram a encenação, pegaram um indigente, botaram num saco, vai direto pra uma cova, todo mundo chora, participa do teatro, Adriano já tá fora do país, provavelmente saído pelo aeroporto de Salvador, com a ajuda de algum policial federal ou deputado, filho de presidente, amigo de Ministro da Justiça, que vai ser seu primeiro entrevistado numa série.
    Ou tudo junto.
    Pense comigo:
    Porque matar, se eles podem, inclusive, fazer um novo documento OFICIAL pro cara, e autorizar que ele saia do país num avião, INCLUSIVE, da FAB?
    A gente vê filme de máfia, e não aprende.
    Flávio Bolsonaro tá livre.
    Adriano vai viver de rendas em algum Caribe.
    Toca a ficha.” (Anderson França)

    1. Mas, boa para quem, não é mesmo? Para os escritores de romances detetivescos; o History Channel, que pretende (re)escrever a história a seu bel interesse; e os que ganham a vida falando em “guerra híbrida” e “bomba semiótica”.

      Mas, politicamente, nada muda: houve uma queima de arquivo com a participação de um governador (ainda) petista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador